Previdência privada ou Tesouro Direto? O que é melhor?

31 de julho de 2018

Você já sabe que contar com a aposentadoria do INSS é um risco enorme. Além de o dinheiro ser curto, nada garante que ele estará mesmo disponível daqui a duas ou três décadas. Não dá para deixar sua vida na mão do governo, certo? Seja lá qual for o governo! É preciso poupar. Mas qual é o melhor investimento para a aposentadoria? Previdência privada ou Tesouro Direto? É isso que descobriremos hoje!

TESOURO DIRETO

Você sabe o que é previdência privada ou Tesouro Direto? Melhor deixar tudo esclarecido. O Tesouro Direto é um conjunto de cinco títulos públicos federais, criado pela BM&FBovespa, em parceria com o Tesouro Nacional. Você empresta dinheiro ao governo em troca de uma remuneração. O dinheiro é devolvido para sua conta (aberta numa corretora de investimentos) a cada 6 meses, e pode ser usado para comprar novos títulos sucessivamente. Até que você decida resgatar todo o montante. Os melhores rendimentos são gerados por papéis que ficam aplicados por 30 anos.

PREVIDÊNCIA PRIVADA

A previdência privada é um plano de aposentadoria particular, vendido por bancos e seguradoras. As negociações são fiscalizadas pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), ligada ao Ministério da Fazenda. Existem dois tipos de previdência, PGBL e VGBL, cujos detalhes você pode conhecer neste outro artigo. Na prática, você faz um depósito mensal pelo tempo que achar conveniente (10, 15, 17, 24 anos… tanto faz). Quando quiser, pode resgatar o montante e os juros de uma única vez, ou estabelecer um valor mensal para receber. Como se fosse um salário, ou um complemento da aposentadoria do INSS. Aliás, provavelmente, será maior do que a sua aposentadoria pública.

RENDIMENTO

Para decidir se investe em previdência privada ou Tesouro Direto, é preciso saber quanto rende cada um. Porém, não é um cálculo fácil de ser feito. Os bancos e seguradoras oferecem planos de previdência privada baseados em centenas de fundos diferentes, que podem ou não misturar renda fixa com variável. Para uma estimativa mais precisa, só falando com os especialistas da JFA Consultoria em Benefícios, que podem calcular os números de acordo com os seus dados (idade, renda atual, expectativa de tempo de investimento, perfil de risco, renda desejada na aposentadoria).

Porém, é seguro dizer que, entre previdência privada ou Tesouro Direto, o segundo é mais conservador. Portanto, se o investimento é de longo prazo, será usado apenas na aposentadoria e pode ficar todo esse tempo sendo multiplicado, um bom plano de previdência entregará um volume maior de dinheiro do que o Tesouro Direto.

FACILIDADE

Este é um ponto importante na tomada de decisão. Você gosta de lidar com as transações financeiras, fazer os investimentos por contra própria, ou prefere contar com a ajuda de especialistas?

Ao contratar um plano de previdência privada, toda a gestão será feita pela corretora de seguros. Você terá um especialista cuidando do seu dinheiro. Por outro lado, no Tesouro Direto, mesmo abrindo uma conta numa corretora de investimentos para possibilitar as transações, é você quem comprará os títulos e pagará as taxas necessárias. É um pouco mais trabalhoso e arriscado para quem não é muito organizado.

JÁ DECIDIU?

Previdência privada ou Tesouro Direto? Difícil decidir assim, né? Mas você não precisa escolher sozinho. Este artigo é só o primeiro passo. Tire suas dúvidas com nossos especialistas. Estamos aqui para te ajudar a fazer sempre o melhor investimento.

ESPECIALISTASQuer falar com a JFA?
Nossa equipe de consultores e especialistas está pronta para lhe atender.

Atendimento
Seg – Sex: 9h00 – 18h00

JFA NAS REDESNossos Links Sociais
Acompanhe as redes sociais da JFA e fique por dentro das novidades.
ESPECIALISTASQuer falar com a JFA?
Nossa equipe de consultores e especialistas está pronta para lhe atender.

Atendimento
Seg – Sex: 9h00 – 18h00

JFA NAS REDESNossos Links Sociais
Acompanhe as redes sociais da JFA e fique por dentro das novidades.

2020 JFA Consultoria – Todos os direitos reservados

2020 JFA Consultoria – Todos os direitos reservados