SEGURO PARA CAMINHONEIROS E PROFISSIONAIS LIBERAIS

29 de agosto de 2018

A vida nas estradas é perigosa. Um seguro para caminhoneiros é indispensável para garantir o sustento financeiro da família se houver um acidente. E acredite: infelizmente, a probabilidade de um motorista profissional passar a carreira inteira sem se machucar é mínima. Quem é profissional liberal, quem é patrão de si mesmo, fica sem renda quando para de trabalhar, ainda que por alguns dias ou semanas. Por isso, existe o DIT (Diária de Incapacidade Temporária), um seguro para caminhoneiros e para quem só ganha dinheiro se cumpre o expediente, como vendedores autônomos, médicos que só atendem no próprio consultório, freelancers, músicos e muitos outros tipos de trabalhadores!

OS CAMINHONEIROS

Um seguro para caminhoneiros é importante porque as estradas estão cada vez mais perigosas. Recentemente, o Ministério da Saúde divulgou um estudo sobre acidentes de trânsito ocorridos no trabalho. Motoboys e motoristas de caminhão lideram um triste ranking.

A pesquisa abrange o período entre os anos de 2007 e 2016 e analisou os dados do Sistema de Informação de Agravo e Notificações (Sinan) e do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM). Foram 118.310 acidentes. O número, em si, já assusta. Mas o pior foi a constatação de que a quantidade anual de ocorrências aumentou quase seis vezes em uma década. Foram 2.798 acidentes em 2007, e 18.706 em 2016.

O número de mortos também impressiona: 16.568, o que prova que o trânsito brasileiro é tão perigoso quanto viver numa zona de guerra. Quem tinha uma apólice de vida deixou a família protegida financeiramente. Agora, outro dado que deixa evidente a necessidade de um seguro para caminhoneiros, motoboys e motoristas particulares: dos que sobreviveram, 63% tiveram incapacidade temporária. Como dos dois milhões de caminhoneiros do Brasil, 60% são autônomos, você pode imaginar a quantidade de trabalhadores que deixaram de colocar comida na mesa e pagar até as contas mais básicas, como água, luz e aluguel.

ACIDENTES DE TRABALHO

Acidentes de trabalho são muito mais comuns do que se imagina. Só em são Paulo, foram 165.996 mil ocorrências em 2017, com 447 mortes, ou um óbito a cada 20 horas. Os dados são do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho – mantido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) – e da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Os números também preocupam, mas a imensa maioria destes profissionais é celetista, e como tal, está financeiramente protegida pela legislação. O que não acontece com aqueles que trabalham por conta própria.

O QUE É DIT?

O seguro para caminhoneiros e profissionais liberais mais recomendado é o DIT (Diária de Incapacidade Temporária). Em resumo, é um apólice que paga o salário enquanto o beneficiado está incapacitado de trabalhar. A partir do décimo dia de afastamento, ele passa a receber as diárias. O pagamento é feito por até 365 dias (mesmo que o acidente que originou o afastamento tenha ocorrido no último dia de vigência do seguro). É um ano de renda garantida, e pelas estatísticas, a imensa maioria dos profissionais volta a cumprir expediente muito antes disso.

A gente já contou tudo sobre o DIT neste outro artigo, mostrando que, além de acidentes, ele também cobre afastamento laboral por motivos de doença. E que a apólice pode ser usada mais de uma vez no período contratado. Além disso, como é atrelado a um seguro de vida, se o contratante falecer, sua família recebe a indenização.

Quer manter sua vida sempre estável? Não quer ser pego de surpresa por um acidente ou uma doença e ficar sem dinheiro para pagar as contas? Então fale agora mesmo com os especialistas da JFA Consultoria em Benefícios.

O DIT é barato e resolve todo

ESPECIALISTASQuer falar com a JFA?
Nossa equipe de consultores e especialistas está pronta para lhe atender.

Atendimento
Seg – Sex: 9h00 – 18h00

JFA NAS REDESNossos Links Sociais
Acompanhe as redes sociais da JFA e fique por dentro das novidades.
ESPECIALISTASQuer falar com a JFA?
Nossa equipe de consultores e especialistas está pronta para lhe atender.

Atendimento
Seg – Sex: 9h00 – 18h00

JFA NAS REDESNossos Links Sociais
Acompanhe as redes sociais da JFA e fique por dentro das novidades.

2020 JFA Consultoria – Todos os direitos reservados

2020 JFA Consultoria – Todos os direitos reservados