Como acionar o seguro e receber logo a indenização

1 de abril de 2020

O mercado de seguros cresceu 12,1% em 2019, com uma arrecadação de R$ 270 bilhões. E estes números, divulgados pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNSEG), não incluem o DPVAT e saúde suplementar. O crescimento do setor é a maior prova de que os brasileiros estão cada vez mais cientes da importância de proteger o patrimônio e o futuro. Porém, muita gente não sabe como acionar o seguro em caso de sinistro e acaba cometendo erros que atrasam o pagamento da indenização.

Os clientes da JFA Consultoria em Benefícios são orientados sobre todos os procedimentos assim que contratam a apólice. Mas é natural que, num momento de tensão, como um acidente de carro ou a perda de um ente querido, a memória falhe e ninguém se lembre de como acionar o seguro corretamente. Por isso, vamos dar aqui algumas dicas sobre os seguros mais comuns: vida e auto. Se ainda tiver dúvidas ao final da leitura, clique aqui e mande uma mensagem.

Como acionar o seguro de vida

O seguro de vida pode ser acionado em caso de morte ou invalidez do seguro (quando está cobertura estiver contratada). A maior parte do procedimento está vinculada ao envio de documentos para a seguradora. Os mais frequentes são:

– Certidão de óbito do segurado (caso o acionamento seja por morte)

– Laudo médico de comprovação da invalidez permanente (caso o acionamento seja por esse motivo)

– Documentos pessoais do segurado

– Documentos pessoais dos beneficiários

– Boletim de ocorrência (em caso de mortes acidentais)

Além do envio de documentos, a seguradora pedirá que seja preenchido um formulário descrevendo o caso e requerendo o pagamento. Se tudo estiver correto, você receberá em, no máximo, 30 dias. Vale lembrar que, dependendo da seguradora, há exigências de outros documentos. O melhor caminho costuma ser comunicar imediatamente seu corretor de seguro pois ele lhe encaminhará a relação correta – pelo menos deveria agir desta forma!

Como acionar o seguro auto

O seguro auto pode ter procedimentos um pouco mais complicados, já que é provável o envolvimento de terceiros. Se outro motorista causou a colisão, você precisará pedir os dados dele e do veículo. Se o carro não estiver registrado no nome do condutor, também precisará das informações pessoais do proprietário. Essa exigência acontece porque a seguradora pode ter direito de regresso contra terceiros causadores do dano. Ou seja, ela pagará ao segurado e, depois, buscará restituir estes valores de quem provocou o acidente.

Para acelerar a quitação da indenização, recomendamos a coleta de provas. Todo smartphone tem câmera fotográfica e filmadora. Então tire fotos e grave vídeos que esclareçam como o acidente ocorreu. Se for possível, encontre testemunhas que viram o acidente e anote os dados de contato. Elas poderão ser acionadas pela seguradora para que comprovem a veracidade do seu relato. Por fim, não se esqueça de fazer o boletim de ocorrência. O documento é imprescindível. Em muitos estados brasileiros, se não houver vítimas, o BO pode ser preenchido pela internet.

Como acionar o seguro: última dica!

Um complicador para o pagamento da indenização é a inadimplência. Pague suas prestações sempre em dia para, em uma emergência, não ter que esperar bem mais do que o necessário. Se houver parcelas atrasadas, o processo de análise e indenização ficará parado até que tudo seja regularizado ou poderá ser descontado da indenização devida.

A JFA Consultoria em Benefícios é uma corretora especializada em seguros de vida, planos de previdência privada, planos de saúde e odontológico e benefícios como VT, VR e VA. Se a sua empresa precisa contratar uma apólice ou reavaliar seguros já contratados, buscando ampliar os benefícios por um custo menor, clique aqui e fale com nossos corretores.

 

 

ESPECIALISTASQuer falar com a JFA?
Nossa equipe de consultores e especialistas está pronta para lhe atender.

Atendimento
Seg – Sex: 9h00 – 18h00

JFA NAS REDESNossos Links Sociais
Acompanhe as redes sociais da JFA e fique por dentro das novidades.
ESPECIALISTASQuer falar com a JFA?
Nossa equipe de consultores e especialistas está pronta para lhe atender.

Atendimento
Seg – Sex: 9h00 – 18h00

JFA NAS REDESNossos Links Sociais
Acompanhe as redes sociais da JFA e fique por dentro das novidades.

2020 JFA Consultoria – Todos os direitos reservados

2020 JFA Consultoria – Todos os direitos reservados