O que é remissivo educacional: um seguro para escolas e faculdades!

4 de maio de 2020

Se você dirige uma instituição de ensino e não sabe o que é remissivo educacional, prepare-se: ler este artigo e contratar este produto é a solução para minimizar a inadimplência e evitar problemas no fluxo de caixa, além de ser uma excelente ferramenta de marketing junto aos alunos e responsáveis financeiros. O seguro indeniza a escola ou faculdade em casos de morte, invalidez e perda de renda do responsável financeiro.

Em novembro de 2019, a Serasa Experian divulgou uma pesquisa que avaliou o primeiro semestre do ano. Entre janeiro e junho, houve um aumento de 5,9% nas negativações feitas por escolas particulares de ensino infantil, fundamental e médio. Já nas faculdades, a quantidade de alunos inscritos na lista de devedores do Serasa cresceu 4,9%. E entre 2014 e 2019, houve um aumento de 47,2% nas negativações de universitários.

O que é remissivo educacional e como funciona?

O remissivo educacional é um seguro que protege as finanças da instituição de ensino em diversas situações, principalmente em relação à evasão escolar, quando esta é causada por problemas de perda de renda (desemprego ou doença/acidente nos casos de autônomos), morte ou invalidez do responsável financeiro pelos pagamentos das mensalidades.

Nos casos de perda de renda do aluno ou do responsável financeiro, a escola pode receber a indenização de uma única vez, mesmo que o responsável financeiro já tenha se recolocado ou recobrado sua capacidade laborativa.

 O remissivo educacional cobre quantos meses?

Diretores ou proprietários de instituições de ensino que nos perguntam o que é o remissivo educacional costumam ter a mesma dúvida: o seguro oferece cobertura por qual período?

A seguir vamos dividir entre as principais coberturas, ou seja, em casos de morte/invalidez permanente e perda de renda, bem como os períodos que podem ser contratados.

Períodos que podem ser contratados

Período atual: Caso ocorra um sinistro, o período a ser avaliado é o atual – ano corrente ou semestre (no caso de algumas faculdades) em que o aluno se encontra

Ciclo atual: Nesta opção, para escolas seria o ciclo em que o aluno se encontra – infantil, fundamental ou médio. A seguradora indenizará a TOTALIDADE do ciclo em que ele se encontra, nos casos de Morte e Invalidez Permanente do responsável financeiro. Já em relação às faculdades, a indenização será referente a totalidade do curso.

Todos os ciclos: Aqui caberia apenas para escolas, onde a cobertura engloba TODOS os ciclos existentes. Como exemplo: considerando uma escola que tenha os três ciclos, caso o responsável financeiro de um aluno do 2º ano infantil venha a falecer ou ficar inválido permanentemente, a seguradora indenizará a instituição com o valor equivalente às mensalidades até o final do ensino médio!

Coberturas básicas

Além das coberturas que falamos anteriormente, a instituição pode contratar a perda de renda, que indeniza a escola ou faculdade, em caso de demissão involuntária (CLT), incapacidade temporária (autônomos) e até mesmo falências (empresários). A indenização pode variar de 3 a 9 mensalidades, dependendo da necessidade e investimento disponíveis por parte da instituição.

Quem paga o seguro remissivo educacional?

O seguro remissivo educacional é custeado pela instituição de ensino e a contratação é compulsória para todos os alunos. O percentual gira em torno de 0,7% a 1,8% da mensalidade. Quem está matriculado, automaticamente está contido neste seguro.

O remissivo educacional possui coberturas acessórias?

Agora que você já sabe o que é o remissivo educacional e como ele protege financeiramente a instituição de ensino, bem como tranquiliza e gera segurança aos responsáveis financeiros e alunos, vamos mostrar três coberturas que são passiveis de contratação, além das mencionadas anteriormente, que são destinadas ao responsável financeiro.

A primeira é a de Morte Acidental. Se um acidente causar o falecimento do aluno nas dependências da instituição, ou em atividades promovidas por ela em ambiente externo, sua família será indenizada. Isso vale também para a morte acidental de um funcionário. A apólice oferecerá uma reparação financeira para seus herdeiros.

Outra cobertura adicional do remissivo educacional é a Invalidez Permanente, que indeniza funcionários em caso de eventos desta natureza.

Nesta mesma linha de proteção, o remisso educacional tem a cobertura adicional DMHO, ou seja, Despesas Médicas, Hospitalares e Odontológicas. Ela reembolsa despesas com tratamentos motivados por acidentes dentro e fora do período escolar.

Como a JFA trabalha?

A JFA Consultoria em Benefícios trabalha com todas as seguradoras que oferecem este tipo de produto e, além de pesquisar e oferecer o melhore custo x benefício, faz toda parte operacional, e pode, inclusive, disponibilizar um funcionário para atender nas dependências da escola ou faculdade. Clique aqui e mande sua mensagem para nossa equipe. Tire suas dúvidas, peça um orçamento e deixe as finanças de sua instituição de ensino em segurança.

Aproveite e leia outros artigos do nosso blog. Veja como um plano de saúde empresarial pode reter talentos e aumentar a produtividade na sua empresa.

ESPECIALISTASQuer falar com a JFA?
Nossa equipe de consultores e especialistas está pronta para lhe atender.

Atendimento
Seg – Sex: 9h00 – 18h00

JFA NAS REDESNossos Links Sociais
Acompanhe as redes sociais da JFA e fique por dentro das novidades.
ESPECIALISTASQuer falar com a JFA?
Nossa equipe de consultores e especialistas está pronta para lhe atender.

Atendimento
Seg – Sex: 9h00 – 18h00

JFA NAS REDESNossos Links Sociais
Acompanhe as redes sociais da JFA e fique por dentro das novidades.

2020 JFA Consultoria – Todos os direitos reservados

2020 JFA Consultoria – Todos os direitos reservados