Combate ao diabetes: avalie hoje seus hábitos e mude de vida!

24 de junho de 2020

O combate ao diabetes deve começar cedo. Crianças precisam ser estimuladas a evitarem doces e praticarem exercícios. Porque, ao longo dos anos, o sedentarismo e hábitos alimentares ruins afetam a saúde. E quem possui casos da doença na família deve redobrar os cuidados. Não é à toa que o diabetes é chamado de mal silencioso. Sem avisar, sem provocar dores, ele vai ocupando espaço e, quando você percebe, já pode ser tarde demais.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem mais de 422 milhões de diabéticos no planeta. É um caso confirmado para cada 11 habitantes. No Brasil, um estudo feito pelo Ministério da Saúde analisou o período 2006-2016, e detectou uma elevação de 5,5% para 8,9% na quantidade de diagnósticos positivos.

Pior é a situação de quem não foi ao médico, não fez exames e não foi diagnosticado. O Ministério da Saúde estima que 50% dos diabéticos brasileiros ainda não sabem que têm a doença.

O que é o diabetes?

O combate ao diabetes começa por entender a doença. Ela surge quando o organismo é incapaz de metabolizar corretamente e/ou na velocidade adequada as moléculas de glicose.

Quais são os riscos do diabetes?

Se a doença não for controlada, o diabético corre um risco muito maior de ter um derrame ou um infarto. O diabetes provoca danos severos aos rins. Quando o quadro piora, é comum que o paciente perca definitivamente a visão e até precise amputar dedos, pés e pernas.

Quais são os tipos de diabetes?

Entre 5% e 10% dos pacientes sofrem com o diabetes tipo 1, quando o pâncreas não consegue produzir insulina na quantidade suficiente para o organismo funcionar corretamente. A falha provoca uma sobra de glicose no sangue, que precisa ser controlada. O diabetes tipo 1, portanto, não é causado por maus hábitos. Ocorre sem que o paciente tenha contribuído para o surgimento da doença.

Já o diabetes tipo 2, normalmente, se manifesta em pessoas sedentárias, obesas, com maus hábitos alimentares, que consomem muito açúcar. O organismo não consegue processar a insulina, que passa a ser insuficiente para manter a taxa adequada de glicemia.

De 2% a 4% das grávidas podem sofrer com outro tipo da doença, o diabetes gestacional. Geralmente acomete mulheres de uma faixa etária mais avançada, com sobrepeso ou que ganham peso em excesso durante a gestação.

Quais são os sintomas do diabetes?

O combate ao diabetes não deve começar quando a doença se manifesta. Como você sabe, comer mais salada e menos carboidrato, e levar uma vida mais ativa, reduzem os riscos.

Mas talvez você já esteja sentindo algo estranho e esteja na hora de procurar um médico. Entre os sintomas comuns estão infecções (principalmente na bexiga), fome e sede excessivas, perda de peso com muita rapidez e sem nenhuma explicação (a dieta continuou a mesma e sua rotina de exercícios não mudou), visão turva ou desfocada, formigamento nas mãos e nos pés, cansaço, irritabilidade e disfunção erétil.

Existem outros 2 gatilhos para perceber a doença. Diabéticos têm dificuldade em cicatrizar ferimentos. Se você cortou a mão, ou levou um tombo, raspou o joelho e está demorando demais a curar o ferimento, agende uma consulta e faça um exame de sangue.

O segundo gatilho é mais para o sexo masculino. Ao urinar, os homens acabam deixando que uma ou duas gotas caiam para fora da privada. Se você começar a perceber muitas formigas no seu banheiro, ao redor do vaso sanitário, também é bom procurar um médico. Elas estão ali porque a urina está mais doce e formigas são atraídas pelo açúcar.

Combate ao diabetes com plano de saúde empresarial

O plano de saúde empresarial oferece cobertura para o combate ao diabetes, mesmo em casos preexistentes. Geralmente, quando a doença já foi diagnosticada, o convênio exige uma carência de até dois anos para alguns serviços, como cirurgias, leitos hospitalares e procedimentos altamente tecnológicos – para planos que tenham menos que 30 vidas. Para planos com mais de 30 vidas, TODAS as carências são isentas.

Após a carência, os serviços são liberados sem nenhuma cobrança adicional. Existe, ainda, a figura do agravo de contrato, em que é pago um adicional no momento da aquisição que extingue a necessidade de carência, mas este é um recurso pouco utilizado atualmente pelas operadoras.

Doenças como o diabetes são um bom motivo para sua empresa oferecer um plano de saúde aos colaboradores. É a garantia de que eles terão acompanhamento médico, farão exames preventivos e terão melhor qualidade de vida e bem-estar. Isso se refletirá em menos ausências ao trabalho e maior produtividade. Gente saudável e feliz rende muito mais!

Com a pandemia do coronavírus, é necessário reduzir custos, inclusive no plano de saúde. Por isso, a JFA está oferecendo uma consultoria gratuita para avaliar suas despesas com o convênio médico e demais benefícios, encontrar eventuais disparidades e oferecer opções mais baratas com igual – ou até mais – cobertura.

Clique aqui para conversar com nossos especialistas em redução do plano de saúde.

 

 

 

 

 

ESPECIALISTASQuer falar com a JFA?
Nossa equipe de consultores e especialistas está pronta para lhe atender.

Atendimento
Seg – Sex: 9h00 – 18h00

JFA NAS REDESNossos Links Sociais
Acompanhe as redes sociais da JFA e fique por dentro das novidades.
ESPECIALISTASQuer falar com a JFA?
Nossa equipe de consultores e especialistas está pronta para lhe atender.

Atendimento
Seg – Sex: 9h00 – 18h00

JFA NAS REDESNossos Links Sociais
Acompanhe as redes sociais da JFA e fique por dentro das novidades.

2020 JFA Consultoria – Todos os direitos reservados

2020 JFA Consultoria – Todos os direitos reservados