Como lidar com o estresse: dicas para preservar a saúde mental

22 de julho de 2020

Se descobrir como lidar com o estresse já é uma tarefa difícil em tempos normais, imagine durante uma pandemia. Todos estão tentando preservar a saúde mental enquanto equilibram uma rotina profissional diferente e os cuidados com a família, e ainda redobram a atenção para evitar o coronavírus.

Neste artigo, vamos dar algumas dicas para que você consiga levar uma vida mais tranquila, não se irrite facilmente e consiga lidar melhor com os problemas que levam aos estresse.

A JFA Consultoria em Benefícios oferece, inclusive, palestras e campanhas de conscientização. Quando somos nomeados pelas empresas para administrar planos de saúde empresariais, seguros de vida empresariais, planos odontológicos e planos de previdência privada e passamos a ajudar as empresas na administração, operação e gestão dos benefícios, focamos em ações de prevenção para manter a equipe saudável. Se a sua empresa precisa de apoio, clique aqui e fale conosco.

Como lidar com o estresse no mundo atual?

As pessoas realmente têm estado mais nervosas. E vários estudos vêm comprovando essa mudança comportamental ao longo dos últimos anos.

Uma pesquisa da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostrou que o estresse atinge 90% da população do planeta. Claro que os níveis da doença são diferentes. Alguns ficam estressados de vez em quando, outros permanecem nervosos e irritados o tempo inteiro.

A Isma-BR, representante no Brasil da International Stress Management Association, também se debruçou sobre o assunto. Por meio de uma ampla pesquisa, detectou que 72% dos brasileiros no mercado de trabalho são afetados pelo estresse. Em 32% dos casos, ele evolui para um estágio mais grave, a síndrome de Burnout.

Se a situação é tão grave, o que fazer?

Realmente não é fácil aprender a lidar com o estresse. É um exercício diário de autocontrole e de aceitação. O primeiro passo é aceitar que o problema existe e é grave, como vamos ver nas dicas a seguir:

TENHA CONSCIÊNCIA SOBRE O PROBLEMA

Não adianta nada fingir que você não está estressado. Como vai se curar se continuar negando que algo está errado? Reflita sobre o assunto, faça uma retrospectiva do seu comportamento e das suas sensações nos últimos meses.

O que te faz ficar nervoso?

Quais são os gatilhos que elevam o estresse?

Quando você finalmente conseguir descobrir o que costuma te afetar, poderá tentar evitar essas situações.

FAÇA ALGO PARA PRESERVAR SUA ROTINA

Como lidar com o estresse se você não sabe mais qual e como será o mundo de amanhã? Difícil, né? Um dia, dizem que a pandemia está acabando. No outro, que está só começando. Hoje você está empregado e trabalhando em home office. Amanhã, seu empregador pode avisar que faliu.

Diante de tudo isso, uma dica importante para evitar o estresse é preservar a rotina. Lide exclusivamente com o que pode controlar: sua vida.

Tenha horários definidos para acordar e dormir, para fazer as refeições e praticar alguma atividade física. Foque em ser produtivo, em aprimorar seus talentos ou aprender algo novo. Assim, vai afastar as preocupações e ter poucos momentos de estresse.

NÃO ABUSE DE SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS

Muita gente pensa que a resposta para como lidar com o estresse está numa realidade paralela. E abusa de válvulas de escape como cigarros, bebidas alcoólicas e drogas em geral. Num primeiro momento, as substâncias químicas parecem aliviar os sintomas. É como se elas desligassem o cérebro. Porém, rapidamente o quadro piora.

Sob efeito do álcool ou de drogas, a mente começa a focar nos problemas, e a priorizar as circunstâncias negativas. Os pensamentos se voltam exclusivamente para o que está ruim, não para os pontos positivos da vida. O estresse aumenta. E pode evoluir para um quadro depressivo.

Portanto, se você sofre com o estresse, tente se manter afastado de qualquer coisa que prejudique a sua saúde e altere sua capacidade de reflexão.

CONSERTE O QUE ESTÁ ERRADO

É muito comum que a origem do estresse seja o excesso de tarefas, o acúmulo de trabalho ou a dificuldade em conciliar a atividade profissional com as obrigações familiares. Se você não der um basta, os compromissos continuarão crescendo. Como lidar com o estresse se o dia sempre dura menos do que o suficiente?

Nossa dica: tira um sábado ou domingo só para você. Mas não é para ficar descansando, vendo filmes ou dormindo. É um dia para refletir e cuidar da agenda. Para definir quando, ao longo da semana, cada tarefa será cumprida.  Para resolver pendências que já estão com teia de aranha esperando o fim da procrastinação.

Se você reservar um dia, de vez em quando, para se organizar, pode ter certeza:  vai conseguir diminuir o estresse.

JFA Consultoria em Benefícios

Claro: outra dica importante sobre como lidar com o estresse é procurar ajuda profissional. Converse com um psicólogo, explique suas angústias e como o seu quadro de estresse tem aumentando ao longo dos anos.

Há diversos profissionais de saúde atendendo pela internet durante a pandemia. Você pode começar um tratamento sem sair de casa.

E se você tem uma empresa e que oferecer mais bem-estar aos colaboradores, clique aqui e fale com nossos consultores.

Podemos avaliar o pacote de benefícios da sua empresa, oferecendo soluções melhores por preços menores. Para os planos de saúde empresariais, por exemplo, conseguimos reduzir o valor sem mexer na cobertura em  mais de 90% dos casos. Fale conosco agora!

 

ESPECIALISTASQuer falar com a JFA?
Nossa equipe de consultores e especialistas está pronta para lhe atender.

Atendimento
Seg – Sex: 9h00 – 18h00

JFA NAS REDESNossos Links Sociais
Acompanhe as redes sociais da JFA e fique por dentro das novidades.
ESPECIALISTASQuer falar com a JFA?
Nossa equipe de consultores e especialistas está pronta para lhe atender.

Atendimento
Seg – Sex: 9h00 – 18h00

JFA NAS REDESNossos Links Sociais
Acompanhe as redes sociais da JFA e fique por dentro das novidades.

2020 JFA Consultoria – Todos os direitos reservados

2020 JFA Consultoria – Todos os direitos reservados