Dicas para deixar de fumar: agora só depende de você!

2 de setembro de 20200

Se você busca dicas para deixar de fumar, está no caminho certo! Deu o primeiro passo. Tem consciência do problema e sabe que abandonar o vício fará bem ao seu futuro. Quanto mais cedo colocar nossas sugestões em prática, mais rápido vai se livrar do cigarro!

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo mata mais de seis milhões de pessoas por ano! E se nada mudar, se a proporção de fumantes não for alterada, a estimativa é que passem a morrer oito milhões de pessoas por ano a partir de 2030. E mais de 80% destes óbitos acontecerão em países de baixa e média renda, como o Brasil.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), saem dos cofres públicos brasileiros cerca de R$ 30 bilhões por ano para tratar pacientes das mais de 50 doenças relacionadas ao tabagismo. É hora de abandonar o vício e começar uma vida mais saudável.

Dicas para deixar de fumar: como começar?

Vamos apresentar várias dicas para deixar de fumar, e talvez a mais importante seja escolher uma data. Sim, defina um dia. Estabeleça um marco para essa transição importante na sua vida. Amanhã, daqui a uma semana, no seu aniversário. Óbvio: escolha um dia próximo. Leve o compromisso a sério.

Um dos especialistas em gestão de benefícios aqui da JFA fumou da adolescência até os 34 anos de idade. Em outubro de 2014, decidiu que fumaria o último cigarro na virada de ano. Seguiu a mesma rotina até lá, como se estivesse passando por uma despedida. E quando os fogos explodiram no céu anunciando a chegada de 2015, ele tragou pela última vez. Nunca teve uma recaída. Se nosso colega conseguiu, você também pode.

Já escolhi a data! E agora?

Agora que você já estabeleceu um dia e assumiu um compromisso consigo mesmo, vem a parte mais difícil: colocar o plano em prática. Siga estas outras dicas para deixar de fumar e você vai alcançar seu objetivo.

1 – CONVERSE COM SEU MÉDICO

Se você tem um plano de saúde empresarial, aproveite. Procure um clínico geral ou um médico pneumologista e peça ajuda. Com orientação profissional, as chances de ter sucesso são bem maiores.

2 –  DICAS PARA DEIXAR DE FUMAR: PEÇA AJUDA A QUEM TE AMA

Você não precisa ir para a guerra sozinho. Converse com seus amigos e familiares, explique a situação e peça ajuda. Isso evitará que algum deles, também fumante, acenda um cigarro ao seu lado e acabe provocando uma recaída.

3 – TENHA UM NOVO VÍCIO

Se você tem o hábito de fumar após ao almoço, comece a comer um chocolate pequeno ou uma fruta. Se não pode tomar uma cerveja com os amigos sem acender o cigarro, não tem jeito: nos primeiros meses, precisará ficar um pouco distante do seu círculo social, ou ser ainda mais forte e contar com a colaboração dos amigos e familiares para não deixarem que tenha uma recaída e peça “apenas” mais um trago!

Tem gente que come castanhas quando sente vontade de fumar. Ou pistache, amendoim. Outros preferem chupar um pirulito. Sério, parece algo infantil, mas funciona. São muitas opções. Escolha um novo vício para não recair e voltar ao antigo, só não vale substituir pelo cigarro eletrônico.

4 –

DICAS PARA DEIXAR DE FUMAR:

SEJA MAIS ATLÉTICO

As nossas dicas para deixar de fumar não estariam completas sem a sugestão de praticar esportes. Caminhe, corra, pedale, faça musculação, lute artes marciais, jogue tênis. Tanto faz. Mas faça alguma coisa, para preencher o tempo e também porque é bastante saudável.

Quem pratica exercícios físicos com frequência tem mais facilidade para se manter distante do cigarro. Além disso, você recuperará um pouco dos danos causados ao seu corpo pela nicotina.

5 – BEBA ÁGUA

Tenha sempre uma garrafinha de água por perto. No quarto, na sala, no carro, na mesa do escritório. Manter o corpo hidratado derruba a ansiedade e ameniza as crises de abstinência. Se enjoar do sabor da água, coloque nas garrafinhas algumas folhas de hortelã ou de laranjeira. O gosto será refrescante e você terá vontade de tomar água sempre. E esse é um vício que não faz mal à saúde!

Dicas para deixar de fumar: acredite em você!

Gostou das nossas dicas para deixar de fumar? Calma, que ainda faltam as duas mais importantes:

– Persistir!

– Acreditar em você!

Talvez você falhe. Talvez se esconda no banheiro para fumar escondido da família. Cerca de 97% das pessoas que tentam parar de fumar não conseguem da primeira vez!

Mas persista! Não desista! Vale muito a pena! Acredite em você! Tenha autocontrole. Pense no seu futuro. O vício rouba, em média, 12 anos de vida dos homens e 11 anos das mulheres. Para que desperdiçar tanto tempo precioso?

JFA Consultoria em Benefícios

A JFA Consultoria em Benefícios cria campanhas de conscientização contra o tabagismo e diversos outros males da nossa sociedade: diabetes, obesidade, vários tipos de câncer. Ao contratar nossos planos de saúde empresarial, sua companhia ganha um parceiro estratégico que promoverá ações visando o bem-estar, a saúde e a qualidade de vida dos seus funcionários.

Quer revisar seu pacote de benefícios atual?

Quer ampliar a cobertura do plano de saúde reduzindo custos? Nós conseguimos esse “milagre” em 93% dos casos.

Para falar com nossos especialistas em gestão de benefícios, clique aqui e mande uma mensagem!

 

 

 

 

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

ESPECIALISTASQuer falar com a JFA?
Nossa equipe de consultores e especialistas está pronta para lhe atender.

Atendimento
Seg – Sex: 9h00 – 18h00

JFA NAS REDESNossos Links Sociais
Acompanhe as redes sociais da JFA e fique por dentro das novidades.
ESPECIALISTASQuer falar com a JFA?
Nossa equipe de consultores e especialistas está pronta para lhe atender.

Atendimento
Seg – Sex: 9h00 – 18h00

JFA NAS REDESNossos Links Sociais
Acompanhe as redes sociais da JFA e fique por dentro das novidades.

2020 JFA Consultoria – Todos os direitos reservados

2020 JFA Consultoria – Todos os direitos reservados