Estresse no trabalho: dicas para melhorar o clima na empresa!

23 de setembro de 20200

O índice de estresse no trabalho disparou nos últimos meses. E não é para menos: pandemia do novo coronavírus, adaptação ao home office, queda da renda, aumento do desemprego… e agora até o preço do arroz disparou. Medo, incerteza, frustração. Tudo altera o humor, e para pior.

Como as empresas estão retomando as atividades presenciais, é prioritário que os gestores tenham cuidado com a saúde mental dos colaboradores. É preciso entender as fragilidades trazidas por esse momento único em nossa história e criar condições para que o estresse no trabalho, aos poucos, vá diminuindo até desaparecer.

No post de hoje, vamos dar algumas dicas que você pode implantar sem muita dificuldade e sem fazer grandes gastos. Afinal, a gente sabe, é hora de “segurar” o dinheiro em caixa.

Estresse no trabalho: programa de saúde mental!

O primeiro passo é criar um programa de saúde mental. A empresa pode contratar um psicólogo para conversar com os colaboradores, quando eles desejarem. Sem pressão, sem forçar a barra, sem que seja algo obrigatório. O psicólogo permanece na empresa em um ou dois dias da semana e os funcionários que desejarem podem marcar uma consulta.

Veja como implantar um programa de saúde mental na empresa

Talvez você duvide mas, em pleno 2021, ainda tem gente com vergonha de ir ao psicólogo. Haverá colaboradores que não conversarão com o profissional porque serão vistos entrando na salinha dele. Para evitar o problema, você pode combinar que o psicólogo receberá no consultório particular dele aqueles funcionários mais “tímidos”. Fica bom para todo mundo.

Cuide do clima de trabalho para evitar assédio

Assédio moral não é só xingar, tratar mal, ser preconceituoso com alguém. Por exemplo: um gestor que muda de ideia o tempo inteiro, dá ordens controversas, ou exige que as tarefas sejam cumpridas num prazo impossível, está assediando moralmente o funcionário. E isso aumenta o índice de estresse no trabalho.

saiba como controlar o estresse no ambiente de trabalho

Reúna os gestores, gerentes e líderes de área. Reúna todos que, na empresa, têm o poder de dar ordens. Explique como o assédio é grave e qual é a forma correta de lidar com a equipe. O ideal mesmo é ter um Programa Interno de Boas Práticas, que costuma ser elaborado por escritórios de advocacia.

Não quer gastar com isso? Procure um manual de boas práticas ou de compliance na internet. Muitas grandes empresas divulgam os seus. Estão disponíveis para uso. Aí é só adaptar o que serve para o seu negócio e colocar em prática.

Descansar reduz o estresse no trabalho

Em outros artigos aqui do blog, já falamos sobre a importância de praticar esportes e cuidar da saúde. São medidas preventivas para evitar doenças. Outro cuidado fundamental é reservar tempo para descansar o corpo e a cabeça.

Crie áreas de lazer na empresa. Não precisa ser nada luxuoso ou que exigirá grandes gastos. Por exemplo, coloque alguns pufes num canto do escritório. Tem um espaço livre no quintal ou no depósito? Instale uma cesta de basquete.

E garanta que todo mundo cumpra o descanso obrigatório. Não seja o chefe que adora quando o funcionário prefere continuar trabalhando, mesmo no intervalo. O descanso esvazia o cérebro, elimina tensões e aumenta a produtividade. Ter um tempo livre para conversar com os colegas cria laços de amizade e de confiança. Tudo isso reduz o estresse no trabalho.

Gestão de Benefício

A JFA Consultoria em Benefícios é uma corretora especializada em planos de saúde empresariais, previdência privada corporativa, convênio odontológico para os funcionários e todos os tipos de vales.

Porém, o que nos torna únicos no mercado é a capacidade de gerir os benefícios que nossos clientes proporcionam aos seus colaboradores, garantindo a satisfação da equipe e mantendo os custos baixos.

Aliás, você sabia que em 93% dos casos nós conseguimos reduzir  os valores dos planos de saúde? Fazemos isso avaliando o convênio atual da empresa, detectando inconsistências e propondo algumas mudanças que diminuem o preço sem tirar coberturas.

Quer ver como isso funciona? Clique aqui e mande uma mensagem!

 

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

ESPECIALISTASQuer falar com a JFA?
Nossa equipe de consultores e especialistas está pronta para lhe atender.

Atendimento
Seg – Sex: 9h00 – 18h00

JFA NAS REDESNossos Links Sociais
Acompanhe as redes sociais da JFA e fique por dentro das novidades.
ESPECIALISTASQuer falar com a JFA?
Nossa equipe de consultores e especialistas está pronta para lhe atender.

Atendimento
Seg – Sex: 9h00 – 18h00

JFA NAS REDESNossos Links Sociais
Acompanhe as redes sociais da JFA e fique por dentro das novidades.

2020 JFA Consultoria – Todos os direitos reservados

2020 JFA Consultoria – Todos os direitos reservados