Medicina preventiva no trabalho beneficia funcionários e evita desperdícios

30 de setembro de 20200

A medicina preventiva no trabalho contribui significativamente para a saúde física e emocional dos colaboradores. Ajuda também nas estratégias de redução de custos e de aumento de produtividade. Os profissionais de saúde vão acompanhar a rotina e os hábitos dos funcionários da empresa. A ideia é identificar comportamentos que, a longo prazo, possam afetar a saúde das pessoas e as finanças do negócio.

Por que uma empresa deve investir em medicina preventiva no trabalho?

Um estudo da Associação Nacional dos Hospitais Privados (Anahp) mostrou que o Brasil desperdiça, todos os anos, cerca de 20% dos investimentos feitos em saúde. É dinheiro usado na compra de equipamentos e medicamentos, na modernização de instalações e na qualificação de profissionais que poderia ser aproveitado de uma forma melhor.

Saiba tudo sonre medicina preventiva no trabalho .

Quando não há medicina preventiva no trabalho, sintomas não são percebidos e acabam evoluindo. Casos que poderiam ser simples se tornam graves. Vidas são abreviadas por falta de atenção. Gastos com saúde aumentam e geram escassez na rede pública e elevação dos preços no setor privado.

Como você pode perceber, a falta de um programa de medicina preventiva no trabalho traz muitos danos para a sociedade em geral.

Medicina preventiva no trabalho: por onde começar?

A empresa deve contratar uma instituição de saúde especializada em medicina preventiva no trabalho. Se não souber a quem recorrer, clique aqui e envie uma mensagem. Os especialistas em gestão de benefícios da JFA podem indicar instituições sérias que são nossas parceiras em programas de conscientização contra doenças.

A instituição começará o trabalho fazendo um levantamento de informações relevantes sobre a saúde e a rotina de todos os colaboradores. A estratégia é identificar quais são os hábitos alimentares, se as pessoas praticam exercícios ou são sedentárias, quem fuma e quem já sofre com uma doença crônica, como diabetes ou colesterol.

Aliás, os médicos também checam o histórico familiar, para descobrir quais funcionários têm maior tendência de desenvolver um problema de saúde.

saiba tudo sobre medicina no trabalho.

E como essas informações são utilizadas?

Agora que a equipe de medicina preventiva no trabalho já traçou um mapa epidemiológico dos colaboradores, chegou a hora de planejar a realização de ações que trarão benefícios a todos.

Nesta área, a JFA Consultoria de Benefícios também pode ajudar. Aliás, fazemos esse tipo de trabalho para todas as empresas que contratam planos de saúde corporativo conosco. Clique aqui para receber mais informações.

Para combater os principais problemas levantados durante a fase de pesquisa, a empresa pode:

– Criar programas de conscientização;

– Incentivar a prática de atividades físicas;

– Apoiar a mudança nos hábitos alimentares, e até criar um cardápio saudável para a cantina da empresa;

– Promover momentos de ginástica laboral ao longo da jornada de trabalho;

– Adaptar o escritório com a aquisição de móveis ergonômicos, para evitar doenças ocupacionais como LER (Lesão por Esforço Repetitivo) e DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho).

saiba tudo sobre medicina ocupacional

E o que a empresa vai ganhar com tudo isso?

Bem, investir em medicina preventiva no trabalho tem o objetivo primordial de promover o bem-estar. Afinal, é dever do empregador zelar pela saúde dos seus colaboradores no ambiente profissional. Mas esse investimento também retorna em resultado para os negócios:

– Um funcionário saudável não precisa faltar por causa de uma doença e também não é afastado para o INSS;

– Quando um colaborador está bem, é muito mais produtivo. E acaba gerando mais lucro para a empresa;

– A prevenção reduz os riscos da ocorrência de doenças mais graves, que exigem exames sofisticados, internações e procedimentos cirúrgicos. A sinistralidade cai, e o custo do plano de saúde também diminui.

Aliás, clique aqui para descobrir como é feito o cálculo do reajuste do convênio médico, e perceba que ele é diretamente relacionado à quantidade e ao tipo de serviços utilizados.

Se ainda tem alguma dúvida sobre o assunto, faça sua pergunta. Clique aqui e converse com nossos especialistas em gestão de benefícios.

Investir em saúde é poupar dinheiro!

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

ESPECIALISTASQuer falar com a JFA?
Nossa equipe de consultores e especialistas está pronta para lhe atender.

Atendimento
Seg – Sex: 9h00 – 18h00

JFA NAS REDESNossos Links Sociais
Acompanhe as redes sociais da JFA e fique por dentro das novidades.
ESPECIALISTASQuer falar com a JFA?
Nossa equipe de consultores e especialistas está pronta para lhe atender.

Atendimento
Seg – Sex: 9h00 – 18h00

JFA NAS REDESNossos Links Sociais
Acompanhe as redes sociais da JFA e fique por dentro das novidades.

2020 JFA Consultoria – Todos os direitos reservados

2020 JFA Consultoria – Todos os direitos reservados