Reajustes dos planos de saúde estão suspensos até o fim do ano

26 de outubro de 20200

Por determinação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a aplicação dos reajustes dos planos de saúde foi suspensa por quatro meses. A interrupção vale para o período entre 01 de setembro e 31 de dezembro. A medida cessa o aumento anual por variação de custos e o acréscimo por mudança de faixa etária, e abrange todos os planos de assistência médico-hospitalar.

É um alívio no bolso das pessoas que viram a renda diminuir em virtude da pandemia do novo coronavírus. A suspensão dos reajustes dos planos de saúde também alivia o caixa das empresas que oferecem convênio médico aos colaboradores, num momento em que todas as atenções estão voltadas para a prospecção de clientes e estratégias de vendas. Afinal, é urgente recuperar o tempo perdido.

descubra o valor do plano de saúde.

Reajustes dos planos de saúde: quais são as regras da suspensão?

A ANS divulgou um comunicado oficial em que esclareceu todos os pontos sobre essa medida, no que diz respeito ao plano de saúde individual e ao plano de saúde corporativo.

PLANOS INDIVIDUAIS E FAMILIARES

O período de aplicação dos reajustes dos planos de saúde individual e familiares é de maio de 2020 a abril de 2021. No entanto, a ANS não divulgou ao mercado o percentual máximo de aumento. Sem essa informação, fica proibida a cobrança de qualquer acréscimo na mensalidade em 2020.

PLANOS COLETIVOS POR ADESÃO E PLANOS COLETIVOS EMPRESARIAIS

Os planos coletivos por adesão e os planos coletivos empresariais são divididos em duas categorias: com até 29 vidas e com 30 vidas ou mais.

No caso da modalidade até 29 vidas, o reajuste deve ter um único percentual para todos os beneficiados e também precisa ser aplicado de maio de 2020 a abril de 2021. As operadoras que já tinham, portanto, feito o reajuste até o fim do mês de agosto, não podem cobrar esse acréscimo nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro. No período, a mensalidade deve voltar a ter o valor antigo.

Na modalidade 30 vidas ou mais, o percentual de reajuste é negociado entre a empresa contratante e a operadora/administradora. E não existe-data base definida para o aumento. Quem implantou o reajuste até agosto, deve deixar de cobrá-lo entre setembro e dezembro.

Saiba tudo sobre os reajustes dos planos de saúde.

Existe alguma exceção que permita os reajustes?

Existe uma exceção para os planos coletivos empresariais com 30 vidas ou mais. A empresa contratante pode escolher, nesse caso, não ter o reajuste suspenso.

Mesmo assim, para comunicar essa decisão, é obrigatório que haja uma consulta formal da operadora do plano de saúde.

E nessa modalidade, as negociações para definição do novo reajuste podem ser mantidas, mas as mensalidades só deverão ser aumentadas a partir de janeiro de 2021.

E quando os reajustes dos planos de saúde voltarão ao normal?

A aplicação dos reajustes dos planos de saúde será restabelecida a partir de janeiro de 2021, considerando os aumentos anuais e também os acréscimos em virtude da troca de faixa etária.

Mas fiquem atentos… A recomposição dos efeitos da suspensão será realizada ao longo de todo ano que vem.

saiba tudo sobre o preço do plano de saúde empresarial

JFA Consultoria em Benefícios

A JFA Consultoria em Benefícios é uma corretora especializada na negociação e na gestão de planos de saúde empresariais, planos odontológicos, planos de previdência privada e vales. Para todos os nossos clientes, oferecemos estratégias para manter a sinistralidade baixa e evitar reajustes elevados.

Se quiser uma avaliação do convênio médico atual da sua empresa, clique aqui e consulte nossos especialistas.

E não deixe de ler este outro post, em que explicamos em detalhes como funciona o reajuste do plano de saúde corporativo, com dicas para impedir aumentos que onerem muito o caixa da empresa.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

ESPECIALISTASQuer falar com a JFA?
Nossa equipe de consultores e especialistas está pronta para lhe atender.

Atendimento
Seg – Sex: 9h00 – 18h00

JFA NAS REDESNossos Links Sociais
Acompanhe as redes sociais da JFA e fique por dentro das novidades.
ESPECIALISTASQuer falar com a JFA?
Nossa equipe de consultores e especialistas está pronta para lhe atender.

Atendimento
Seg – Sex: 9h00 – 18h00

JFA NAS REDESNossos Links Sociais
Acompanhe as redes sociais da JFA e fique por dentro das novidades.

2020 JFA Consultoria – Todos os direitos reservados

2020 JFA Consultoria – Todos os direitos reservados