COMO FUNCIONA A TELEMEDICINA NO BRASIL?

18 de novembro de 20200

A pandemia do novo coronavírus fez disparar a curiosidade das pessoas sobre como funciona a telemedicina. Com o isolamento social e os riscos de ir ao médico ou ao hospital, buscar ajuda em uma consulta pelo computador ou celular foi a opção mais segura para muita gente. Foi uma oportunidade para vencer o preconceito e ultrapassar uma barreira: a de que, nem sempre, o médico precisa tocar no paciente para recomendar um remédio ou pedir um exame.

Antes de explicar como funciona a telemedicina, é importante contextualizar o avanço dessa tecnologia. A telemedicina é reconhecida desde a década de 1990 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), principalmente nos casos em que a distância impede o acesso a serviços médicos.

Veja como a telemedicina reduz custos.

Em março, uma portaria do Ministério da Saúde autorizou e incentivou as consultas médicas à distância, justamente com o objetivo de evitar a exposição das pessoas ao coronavírus. A novidade ganhou força. De acordo com um levantamento divulgado recentemente pela Associação Nacional dos Hospitais Privados (Anahp), 75% dos hospitais particulares brasileiros já estão fazendo uso da telemedicina em seus atendimentos.

Para você entender como funciona a telemedicina em nosso país, veja estes números: entre abril e julho, os serviços de consulta à distância representaram 5,8% do faturamento dos hospitais. E a estimativa é que, na hora de fechar o balanço de 2020, em dezembro, pelo menos 25% das consultas ambulatoriais tenham sido feitas de maneira online.

Veja como funciona o atendimento médico à distância.

Como funciona a telemedicina: tudo o que você precisa saber!

A telemedicina é muito parecida com uma consulta presencial. A maior diferença, claro, é que o doutor e o paciente não estão no mesmo ambiente. E sim usando um dispositivo eletrônico para se comunicar. Pode ser um computador, um smartphone ou um tablet. Bastar ter uma conexão razoável de internet, um câmera e um microfone.

Existem mais de 234 milhões de aparelhos celulares em uso no Brasil. Praticamente todos eles têm condições de uso para uma consulta médica à distância (câmera, microfone e internet). Ou seja, o serviço é acessível para a maioria da população.

Entenda como funciona uma consulta médica online..

Quais são as modalidades da telemedicina?

A telemedicina é dividida entre teleorientação, teleconsulta e telediagnóstico. O paciente pode apenas tirar uma dúvida sobre um medicamento que já utiliza. Ou fazer uma consulta completa, explicando os sintomas.

Por fim, o médico consegue, mesmo a distância, fazer um diagnóstico, interpretar exames e emitir laudos, receitas e atestados.

É importante que o médico utilize um sistema de assinatura digital, para validar os documentos. Assim, o paciente poderá entregar um atestado ao empregador ou comprar um remédio na farmácia.

Veja como funciona a consulta pelo computador..

Como funciona a telemedicina no plano de saúde empresarial?

Não há nenhuma diferença. Basta checar, no portal da operadora do plano de saúde, quais são os médicos e clínicas que oferecem o serviço de telemedicina. Aí é só marcar a consulta.

Não há uma cobrança extra para consultar o médico à distância. As condições são as mesmas de uma consulta presencial. Por exemplo: se é um plano de saúde com coparticipação, o funcionário pagará o mesmo percentual sobre o valor do atendimento que seria cobrado numa visita ao consultório.

E a forma como funciona a telemedicina traz duas vantagens para a empresa:

1 – O funcionário que não estiver se sentindo bem pode consultar um médico imediatamente. Há muitas clínicas que fazem um encaixe em situações mais urgentes. Lógico: estamos falando de atendimentos que podem ser feitos à distância. Se for algo muito grave, a pessoa terá que ir a um pronto-socorro.

2 – A telemedicina derruba o absenteísmo. O colaborador não precisa mais faltar ao trabalho para ir ao consultório. De um computador da empresa ou de seu celular, numa sala privativa, ele pode conversar com o médico e, em seguida, voltar a fazer suas tarefas.

Veja como funciona a telemedicina.

Os melhores planos de saúde empresariais do Brasil!

A JFA Consultoria em Benefícios oferece e administra planos de saúde empresariais das melhores operadoras do mercado brasileiro. Clique aqui para pedir uma cotação aos nossos especialistas.

Todas as empresas atendidas pela JFA contam com nosso suporte para manter a sinistralidade baixa e evitar reajustes muito altos. Criamos campanhas de incentivo à boa alimentação e às atividades físicas, e estimulamos o uso consciente dos serviços oferecidos pelo convênio médico.

Aliás, você sabia que a maioria das empresas consegue reduzir o valor gasto com o plano de saúde sem afetar a cobertura? Nós fazemos uma análise do seu convênio atual e encontramos formas de gerar economia. Nossa taxa de sucesso é de 93%: a cada 100 empresas avaliadas, 93 passam a pagar menos pelo convênio oferecido aos colaboradores.

Se quiser essa consultoria gratuita, clique aqui e fale conosco!

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

ESPECIALISTASQuer falar com a JFA?
Nossa equipe de consultores e especialistas está pronta para lhe atender.

Atendimento
Seg – Sex: 9h00 – 18h00

JFA NAS REDESNossos Links Sociais
Acompanhe as redes sociais da JFA e fique por dentro das novidades.
ESPECIALISTASQuer falar com a JFA?
Nossa equipe de consultores e especialistas está pronta para lhe atender.

Atendimento
Seg – Sex: 9h00 – 18h00

JFA NAS REDESNossos Links Sociais
Acompanhe as redes sociais da JFA e fique por dentro das novidades.

2020 JFA Consultoria – Todos os direitos reservados

2020 JFA Consultoria – Todos os direitos reservados