Contratar um seguro educacional reduz a inadimplência nas mensalidades

20 de janeiro de 20210

Contratar um seguro educacional – também chamado de remissivo educacional – é a melhor estratégia para derrubar o índice de inadimplência. A falta de pagamento das mensalidades afetou 100% das instituições de ensino. Com a pandemia do novo coranavírus, muitos brasileiros perderam o emprego e não conseguiram manter as prestações em dia.

Duas estatísticas mostram isso claramente. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre maio e dezembro de 2020 o desemprego aumentou 38,6%. São 14 milhões de pessoas estão desempregadas! E só no estado de São Paulo, as escolas particulares de ensino fundamental e médio perderam 12 mil alunos durante a pandemia. Os dados são da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, cuja rede absorveu esses estudantes.

Como a vacinação começou agora e ainda levará muito tempo para toda a população ser imunizada e a vida – e a economia – voltar ao normal, o ensino privado precisa se precaver. Contratar um seguro educacional e condicionar a matrícula à aquisição da apólice é a melhor estratégia, como veremos neste artigo.

O que é o seguro remissivo educacional?

Contratar um seguro educacional: quem faz a aquisição?

Quem deve contratar um seguro educacional é a própria instituição de ensino, e não os seus clientes/alunos ou responsáveis. A escola adquire a apólice junto à corretora de seguros e embute o valor na mensalidade do estudante. Se tiver dúvidas ou quiser pedir um orçamento, clique aqui e fale conosco.

A aquisição, portanto, não é facultativa. O aluno – ou seu responsável – não pode optar em fazer a matrícula ou rematrícula sem o remissivo educacional. A apólice passa a integrar a mensalidade de forma permanente. É uma condição para preencher a vaga, para que o estudante seja aceito pela escola.

O valor do remissivo educacional girava em torno de 0,7% a 1,8% da mensalidade, dependendo das coberturas contratadas.

Como resolver casos de inadimplência na mensalidade escolar?

E como a apólice funciona e protege as escolas?

Ao contratar um seguro educacional, a instituição de ensino fica protegida quando a inadimplência é causada por problemas de perda de renda do responsável financeiro.

Se o responsável pelos pagamentos ficar desempregado (ou, no caso de autônomos, sofrer um acidente ou ficar doente, sem conseguir gerar renda) a apólice indeniza a escola pelos meses que foram contratados. O mesmo acontece quando o responsável financeiro fica inválido ou morre. O aluno pode continuar estudando (pelo período contratado e coberto pela apólice) e a seguradora indeniza a instituição de ensino.

Existe um seguro para instituições de ensino?

Por qual período é possível contratar um seguro educacional?

No que diz respeito ao período de cobertura, a instituição de ensino pode contratar um seguro educacional em três modalidades. Vamos conhecer cada uma delas?

1 – PERÍODO ATUAL

A apólice é válida exclusivamente para o período em que o aluno se encontra. Pode ser um semestre, em caso de faculdades. Ou o ano letivo inteiro, nas escolas de ensino infantil, fundamental, médio e em algumas faculdades.

2 – CICLO ATUAL

A apólice cobre todo o ciclo atual do aluno na escola, nos casos de morte ou invalidez permanente do responsável financeiro.

Sendo assim, se o estudante estiver no sexto ano do ensino médio, poderá continuar no colégio até o fim do ciclo, ou seja, até se formar no ensino médio.

Se for um aluno no primeiro semestre da faculdade, terá direito a fazer a graduação inteira.

E a seguradora indenizará a instituição de ensino no valor coberto pela apólice, que garantirá o pagamento das mensalidades.

3 – TODOS OS CICLOS

Esta modalidade é válida apenas para as escolas que possuem mais de um ciclo: infantil, fundamental e médio. Se o responsável financeiro por uma criança ainda no maternal ficar inválido ou falecer, ela poderá permanecer estudando na instituição durante todo o ensino infantil, mais o ensino fundamental inteiro e ainda pelo ensino médio completo.

Existe uma apólice para acidentes?

A contratação do seguro também garante a tranquilidade do responsável

Há quem pense que a contratação deste seguro, além de encarecer a mensalidade, só é vantajosa para a instituição de ensino. Imagine-se (caso não seja) como responsável financeiro de uma criança no primeiro ano do ensino infantil, e que ela dependa exclusivamente de você para custear os estudos. Pois bem, pode ficar bem tranquilo que este pequeno ser humano está com seus estudos garantidos até que possa entrar na faculdade! O mesmo pensamento vale para a faculdade também.

Como reduzir a evasão escolar?

Contratar um seguro educacional também garante coberturas adicionais

Contratar um seguro educacional também protege alunos, professores e funcionários que sofrerem acidentes na escola ou em atividades externas promovidas por ela.  Desde que, é claro, a instituição tenha adquirido uma apólice mais robusta, com coberturas adicionais.

As duas principais coberturas extras são:

– Morte Acidental

– Invalidez Permanente

Se um aluno, funcionário ou professor ficar inválido, será indenizado pelo seguro. Se falecer, seus familiares receberão o dinheiro.

Outra cobertura adicional é a de Despesas Médicas, Hospitalares e Odontológicas (DMHO), que reembolsa os custos com tratamentos motivados por acidentes dentro e até fora do período escolar.

Peça agora um orçamento, evite evasão escolar e proteja o caixa da sua instituição!

Para pedir um orçamento e contratar um seguro educacional, clique aqui e envia sua mensagem. Em breve, um de nossos consultores entrará em contato.

A JFA Consultoria e Benefícios é uma corretora especializada em remissivo educacional, atendendo instituições de ensino de todo o Brasil. Também fazemos a gestão de benefícios como plano de saúde empresarial e seguro de vida corporativo.

Proteja as finanças da sua escola. Evite a perda de alunos. O segurado educacional é um investimento benéfico para todas as partes!

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

ESPECIALISTASQuer falar com a JFA?
Nossa equipe de consultores e especialistas está pronta para lhe atender.

Atendimento
Seg – Sex: 9h00 – 18h00

JFA NAS REDESNossos Links Sociais
Acompanhe as redes sociais da JFA e fique por dentro das novidades.
ESPECIALISTASQuer falar com a JFA?
Nossa equipe de consultores e especialistas está pronta para lhe atender.

Atendimento
Seg – Sex: 9h00 – 18h00

JFA NAS REDESNossos Links Sociais
Acompanhe as redes sociais da JFA e fique por dentro das novidades.

2020 JFA Consultoria – Todos os direitos reservados

2020 JFA Consultoria – Todos os direitos reservados