Programa de bem-estar auxilia funcionários em tempos difíceis

31 de março de 20210

Muitas empresas encaram a implantação de um programa de bem-estar como uma tendência, como algo que deve ser feito por estar na moda. E isso até podia ser uma verdade até um ano atrás, antes da pandemia do novo coronavírus. Porém, agora, o programa de bem-estar é uma necessidade. Mais do que isso: é uma iniciativa a ser tomada com urgência.

Cuidar da saúde dos colaboradores precisa ser uma prioridade em qualquer empresa. Os benefícios são muitos, e são para todos os lados: o funcionário fica bem, e estando feliz torna-se mais produtivo, e assim os negócios alcançam resultados melhores. É o legítimo ganha-ganha!

A JFA Consultoria em Benefícios é uma corretora especializada em negociar e administrar produtos como planos de saúde empresariais, seguros de vida corporativos e vales (alimentação, refeição, transporte). E apoiamos cada cliente na implantação de um programa de bem-estar eficiente, prático e econômico. Se quiser uma ajuda com isso, é só clicar aqui e enviar uma mensagem.

Agora vamos entender o que esse programa pode oferecer aos colaboradores?

Programa de Bem-Estar: motivos para implantar na sua empresa!

O Brasil já era, antes da pandemia, o segundo país com maior número de depressivos das Américas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 5,8% da população sofre com a doença.

Outro problema que afeta muito os habitantes do nosso país é a ansiedade. Somos o lugar com maior prevalência da doença em todo o planeta. Por aqui, ela atinge 9,3% da população. É mais do que o dobro da média mundial de 4,4%.

E aí, com o isolamento social, com a grande quantidade de casos e de mortes do Covid-19, com a crise econômica, com a perda no poder de consumo… tudo piorou. A saúde mental foi totalmente abalada. E até pessoas que nunca imaginaram ser vítimas de qualquer transtorno sofreram, em algum momento, com sentimentos de angústia, medo, irritabilidade excessiva, insônia, ansiedade e depressão.

Programa de Bem-Estar: por onde a empresa deve começar?

Para implantar um programa de bem-estar na sua empresa, o primeiro passo é descobrir o que os funcionários estão precisando imediatamente e o que podem vir a demandar nos próximos meses. O RH tem a difícil missão de remediar e de prevenir, avaliando riscos potenciais de saúde, encorajando mudanças no estilo de vida e oferecendo atividades que desencadeiem mudanças positivas.

Faça uma pesquisa interna rápida e, de preferência, anônima. Existem diversos serviços gratuitos de criação de pesquisas online que podem ser utilizados. Descubra quais são os medos dos funcionários, como eles têm lidado com esses receios. Pergunte se estão se exercitando, se têm cuidado da alimentação e se conseguem ter bons momentos de lazer em família.

E faça uma lista dos serviços que a empresa poderia oferecer, pedindo que marquem as opções que consideram interessantes de acordo com uma ordem de preferência.

Quais atividades podem ser oferecidas no programa de bem-estar?

Na verdade, o cardápio é ilimitado. Existem inúmeras possibilidades de benefícios que podem fazer parte de um programa de bem-estar corporativo. Separamos quatro bons exemplos que a empresa consegue implantar rapidamente, e que são muito úteis durante a pandemia.

conheça o melhor plano de saúde empresarial com psicólogo.

CONSULTAS COM PSICÓLOGOS

 No começo deste post, falamos sobre depressão e ansiedade. Mas outra doença muito comum ultimamente é a síndrome de Burnout, que leva o trabalhador ao esgotamento físico e mental. Para ajudar os funcionários a lidar com qualquer uma dessas questões, é importante oferecer apoio psicológico.

Com a saúde mental prejudicada, os funcionários não conseguem render, acabam perdendo o foco. E, muitas vezes, precisam se afastar do trabalho. Ruim para eles, ruim para a empresa. O melhor é prevenir, permitindo que agendem sessões online com psicólogos pagos pela empresa, e que saberão lidar com as angústias relacionadas ao trabalho e ao momento que estamos vivendo. Tenha certeza que é um excelente investimento.

A prática de ioga nas empresas ajuda a promover o bem-estar,

ATIVIDADES RELAXANTES

 O programa de bem-estar também pode incluir atividades relaxantes que possam ser feitas à distância, como sessões de ioga, meditação e exercícios de respiração. A empresa deve criar um calendário com horários fixos e enviar um link aos funcionários. Para participar, basta clicar, entrar e se acalmar.

Esse tipo de atividade coletiva também é interessante para aproximar as pessoas. Para que os membros da equipe convivam em momentos de bem-estar, e não apenas em reuniões de trabalho e em conversas sobre projetos e metas.

Como fazer atividade física em casa em casa?

EXERCÍCIOS FÍSICOS

 Coloque mais uma aula no cardápio de atividades online: a de ginástica. Fazer exercícios físicos é fundamental para combater transtornos de saúde mental. E, como você sabe, deixam o corpo em forma, reduzindo os riscos de doenças graves e melhorando a imunidade.

Incentive, ainda, a prática de atividades físicas por conta própria, e com segurança. Há diversos exercícios que, com alguma adaptação, podem ser feitos em casa, como pilates, musculação, balé e dança (sim, balé e dança não são esporte, mas gastam muitas calorias e deixam corpo e mente sãs).

Empresas adotam home office com horários flexíveis.

HORÁRIOS FLEXÍVEIS

 Outra boa dica de benefício é a implantação de uma política de horários flexíveis. Lembre-se que cada funcionário tem uma rotina em casa. Alguns vivem sozinhos, outros são casados e possuem três filhos. Entre os que são pais, alguns podem deixar as crianças sozinhas nas aulas online, outros precisam acompanhá-las o tempo inteiro para garantir que estejam estudando.

Ser flexível de verdade, apoiando seu colaborador a cumprir a jornada de trabalho quando for melhor para a realidade dele, é uma ótima medida de prevenção de saúde mental. A empresa terá funcionários mais tranquilos, seguros, felizes e gratos.

Conte com a nossa ajuda para ter um programa de bem-estar!

Se você entendeu a importância de implantar um programa de bem-estar na empresa e precisa de apoio para começar, conte com a JFA Consultoria em Benefícios.

Clique aqui e envie uma mensagem.

Um de nossos especialistas responderá em breve.

Aproveite para rever o pacote de benefícios do seu negócio. Sabia que, em 93% dos casos, nós conseguimos encontrar inconsistências no plano de saúde atual da empresa e reduzir os gatos, sem prejudicar a cobertura? Converse conosco sobre esta avaliação e comece a economizar!

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

ESPECIALISTASQuer falar com a JFA?
Nossa equipe de consultores e especialistas está pronta para lhe atender.

Atendimento
Seg – Sex: 9h00 – 18h00

JFA NAS REDESNossos Links Sociais
Acompanhe as redes sociais da JFA e fique por dentro das novidades.
ESPECIALISTASQuer falar com a JFA?
Nossa equipe de consultores e especialistas está pronta para lhe atender.

Atendimento
Seg – Sex: 9h00 – 18h00

JFA NAS REDESNossos Links Sociais
Acompanhe as redes sociais da JFA e fique por dentro das novidades.

2020 JFA Consultoria – Todos os direitos reservados

2020 JFA Consultoria – Todos os direitos reservados