Contratar o primeiro plano de saúde empresarial: veja o que fazer!

21 de abril de 20210

Se a sua empresa vai contratar o primeiro plano de saúde, você precisa ficar atento a diversos detalhes antes de assinar o contrato. Oferecer um plano de saúde aos seus colaboradores é uma ótima decisão, e queremos te parabenizar por demonstrar que valoriza o bem-estar das pessoas que contribuem para o sucesso do seu negócio. Mas escolher o plano ideal é uma decisão difícil, complexa, que tem que ser analisada com calma e com a ajuda de especialistas.

Portanto, já vamos deixar claro que estamos à disposição para analisar suas necessidades e buscar no mercado as melhores – e mais apropriadas – opções de plano de saúde corporativo. Somos especialistas em gestão de benefícios corporativos, e ajudamos empresas de todos os tamanhos, segmentos e regiões do Brasil a encontrarem o melhor custo-benefício. Ou seja, a cobertura ideal pelo menor preço possível. Mesmo que sua empresa já tenha plano de saúde.

Clique aqui e envie uma mensagem se quiser conversar sobre isso.

E agora, vamos logo dar algumas dicas para quem vai contratar o primeiro plano de saúde da empresa!

Tudo o que você precisa saber para contratar um plano de saúde empresarial.

Contratar o primeiro plano de saúde corporativo: por onde começar?

O convênio médico é um produto regulamentado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e possui diversas regras que garantem a segurança do mercado e dos clientes. Mas as operadoras são livres para precificar as modalidades de plano, firmar parcerias com hospitais e profissionais de saúde, e montar os pacotes que oferecem às empresas. Isso significa que você terá muitas alternativas para analisar quando for contratar o primeiro plano de saúde do seu negócio.

A primeira dica é avaliar as expectativas de quem será beneficiado pelo convênio médico. Você precisa checar algumas características dos colaboradores da sua empresa.

– Quantos colaboradores você tem? E como eles estão distribuídos por faixa etária?

– Quantos dependentes essas pessoas possuem? São casados? Têm filhos? Estamos falando de quantas pessoas? E quais são as idades?

– Como está a saúde do pessoal atualmente? Quantos possuem doenças crônicas? Quais são essas doenças? Os provedores que você está avaliando aceitarão essas pessoas?

– Qual o budget que a empresa possui para implantar esse benefício?

Sabendo de tudo isso, fica bem mais fácil tomar a decisão certa. Você terá mais chances de escolher um plano de saúde abrangente, útil para todos, e com um valor que a empresa possa pagar.

contratação de convênio médico corporativo.

Sua empresa pretende exigir uma coparticipação dos funcionários?

Falando em custos, outra decisão que precisa ser tomada é se, ao contratar o primeiro plano de saúde, a empresa adotará o modelo de coparticipação. Neste tipo de serviço, o usuário precisa arcar com um percentual do valor ou com uma pequena taxa fixa sempre que for ao médico, fizer um exame ou passar por um procedimento.

Neste outro artigo que você pode ler clicando aqui, explicamos em detalhes como funciona o plano de saúde com coparticipação.

Em resumo, é uma estratégia para que os colaboradores sejam mais responsáveis no uso do benefício. Para que utilizem os serviços apenas quando realmente for necessário, sem desperdício. Isso ajuda a empresa a manter um controle dos custos.

Contratar o primeiro plano de saúde empresarial: inclusão compulsória ou opcional?

Outra decisão importante na hora de contratar o primeiro plano de saúde da empresa é se a adesão será obrigatória ou opcional. Essa escolha também interfere diretamente no orçamento destinando ao benefício.

Quando a adesão é compulsória, todos os funcionários passam a contar com o convênio médico. Para a empresa, incluir o quadro completo de colaboradores acaba sendo mais barato do que oferecer o benefício somente para parte do grupo.

Quando a adesão é opcional, a empresa pergunta individualmente a cada pessoa se ela deseja contar com o benefício. É um produto mais flexível, que dá liberdade ao colaborador (embora seja bem raro alguém recusar um convênio médico).

Qual é o melhor pacote de benefícios para funcionários?

E qual deve ser a abrangência do convênio médico corporativo?

Para contratar o primeiro plano de saúde da sua empresa, você precisará definir se a abrangência da cobertura será nacional ou regional. Essa é uma questão muito fácil de entender: a abrangência nacional garante serviços médicos em todo o Brasil, e a regional apenas numa área determinada, como o estado em que o trabalhador vive.

Se você optar por um plano de saúde com abrangência regional, um colaborador que passar mal ou sofrer um acidente numa viagem de férias, em outro estado, não será atendido pelos profissionais cadastrados no convênio. Precisará buscar apoio médico no Sistema Único de Saúde (SUS). O mesmo acontecerá com os seus colaboradores que estiverem viajando a trabalho.

Porém, um plano com abrangência nacional é mais caro que o regional. É uma decisão que envolve, portanto, analisar custos e a frequência com que seus colaboradores viajam. E por que não mesclar entre regional e nacional?

Contratar o primeiro plano de saúde empresarial: agora vamos falar de cobertura!

Outra decisão que impacta fortemente no custo é a cobertura do plano de saúde empresarial. As operadoras oferecem convênios com atendimento apenas hospitalar (consultas médicas e exames não serão cobertas) ou com opções mais sofisticadas.

Podem incluir, por exemplo, atendimento hospital sem obstetrícia (pronto-socorro, internações e cirurgias, porém não cobre partos) e com obstetrícia (cobre os partos e dá assistência à mãe e ao bebê durante 30 dias após o nascimento).

O convênio também pode incluir hospitais de referência em suas áreas. Por exemplo: o número 1 da região em tratamentos contra o câncer, ou o mais bem equipado para lidar com doenças cardiovasculares.

Quanto mais opções forem incluídas, maior será o valor da mensalidade do plano de saúde empresarial. Por isso, novamente, reforçamos: é necessário conhecer muito bem as necessidades reais dos seus funcionários antes de tomar a decisão.

Saiba como escolher um plano de saúde para os funcionários.

E como é possível avaliar as necessidades de todos – empresa e colaboradores?

A melhor possibilidade é deixar essa análise com os especialistas da JFA Consultoria em Benefícios. Nós estamos preparados para fazer essa análise, temos muitos anos de experiência avaliando cada detalhe importante para essa decisão. Ter especialistas em gestão de benefícios ao seu lado fará com que a empresa economize dinheiro e, ao mesmo tempo, consiga oferecer serviços médicos de qualidade aos seus colaboradores.

Para agendar uma conversa e contar com nosso apoio ao contratar o primeiro plano de saúde empresarial, clique aqui e envie uma mensagem!

Até a próxima!

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

ESPECIALISTASQuer falar com a JFA?
Nossa equipe de consultores e especialistas está pronta para lhe atender.

Atendimento
Seg – Sex: 9h00 – 18h00

JFA NAS REDESNossos Links Sociais
Acompanhe as redes sociais da JFA e fique por dentro das novidades.
ESPECIALISTASQuer falar com a JFA?
Nossa equipe de consultores e especialistas está pronta para lhe atender.

Atendimento
Seg – Sex: 9h00 – 18h00

JFA NAS REDESNossos Links Sociais
Acompanhe as redes sociais da JFA e fique por dentro das novidades.

2020 JFA Consultoria – Todos os direitos reservados

2020 JFA Consultoria – Todos os direitos reservados