Preparação para a cirurgia bariátrica exige muitos cuidados

20 de maio de 2020

O plano de saúde possibilita a realização de procedimentos cirúrgicos mais complexos, que são inviáveis financeiramente para a maior parte da população brasileira. Um exemplo é a redução de estômago, que exige meses de consultas e exames, antes e depois da operação. A preparação para a cirurgia bariátrica envolve muitos cuidados e um intenso acompanhamento médico, como vamos demonstrar neste artigo.

No Brasil, uma em cada 5 pessoas é obesa. Se a sua empresa tem 30 colaboradores, provavelmente seis deles estão bem acima do peso. O excesso de gordura, principalmente na região abdominal, é fator responsável pelo surgimento de inúmeras doenças crônicas, como diabetes, e aumenta consideravelmente os riscos de infarto. Com um plano de saúde empresarial, a companhia estimula os funcionários a buscarem apoio e melhorarem a qualidade de vida. Para oferecer esse benefício à equipe, clique aqui e converse com nossos consultores.

Aumenta a procura pela cirurgia bariátrica

Antes de explicar a preparação para a cirurgia bariátrica, é necessário mostrar como o interesse pelo procedimento cresceu nos últimos anos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), o número de pacientes atendidos aumentou 47% entre 2012 e 2018. Cerca de 10% das cirurgias foram feitas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e o restante na rede particular, geralmente com o uso do convênio médico.

Quais são as regras para fazer a cirurgia bariátrica?

A preparação para a cirurgia bariátrica começa, na verdade, com o descobrimento de algumas exigências. Não basta, apenas, estar acima do peso e querer fazer a operação. Foram estipuladas regras para que o procedimento seja oferecido para quem está preocupado com a saúde, e não exclusivamente com a parte estética. Caso contrário, não seria incomum que pessoas com apenas 10 ou 15 quilos a mais optassem pela redução do estômago ao invés de uma boa dieta aliada a exercícios físicos.

Na verdade, antes de recomendar a cirurgia bariátrica, o médico vai propor uma mudança alimentar drástica e o fim do sedentarismo, com a inclusão de atividades que vão se tornar mais intensas à medida que o paciente for perdendo peso. A redução de estômago é a segunda alternativa, ou seja, é apenas utilizada quando o tratamento inicial for mal sucedido ou o paciente estiver numa situação mais crítica.

A cirurgia bariátrica só pode ser feita por pessoas com mais de 16 anos de idade, com grau II ou III de obesidade, com Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 30 kg/m³. São casos chamados popularmente de obesidade mórbida, e em que o paciente sofre com uma ou mais doenças, como asma, aterosclerose, diabetes, apneia obstrutiva do sono, colesterol alto, hipertensão, insuficiência cardíaca e insuficiência respiratória.

Qual é a preparação para a cirurgia bariátrica?

Finalmente vamos detalhar a preparação para a cirurgia bariátrica, no caso de um paciente que cumpra todos os requisitos.

A redução de estômago é um procedimento invasivo e que, como toda cirurgia, oferece riscos, inclusive de morte! Por isso, o primeiro passo é fazer um checkup médico completo. Os resultados mostrarão quais desafios podem ser enfrentados na operação. O paciente também será avaliado psicologicamente, pois é comum sofrer de ansiedade nesse momento e ele deve estar com a cabeça em ordem. O que isso significa? Que esteja 100% seguro de sua decisão, conheça todos os riscos e saiba como será sua vida após a cirurgia.

Aliás, a preparação para a cirurgia bariátrica não está completa sem, justamente, planejar o futuro. O paciente deve ser acompanhado por uma equipe multidisciplinar, composta por nutricionista e fisioterapeuta. Os profissionais serão responsáveis por criar uma rotina de exercícios e uma dieta, que incluirá a reposição de sais minerais, vitaminas e outros nutrientes.

A preparação para a cirurgia bariátrica é só o começo!

Após a cirurgia bariátrica, serão necessários alguns meses de recuperação. A estimativa é que o paciente perca até 40% do peso inicial, e que sofra com náuseas e diarreias nas primeiras semanas. Será um período de muito acompanhamento médico e que exigirá bastante disciplina. Mas o resultado será um corpo mais saudável e uma sensação de bem-estar, de recomeço.

A JFA Consultoria em Benefícios oferece planos de saúde empresariais e, principalmente, realiza todo o operacional dos benefícios, deixando o RH livre para exercer suas atividades principais. Trabalhamos com todas as seguradoras e operadoras, de acordo com a sua necessidade. Clique aqui para conversar com nossos especialistas.

 

ESPECIALISTASQuer falar com a JFA?
Nossa equipe de consultores e especialistas está pronta para lhe atender.

Atendimento
Seg – Sex: 9h00 – 18h00

JFA NAS REDESNossos Links Sociais
Acompanhe as redes sociais da JFA e fique por dentro das novidades.
ESPECIALISTASQuer falar com a JFA?
Nossa equipe de consultores e especialistas está pronta para lhe atender.

Atendimento
Seg – Sex: 9h00 – 18h00

JFA NAS REDESNossos Links Sociais
Acompanhe as redes sociais da JFA e fique por dentro das novidades.

2020 JFA Consultoria – Todos os direitos reservados

2020 JFA Consultoria – Todos os direitos reservados