Novas coberturas do plano de saúde entram em vigor

23 de junho de 20210

O rol da ANS (Agência Nacional de Saúde) traz novas coberturas do plano de saúde normalmente a cada dois anos. A última atualização foi feita em 1º de abril de 2021, provocando várias mudanças. Com essas alterações, os planos podem negar a cobertura ou então cobrar a mais pela despesa dos novos procedimentos – e, certamente, novos procedimentos compõem o IVCMH (Índice de Variação de Custos Médicos e Hospitalares) que, por sua vez, incide sobre o percentual de reajuste dos planos de saúde.

A Resolução Normativa nº465/2021, que atualizou o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, incluiu na lista, que deve ser obrigatória a todos os planos de saúde privados, 50 novos medicamentos e 19 exames. Entre eles, estão 19 medicamentos de uso oral que cobrem 28 indicações para tratamento de vários tipos de câncer.

A lista divulgada pela ANS é extensa, mas cada nova inclusão tem grande importância para muitas pessoas que dependem de um plano de saúde para conseguir ter acesso a seus tratamentos. Para saber e entender quais foram essas mudanças que já entraram em vigor, leia o artigo até o final. Se tiver qualquer dúvida, pode clicar aqui e enviar uma mensagem.

Novas coberturas do plano de saúde: quais foram as mudanças?

As principais mudanças englobam a adição de novos tipos de exame e medicamentos que devem ser cobertos. Agora 17 remédios imunobiológicos para tratamento de doenças inflamatórias, crônicas e autoimunes fazer parte do plano. Procedimentos para diagnóstico de câncer de pulmão e tuberculose também foram adicionados, assim como terapia e cirurgia de coração.

Alguns exemplos de medicamentos para tratamento de câncer que agora entraram no Rol de Procedimentos são:

– Mama: Abemaciclibe, Ribociclibe e Palbociclibe;

– Pulmão: Alectinibe, Esilato de nintedanibe e Osimertinibe;

– Rins: Cabozantinibe;

– Fígado: Regorafenibe e Lenvatinibe;

– Próstata: Apalutamida e Enzalutamida.

Saiba tudo sobre as novas coberturas do plano de saúde.

Já as cirurgias agora irão cobrir coração, coluna cervical, hérnia de disco lombar e mandíbula. A pessoa segurada do plano de saúde ainda tem direito à cobertura de consultas com enfermeiro obstetra ou obstetriz.

Fora os acréscimos, entrou em vigor também uma ampliação em alguns procedimentos:

– Tomografia de coerência óptica agora cobre procedimentos de pacientes com glaucoma;

– Implante de monitor de eventos (Looper Implantável) agora foi ampliado para pacientes pós-acidente vascular cerebral ou ataque isquêmico;

– Transplante alogênico de medula óssea teve um alinhamento com as indicações feitas pelo Ministério da Saúde para transplantes de células tronco hematopoiéticas.

Para conhecer todos os detalhes desse novo Rol de Procedimentos, é preciso ler a resolução publicada pela ANS na íntegra. Você pode fazer isso ao clicar aqui. São várias particularidades que podem interessar ao segurado e às empresas que fazem planos corporativos.

Todos esses medicamentos e procedimentos incluídos são caros para serem pagos todo mês sem ajuda nenhuma. Segundo estudo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), o total gasto por famílias brasileiras em medicação chega a R$ 103 bilhões por ano.

Novas coberturas do plano de saúde são incluídas de dois em dois anos com o objetivo de poder tornar mais justo o acesso da população a esses medicamentos e procedimentos. Esse Rol de Procedimentos específico, com as novas coberturas já em vigor, é válido para os beneficiários que tenham contratado o plano de saúde a partir do dia 02 de janeiro de 1999.

contratar plano de saúde empresarial em São Paulo.

Novas coberturas do plano de saúde: o que isso muda nos planos empresariais?

Nada. As mudanças de cobertura são as mesmas para qualquer tipo de plano de saúde, corporativo ou não. A revisão periódica do plano de saúde empresarial é muito importante, já que ele está sempre sendo reajustado por diversos fatores, como a sinistralidade, a inflação médica (IVCMH), inclusão ou exclusão de pessoas e a falta de ações de conscientização para que os funcionários usem o plano de forma correta e somente em casos de necessidade.

Por isso, é importante que a empresa sempre faça uma revisão do plano de saúde corporativo que oferece aos funcionários. A JFA Consultoria em Benefícios faz uma análise anual de todos os planos atuais e encontra muitas inconsistências. Mas temos uma boa notícia para você: conseguimos oferecer planos mais baratos com cobertura semelhante em 93% dos casos.

Então você não precisa se preocupar em revisar seu plano de saúde corporativo e no final ter que pagar mais do que antes.

Porém, se você ainda não contratou um plano de saúde corporativo para sua empresa, faça isso agora mesmo! Uma empresa que mostra se preocupar com seus funcionários e oferece benefícios a eles é recompensada com mais produtividade, qualidade e fidelidade.

Invista na saúde e bem-estar de seus colaboradores. Ajude-os a conseguirem ter acesso a bons profissionais e tratamentos. Entre em contato agora mesmo e veja qual plano atende melhor as necessidades de seus colaboradores.

Melhor corretora de benefícios em São Paulo.

A JFA Consultoria em Benefícios consegue te ajudar

A JFA Consultoria em Benefícios é uma corretora especializada na venda e administração de planos de saúde empresariais, planos odontológicos, seguros de vida corporativos, previdência privada corporativa e vales (VT, VA e VR).

Temos ferramentas estratégicas e sistemas próprios para atuar como uma extensão do RH da empresa, verificando eventuais ameaças à sinistralidade e promovendo ações para conscientizar os colaboradores.

Para conhecer os produtos que oferecemos para empresas de todo o Brasil, clique aqui e mande uma mensagem!

 

Até a próxima!

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

ESPECIALISTASQuer falar com a JFA?
Nossa equipe de consultores e especialistas está pronta para lhe atender.

Atendimento
Seg – Sex: 9h00 – 18h00

JFA NAS REDESNossos Links Sociais
Acompanhe as redes sociais da JFA e fique por dentro das novidades.
ESPECIALISTASQuer falar com a JFA?
Nossa equipe de consultores e especialistas está pronta para lhe atender.

Atendimento
Seg – Sex: 9h00 – 18h00

JFA NAS REDESNossos Links Sociais
Acompanhe as redes sociais da JFA e fique por dentro das novidades.

2020 JFA Consultoria – Todos os direitos reservados

2020 JFA Consultoria – Todos os direitos reservados