Uma dúvida comum é sobre os motivos que fazem os custos do plano de saúde empresarial continuarem subindo. O reajuste do plano leva em consideração vários aspectos e muitos deles podem fazer com que esse aumento seja bem elevado. Por isso, é preciso prestar muita atenção nos hábitos dos usuários do convênio que fazem a sinistralidade disparar e, consequentemente, os valores pagos.
O plano de saúde corporativo é um dos benefícios mais comuns oferecido pelas empresas aos seus colaboradores. Mas as organizações não possuem o costume de se preparar para o impacto financeiro que esses custos podem trazer, principalmente quando aumentam constantemente.
De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), até 2019 57,9 milhões de brasileiros possuíam plano de saúde. 45,4% dessas pessoas tinham planos pagos total ou parcialmente pelo empregador.
Os custos do plano de saúde empresarial sobem constantemente e a empresa acaba tendo que se adequar a esses novos gastos que não estavam nos planos. Veja os principais motivos para esse aumento nos valores e como solucionar o problema.
Caso tenha dúvidas ao terminar a leitura, ficaremos feliz em conversar com você. Basta clicar aqui.
Custos do plano de saúde empresarial: uso inadequado do plano
Uma informação de muita importância para toda empresa que contrata o plano de saúde corporativo é que o custo do plano também sobe conforme ele é usado. Ou seja, se os colaboradores utilizam bastante o plano, ele vai, proporcionalmente, sofrer um reajuste com base nesse “consumo” dos serviços que ficarem acima do percentual acordado entre a empresa e a seguradora – normalmente 70% em relação aos valores pagos pela empresa.
Outro fator que também contribui para o aumento dos custos do plano de saúde empresarial: a falta de informação. É comum que as empresas não tenham conhecimentos sobre as políticas do benefício que estão contratando, e essa carência de informação pode literalmente custar caro.
A melhor estratégia para ser adotada nesses casos é a conscientização dos colaboradores quanto à utilização do plano. A empresa precisa incentivar o uso racional, ou seja, apenas em casos de verdadeira necessidade e/ou para a manutenção de uma boa saúde.
A empresa investe em ações preventivas de conscientização?
Um dos maiores erros de qualquer empresa é não investir em ações preventivas. Essas estratégias servem para fazer com que o colaborador desenvolva hábitos adequados.
Uma medida que pode ser adotada pela empresa nessa etapa é fazer o planejamento de programas de prevenção, como, por exemplo, dependência do álcool, cigarro e outros tipos de drogas.
Também pode estimular a prática de atividades físicas e a adoção de um cardápio mais saudável, sem tanta fritura e com redução dos doces. Acredite: por mais que os meios de comunicação mostrem há décadas a influência da má alimentação na deterioração da saúde, muita gente desconhece o problema. É comum encontrar trabalhadores que não saibam nada sobre colesterol ou diabetes.
Custos do plano de saúde empresarial: a inflação existe!
A inflação é uma grande influenciadora no aumento dos custos de um plano de saúde empresarial. Nesse caso, a inflação que faz esse aumento acontecer é a VCMH (Variação do Custo Médico Hospitalar).
Essa inflação se reflete em todos os serviços médicos, além também de refletir com a previsão de novos procedimentos autorizados pela ANS. Mas isso tem uma razão. A expectativa de vida do brasileiro tem ficado cada vez mais alta e a cada ano que passa os gastos com saúde aumentam. É claro que tudo isso acaba se refletindo no valor do plano de saúde.
O último VCMH foi calculado em 2020 e estava em 12,5%. É um índice que costuma chegar ao dobro do valor do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). Ou seja, no que diz respeito a esse fator, tanto faz se os seus funcionários usam muito ou pouco o plano. O custo vai aumentar de qualquer jeito, pois reflete uma realidade de todo o mercado.
Complicações na hora de contratar o plano também podem aumentar os custos!
O plano de saúde corporativo possui diversos detalhes e todos precisam ser bem observados e compreendidos na hora de realizar a contratação. O problema é que dificilmente isso acontece.
O contrato contém todas as informações relativas a procedimentos e seus valores, respectivamente. É fundamental que a empresa tenha entendido tudo corretamente, assim como todos os colaboradores.
Quando a empresa e o colaborador não entendem as informações contidas no contrato, e não agem de forma a respeitar o que foi estipulado, é comum que os custos aumentem muito.
Custos do plano de saúde empresarial: será que o plano escolhido é o ideal?
Antes de escolher o plano de saúde empresarial, é necessário pesquisar bastante e entender todos os detalhes que serão oferecidos pelo serviço. Depois, é fundamental analisar se o que está sendo oferecido irá atender as necessidades da empresa.
Então, se a empresa optar por um plano de saúde corporativo que não se enquadra na realidade dos colaboradores, com certeza os custos ficarão aumentando de forma inesperada.
Por isso, a melhor medida a ser tomada é garantir que o plano tenha exatamente o que o perfil da equipe da empresa precisa. Para isso, você pode contar com a assessoria da JFA Consultoria em Benefícios. Clique aqui e converse com um de nossos consultores.
Manter a sinistralidade baixa é muito importante!
A sinistralidade aumenta conforme os colaboradores utilizam o plano. Muitas vezes existem falhas no ambiente de trabalho que podem causar doenças. Por exemplo: a síndrome de Burnout afeta aproximadamente 30% dos trabalhadores brasileiros, segundo dados da International Stress Managemente Association (ISMA).
Essa é uma doença causada pelo estresse excessivo, bem como a sobrecarga no trabalho. A pessoa acaba sofrendo um esgotamento físico por ter que realizar atividades a mais do que consegue dar conta.
Então, ao perceber os sinais de que algum funcionário está passando por isso, assegure que ele terá ajuda médica. Se tiver vários passando pela mesma situação, comece a mudar o modo de funcionamento da empresa urgentemente.
É melhorando o ambiente de trabalho e os problemas trazidos por ele que se reduz a sinistralidade. E manter a sinistralidade baixa é o que ajuda a reduzir os custos do plano de saúde corporativo.
A JFA analisa o plano de saúde empresarial atual das empresas para encontrar inconsistências. Em 93% dos casos analisados, a JFA consegue diminuir os valores.
Na JFA Consultoria em Benefícios você consegue reduzir os custos!
A JFA Consultoria em Benefícios é uma consultoria moderna e que investe nas melhores tecnologias para atender as empresas. Com nosso apoio, você não precisa mais se preocupar, por exemplo, com a gestão dos atestados médicos e declarações. Temos uma ferramenta que recebe os atestados e detecta em segundos se existe qualquer inconsistência.
Quer saber mais sobre o que podemos oferecer ao seu negócio? Quer reduzir o tempo gasto com a gestão de benefícios?
Então clique aqui e envie uma mensagem! Será um prazer ajuda-lo!