A previdência privada para empresas tem sido um benefício muito procurado desde que a reforma previdenciária foi aprovada e entrou em vigor, em novembro de 2019. Contudo, ainda existem muitas dúvidas quanto ao funcionamento desse benefício.
Primeiramente, é necessário entender que a previdência privada funciona como uma segunda opção para as pessoas que desejam complementar o valor de sua aposentadoria futura que será fornecida pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
Por isso, as empresas começaram a investir na previdência privada como uma forma de atrair novos talentos para a equipe, além de conseguirem tranquilizar os colaboradores.
Continue lendo e entenda mais sobre o que é essa previdência privada para empresas, como ela funciona e quais são as regras.
Se ao final da leitura ainda tiver alguma dúvida sobre o assunto, fique à vontade para entrar em contato conosco. Basta clicar aqui e mandar uma mensagem.
Previdência privada para empresas: o que é?
Esse é um modelo de previdência que as empresas podem oferecer aos colaboradores como um benefício. O plano pode ser tanto averbado quanto instituído.
A empresa pode optar entre um plano de previdência privada empresarial averbado ou instituído. No primeiro, apenas o colaborador faz a contribuição. Ou seja, a empresa oferece o plano para os funcionários e não coloca uma contrapartida mas, mesmo assim, o colaborador terá vantagens. Melhores condições comerciais do que encontraria como pessoa física em qualquer seguradora ou banco e a possibilidade de ter o desconto diretamente no seu holerite, o que, dependendo de seu salário, fará com que tenha uma menor retenção de Imposto de Renda.
Já no plano instituído a contribuição é conjunta. O colaborador entra com uma porcentagem de seu salário e o empregador escolhe a porcentagem com a qual deseja contribuir.
O empregador também pode optar por determinar um limite de contribuição na previdência dos funcionários, de forma que esse valor esteja de acordo com a situação financeira da empresa.
Os aportes mensais do plano de previdência privada empresarial feitos pela empresa são classificados como gastos dedutíveis para Imposto de Renda com Contribuição Social sobre Lucro Líquido. A dedução pode chegar a 34%.
De acordo com a FenaPrevi (Federação Nacional de Previdência Privada e Vida), os planos empresariais equivalem a 23,5% do total de planos coletivos de previdência privada.
Esse benefício corporativo é visto como uma preocupação que o empregador possui em relação à vida financeira de seus colaboradores, já que esse fundo se torna uma reserva a longo prazo.
Quais são as regras da previdência privada para empresas?
O valor que foi aportado pelo colaborador pode ser sacado quando ele quiser, contanto que seja respeitada a carência de 60 dias contados a partir do primeiro depósito. Porém, o valor contribuído pelo empregador tem um tempo diferente para ser sacado.
O período varia de acordo com cada empresa e com as regras de cada plano, chamadas de vesting, que são definidas no contrato realizado entre empregador e funcionário. O prazo costuma ser entre 2 e 10 anos de período de trabalho do colaborador. É muito utilizado para reter e atrair talentos, assim como também pode ser usado em caso de um PDV.
O benefício também pode ser recebido em outros dois casos: quando o colaborador pede dispensa ou quando há uma rescisão de contrato.
A empresa pode estabelecer critérios para o saque do dinheiro. Por exemplo:
– Com até 5 anos de trabalho na corporação poderá retirar 100% de sua contribuição individual, mas apenas 50% do valor contribuído pela empresa;
– Entre 5 e 10 anos de trabalho na corporação poderá retirar 100% de sua contribuição individual, mas apenas 75% do valor contribuído pela empresa;
– Com mais de 10 anos de trabalho na corporação poderá retirar todo o valor investido em seu fundo de previdência.
Qual a vantagem deste convênio para os colaboradores?
Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), apenas 1% das pessoas aposentadas são independentes. 46% dependem dos parentes, 28% precisam de ações de caridade para sobreviver e outros 25% não param de trabalhar.
Ou seja, é possível perceber como há uma grande dificuldade para a população conseguir se manter apenas com a aposentadoria que recebem do INSS. É por isso que a previdência privada surge como uma grande e ótima solução.
A previdência privada corporativa aparece como uma alternativa para um futuro tranquilo, estável, o que alivia a preocupação dos colaboradores quanto a situação financeira deles.
Qual a vantagem do plano de previdência privada corporativo para empresas?
Umas das principais vantagens para a empresa está no ponto de vista de atração, retenção e premiação do colaborador, além do aspecto fiscal. A empresa pode também estipular metas coletivas, e premiar os colaboradores através da previdência, obedecendo as regras que o produto estabelece.
Além disso, a produtividade de uma empresa pode sofrer interferências quando o colaborador apresenta muitas preocupações externas, como o estresse com questões financeiras.
Quando o benefício da previdência privada empresarial é oferecido, é possível diminuir a preocupação com o dinheiro, e isso, consequentemente, é um fator de impacto no aumento na produtividade.
Contrate agora mesmo este benefício!
O plano de previdência privada corporativo pode ser contratado agora mesmo.
Entre em contato e vamos mostrar as melhores opções do mercado, de acordo com as necessidades da sua empresa e dos seus funcionários. Clique aqui para enviar uma mensagem!
A JFA Consultoria em Benefícios é uma corretora especializada na venda e administração de planos de saúde empresariais, planos odontológicos, seguros de vida corporativos, previdência privada corporativa e vales (VT, VA e VR).
Estamos aguardando o seu contato!
Até a próxima!