Gestão de atestados médicos pode ser mais simples, ágil e segura!

8 de setembro de 20210

Você sabia que a gestão de atestados médicos pode ser feita de forma bem mais simples, sem que o setor de Recursos Humanos de sua empresa tenha tanto trabalho?

Empresas de médio e grande porte enfrentam um desafio em comum: gerenciar os atestados médicos que recebem diariamente de seus funcionários. Isso porque é muito comum que eles faltem para ir ao médico, ou para acompanhar os filhos, os pais ou cônjuges na consulta.

Logo, o RH fica com a responsabilidade de checar se os atestados possuem alguma irregularidade, o que leva bastante tempo e não é uma tarefa fácil, além de ter que seguir regras e parâmetros determinados pela convecção coletiva e sindicato da categoria.

De acordo com um levantamento feito pela Fecomércio (Federação do Comércio do Estado de Goiás), aproximadamente 30% dos atestados médicos emitidos no país são falsos. É algo bem fácil de se conseguir porque basta apenas entrar na internet e comprar o documento, pagando um valor quase insignificante.

Então, imagina só como é difícil receber vários atestados todos os dias e depois ter que checar as informações um por um para validar… O RH fica sobrecarregado.

Mas a JFA tem uma ótima solução para tirar todo o peso de cima dos ombros do RH: nós te oferecemos um software que verifica todas as informações presentes no atestado em poucos segundos.

Continue a leitura para entender mais sobre esse sistema. E se, ao fim da leitura, você tiver qualquer dúvida, clique aqui e envie uma mensagem.

Sistema de gestão de atestados médicos barato e eficiente.

Gestão de atestados: quais informações devem estar presentes em um atestado?

O atestado médico é um documento que comprova o estado de saúde do colaborador e a necessidade de ele ser afastado do trabalho por um período.

O tempo de afastamento pode variar, sendo de apenas um dia ou alcançando prazos maiores, conforme a complexidade do problema de saúde do funcionário.

O documento deve apresentar as seguintes informações:

– Nome completo e número do CRM do médico;

– Quantidade total de dias que o funcionário ficará afastado;

– Data e hora em que o atestado foi emitido;

– Carimbo e assinatura do profissional de saúde.

Esses pontos são muito importantes na hora de analisar o documento para saber se ele possui alguma irregularidade.

Vale mencionar que existem diversos tipos de atestados, como o Atestado por Acidente de Trabalho, por Doença, por Óbito, por Comparecimento e muitos outros.

Consultoria em gestão de benefícios para empresas com mais de 30 vidas.

Quando esse documento deve ser apresentado pelo funcionário?

O atestado é um direito legal de todo trabalhador com carteira assinada. Caso o documento esteja regular, a empresa precisa aceitá-lo e abonar a falta.

O funcionário deve apresentar o atestado médico nas seguintes situações:

– Casos de doença comprovada;

– Casos de doação de sangue de forma voluntária com comprovação (aqui só é permitido uma falta a cada um ano de trabalho);

– Nos casos em que precise acompanhar sua companheira em consultas médicas ou exames durante a gestação (serão permitidas apenas duas faltas);

– Caso precise acompanhar os filhos em consultas médicas (é possível abonar apenas uma falta por ano);

– Em casos de realização de exames de prevenção ao câncer mediante comprovação (podendo ter três faltas por ano).

ferramenta de apoio ao rh de grandes empresas.

Gestão de atestados: o que fazer quando eles forem falsos?

Infelizmente, é comum que alguns funcionários ajam de má-fé, usando documentos falsos para justificar a ausência ao trabalho em situações que não tinham nenhuma relação com a saúde.

Em algumas circunstâncias, é possível perceber que o atestado médico apresentado à empresa é falsificado apenas observando a atitude do colaborador. Já em outras, basta analisar as informações contidas no documento. Mas é importante lembrar que PERCEBER não é suficiente. Para tomar qualquer atitude, a empresa precisa PROVAR a irregularidade.

Assim que a falsidade do atestado for reconhecida, o empregador pode demitir o funcionário por justa causa por motivo de falta grave cometida.

Existem alguns sinais que podem ajudar a identificar um atestado falso, como:

– Documento que não tenha as informações sobre o médico que fez a emissão;

– Ausência da razão de afastamento;

– Contradições nos dados sobre a clínica ou hospital;

– Rasuras na data em que o funcionário foi atendido ou no número de dias que ele deve ficar afastado;

– Sinal de falsificação na assinatura ou carimbo do médico.

Dica para prestar atenção na hora de conferir as informações do documento!

Conferir quem emitiu o atestado médico é muito importante. Por isso, é fundamental compreender quais profissionais podem emitir esse documento.

Segundo a legislação, qualquer médico que estiver registrado do CFM (Conselho Federal de Medicina) pode emitir um atestado.

O cirurgião-dentista também pode fazer a emissão desse documento, desde que o motivo de afastamento tenha relação com a atividade que exerce.

plano de saúde empresarial barato em São Paulo.

Gestão de atestados: a JFA facilita todo o processo!

Depois de conferir todas as informações que nós te apresentamos, com certeza ficou ainda mais claro como a gestão de atestados é uma tarefa complexa e que leva muito tempo.

Não é só isso: para ter certeza de que os documentos não possuem nenhuma irregularidade, o RH precisa passar horas verificando cada informação contida neles. É muito tempo perdido!

Mas o software utilizado pela JFA Consultoria em Benefícios faz todo o processo de checagem das informações para identificar qualquer erro, assim como um dashboard completo para que possa, efetivamente, verificar absenteísmo, plantas com maiores solicitações, médicos mais recorrentes, e por aí vai.

É um sistema inteligente, ágil e seguro. Basta o funcionário fotografar o atestado com o seu celular e nos mandar. O programa irá analisar:

– Se o nome do médico está correto;

– Se o CID (Classificação Internacional de Doenças) está certo;

– Se o CRM “bate” com quem assina;

– Se o documento foi entregue dentro do prazo estipulado pela empresa.

Além disso, oferecemos integração com sistema de gestão de sinistralidade onde, em conjunto com o RH, poderemos atuar para uma gestão 360o em relação à saúde de seus colaboradores.

Para que fazer sua equipe do RH ficar sofrendo para checar essas informações quando nós te entregamos a solução perfeita?

Entre em contato conosco agora mesmo clicando aqui e comece a facilitar a gestão de atestados da sua empresa!

Na JFA Consultoria em Benefícios você consegue fazer uma gestão de atestados mais eficiente!

A JFA Consultoria em Benefícios é uma corretora especializada na venda e administração de planos de saúde empresariais, planos odontológicos, seguros de vida corporativos, previdência privada corporativa e vales (VT, VA e VR).

Para conhecer os produtos que oferecemos para empresas de todo o Brasil, clique aqui e mande uma mensagem!

Até a próxima!

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

ESPECIALISTASQuer falar com a JFA?
Nossa equipe de consultores e especialistas está pronta para lhe atender.

Atendimento
Seg – Sex: 9h00 – 18h00

JFA NAS REDESNossos Links Sociais
Acompanhe as redes sociais da JFA e fique por dentro das novidades.
ESPECIALISTASQuer falar com a JFA?
Nossa equipe de consultores e especialistas está pronta para lhe atender.

Atendimento
Seg – Sex: 9h00 – 18h00

JFA NAS REDESNossos Links Sociais
Acompanhe as redes sociais da JFA e fique por dentro das novidades.

2020 JFA Consultoria – Todos os direitos reservados

2020 JFA Consultoria – Todos os direitos reservados