Você sabia que a gestão de atestados médicos pode ser feita de forma bem mais simples, sem que o setor de Recursos Humanos de sua empresa tenha tanto trabalho?
Empresas de médio e grande porte enfrentam um desafio em comum: gerenciar os atestados médicos que recebem diariamente de seus funcionários. Isso porque é muito comum que eles faltem para ir ao médico, ou para acompanhar os filhos, os pais ou cônjuges na consulta.
Logo, o RH fica com a responsabilidade de checar se os atestados possuem alguma irregularidade, o que leva bastante tempo e não é uma tarefa fácil, além de ter que seguir regras e parâmetros determinados pela convecção coletiva e sindicato da categoria.
De acordo com um levantamento feito pela Fecomércio (Federação do Comércio do Estado de Goiás), aproximadamente 30% dos atestados médicos emitidos no país são falsos. É algo bem fácil de se conseguir porque basta apenas entrar na internet e comprar o documento, pagando um valor quase insignificante.
Então, imagina só como é difícil receber vários atestados todos os dias e depois ter que checar as informações um por um para validar… O RH fica sobrecarregado.
Mas a JFA tem uma ótima solução para tirar todo o peso de cima dos ombros do RH: nós te oferecemos um software que verifica todas as informações presentes no atestado em poucos segundos.
Continue a leitura para entender mais sobre esse sistema. E se, ao fim da leitura, você tiver qualquer dúvida, clique aqui e envie uma mensagem.
Gestão de atestados: quais informações devem estar presentes em um atestado?
O atestado médico é um documento que comprova o estado de saúde do colaborador e a necessidade de ele ser afastado do trabalho por um período.
O tempo de afastamento pode variar, sendo de apenas um dia ou alcançando prazos maiores, conforme a complexidade do problema de saúde do funcionário.
O documento deve apresentar as seguintes informações:
– Nome completo e número do CRM do médico;
– Quantidade total de dias que o funcionário ficará afastado;
– Data e hora em que o atestado foi emitido;
– Carimbo e assinatura do profissional de saúde.
Esses pontos são muito importantes na hora de analisar o documento para saber se ele possui alguma irregularidade.
Vale mencionar que existem diversos tipos de atestados, como o Atestado por Acidente de Trabalho, por Doença, por Óbito, por Comparecimento e muitos outros.
Quando esse documento deve ser apresentado pelo funcionário?
O atestado é um direito legal de todo trabalhador com carteira assinada. Caso o documento esteja regular, a empresa precisa aceitá-lo e abonar a falta.
O funcionário deve apresentar o atestado médico nas seguintes situações:
– Casos de doença comprovada;
– Casos de doação de sangue de forma voluntária com comprovação (aqui só é permitido uma falta a cada um ano de trabalho);
– Nos casos em que precise acompanhar sua companheira em consultas médicas ou exames durante a gestação (serão permitidas apenas duas faltas);
– Caso precise acompanhar os filhos em consultas médicas (é possível abonar apenas uma falta por ano);
– Em casos de realização de exames de prevenção ao câncer mediante comprovação (podendo ter três faltas por ano).
Gestão de atestados: o que fazer quando eles forem falsos?
Infelizmente, é comum que alguns funcionários ajam de má-fé, usando documentos falsos para justificar a ausência ao trabalho em situações que não tinham nenhuma relação com a saúde.
Em algumas circunstâncias, é possível perceber que o atestado médico apresentado à empresa é falsificado apenas observando a atitude do colaborador. Já em outras, basta analisar as informações contidas no documento. Mas é importante lembrar que PERCEBER não é suficiente. Para tomar qualquer atitude, a empresa precisa PROVAR a irregularidade.
Assim que a falsidade do atestado for reconhecida, o empregador pode demitir o funcionário por justa causa por motivo de falta grave cometida.
Existem alguns sinais que podem ajudar a identificar um atestado falso, como:
– Documento que não tenha as informações sobre o médico que fez a emissão;
– Ausência da razão de afastamento;
– Contradições nos dados sobre a clínica ou hospital;
– Rasuras na data em que o funcionário foi atendido ou no número de dias que ele deve ficar afastado;
– Sinal de falsificação na assinatura ou carimbo do médico.
Dica para prestar atenção na hora de conferir as informações do documento!
Conferir quem emitiu o atestado médico é muito importante. Por isso, é fundamental compreender quais profissionais podem emitir esse documento.
Segundo a legislação, qualquer médico que estiver registrado do CFM (Conselho Federal de Medicina) pode emitir um atestado.
O cirurgião-dentista também pode fazer a emissão desse documento, desde que o motivo de afastamento tenha relação com a atividade que exerce.
Gestão de atestados: a JFA facilita todo o processo!
Depois de conferir todas as informações que nós te apresentamos, com certeza ficou ainda mais claro como a gestão de atestados é uma tarefa complexa e que leva muito tempo.
Não é só isso: para ter certeza de que os documentos não possuem nenhuma irregularidade, o RH precisa passar horas verificando cada informação contida neles. É muito tempo perdido!
Mas o software utilizado pela JFA Consultoria em Benefícios faz todo o processo de checagem das informações para identificar qualquer erro, assim como um dashboard completo para que possa, efetivamente, verificar absenteísmo, plantas com maiores solicitações, médicos mais recorrentes, e por aí vai.
É um sistema inteligente, ágil e seguro. Basta o funcionário fotografar o atestado com o seu celular e nos mandar. O programa irá analisar:
– Se o nome do médico está correto;
– Se o CID (Classificação Internacional de Doenças) está certo;
– Se o CRM “bate” com quem assina;
– Se o documento foi entregue dentro do prazo estipulado pela empresa.
Além disso, oferecemos integração com sistema de gestão de sinistralidade onde, em conjunto com o RH, poderemos atuar para uma gestão 360o em relação à saúde de seus colaboradores.
Para que fazer sua equipe do RH ficar sofrendo para checar essas informações quando nós te entregamos a solução perfeita?
Entre em contato conosco agora mesmo clicando aqui e comece a facilitar a gestão de atestados da sua empresa!
Na JFA Consultoria em Benefícios você consegue fazer uma gestão de atestados mais eficiente!
A JFA Consultoria em Benefícios é uma corretora especializada na venda e administração de planos de saúde empresariais, planos odontológicos, seguros de vida corporativos, previdência privada corporativa e vales (VT, VA e VR).
Para conhecer os produtos que oferecemos para empresas de todo o Brasil, clique aqui e mande uma mensagem!
Até a próxima!