Inclusão e exclusão de beneficiários do plano de saúde empresarial!

22 de setembro de 20210

A inclusão e exclusão de beneficiários do plano de saúde corporativo é um assunto que costuma gerar grandes dúvidas em todas as empresas. Dependendo da operadora do plano de saúde que foi contratada, o processo pode ser demorado. Ainda mais se a sua empresa não contar com uma parceira em benefícios que faça toda a operacionalização e administração do convênio médico, como a JFA Consultoria em Benefícios.

No artigo de hoje, vamos te explicar todas as regras para inclusão e exclusão de beneficiários, e abordar outro ponto muito importante: a conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados. Os procedimentos de acrescentar ou tirar beneficiários do plano de saúde estão sendo feitos de maneira segura na sua empresa? Não existe nenhuma ameaça de vazamento de informações e/ou documentos pessoais?

De acordo com uma pesquisa realizada a pedido do MIT (Massachusetts Institute of Technology), o Brasil teve um aumento de 439% no vazamento de dados só em 2019. Nem sempre esse desvio de informações é feito por criminosos virtuais. Na verdade, na maioria das situações a culpa é da falta de atenção dos funcionários que lidam com os dados ou da própria empresa, que utiliza métodos ultrapassados e ineficientes para transmitir informações sigilosas. Por exemplo, o e-mail.

Mas daqui a pouco falaremos disso. Vamos começar com as regras de inclusão e exclusão de beneficiários. Leia o artigo com atenção e, caso tenha qualquer dúvida, clique aqui e mande sua mensagem.

Saiba tudo sobre inclusão e exclusão de beneficiários do plano de saúde.

Inclusão e exclusão de beneficiários: quais são os processos de movimentação do plano?

A movimentação dentro dos planos de saúde empresariais se refere ao processo de incluir, excluir ou alterar os dados de algum beneficiário.

Tanto as regras quanto as situações variam conforme a natureza das operações. Confira como funciona:

1- Processo de inclusão

Incluir uma pessoa no plano de saúde empresarial significa permitir seu acesso a serviços como consultas, exames, procedimentos e internações. A empresa oferece esse benefício aos seus colaboradores e a dependentes como cônjuge e filhos.

É essencial lembrar que, caso o plano seja voltado para mais de 30 vidas, a operadora não exigirá um período de carência para o funcionário e seus dependentes.

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2- Processo de exclusão

Excluir uma pessoa do plano de saúde empresarial significa anular o acesso dela ao benefício como colaboradora ou dependente. Essa situação ocorre quando o funcionário é desligado da empresa ou, infelizmente, vem a óbito.

Ou então, pode ser por pedido do funcionário, o que costuma acontecer quando ele decide contratar um plano de saúde diferente por conta própria.

No caso de exclusão de beneficiários, o processo deve ser feito até a data limite do próximo faturamento. Do contrário, o colaborador ficará ativo até chegar a nova data de corte.

O método de cobrança varia de acordo com cada operadora. Algumas cobram proporcionalmente à data, outras o mês inteiro.

3- Processo de alteração

Fazer uma alteração no plano de saúde empresarial significa modificar qualquer informação cadastral que a organização forneceu para a operadora, referentes aos colaboradores, dependentes ou à própria empresa.

Entre as modificações mais comuns, estão: alteração de endereço, correção de nome próprio, data de nascimento, data de admissão, entre outros.

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O processo é o mesmo em toda operadora?

Não, esses processos costumam variar de acordo com cada operadora e o porte da empresa.

O padrão geral para solicitar o processo de movimentação é mediante documento, mas cada operadora, de acordo com o número de vidas no plano da empresa, adapta conforme o seu sistema.

Os principais documentos para cada tipo de movimentação são:

– Inclusão: ficha de inclusão, RG, declaração pessoal de saúde, comprovante de vínculo com a empresa;

– Alteração: difere segundo o intuito. Por exemplo, para correção de nome próprio é necessário um documento pessoal, como RG ou CNH;

– Exclusão: CPF, formulário de cancelamento, os três últimos holerites, contrato de rescisão.

Inclusão e exclusão de beneficiários: regras extras

As regras mudam quando a inclusão é relativa a beneficiários que fazem parte do regime PJ (Pessoa Jurídica).

Algumas operadoras nem permitem que a empresa inclua PJ no plano de saúde corporativo. Contudo, quando autorizado, a maior diferença estará nos documentos exigidos. Nesse caso, será necessário o cartão CNPJ (para colaboradores) ou contrato social (para sócios), assim como notas fiscais emitidas pelo prestador de serviço.

Também é possível fazer a chamada inclusão retroativa, válida apenas nesse processo de movimentação do plano e nem sempre aceita pelas operadoras! Para fazer essa inclusão, existe um limite de 30 dias após o funcionário ser admitido na empresa.

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Cuidado com o vazamento de dados: conte com a JFA!

Você agora já conferiu quais são algumas regras para a inclusão e exclusão dos beneficiários no plano de saúde empresarial. Deve, até o momento, ter percebido como a empresa precisa lidar o tempo todo com o compartilhamento de dados com a operadora sobre seus colaboradores e dependentes.

Na maior parte das vezes, os documentos e informações são todos enviados por e-mail, um método rápido, mas nem um pouco seguro!

É muito fácil clicar em uma mensagem falsa, geralmente enviada por hackers, e acabar baixando no computador um vírus que irá liberar o acesso dos criminosos às informações.

Contudo, isso não tem chances de acontecer se a sua parceira de benefícios for a JFA. Respeitando a LGPD e pensando numa forma de reduzir o risco do vazamento de dados, toda a comunicação com nossos clientes é feita através de um portal.

Dentro desse portal estão armazenados todos os dados relativos aos funcionários, atestados, convênios e sinistralidade. É 100% seguro já que só os gestores das empresas e nossos colaboradores autorizados possuem acesso!

Ao usar nosso portal, você tem praticidade, eficiência e segurança! Não é preciso fazer a troca de dados utilizando outros meios. Criamos um portal específico para a sua empresa!

Quer tornar todo esse processo de movimentação do plano de saúde empresarial mais ágil e simplificado? Conte com a automação que a JFA oferece! Clique aqui e nos envie uma mensagem.

Na JFA Consultoria em Benefícios você automatiza o processo de movimentação do plano de saúde empresarial!

A JFA Consultoria em Benefícios é uma corretora especializada na venda e administração de planos de saúde empresariais, planos odontológicos, seguros de vida corporativos, previdência privada corporativa e vales (VT, VA e VR).

Para conhecer os produtos que oferecemos para empresas de todo o Brasil, clique aqui e mande uma mensagem!

Até a próxima!

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