NOVAS TECNOLOGIAS PARA UM MUNDO NOVO

12 de junho de 2020

A Covid-19 provocou mudanças urgentes e imediatas em nosso estilo de vida, e continuará estimulando transformações por muito tempo. Mesmo quando a pandemia for controlada e ninguém mais estiver em quarentena, a rotina será bem diferente. Até inventarem uma vacina que seja produzida e distribuída em larga escala, ainda teremos que nos proteger, usando máscaras, passando álcool em gel nas mãos e mantendo algum distanciamento das outras pessoas. Novas tecnologias vão nos auxiliar na transição para este cenário bem diferente.

E as empresas têm apostado que a maior parte destas novas tecnologias evitará o uso do dedo. É o que está sendo chamado de “tecnologia sem toque”. É porque muitos hábitos comuns desaparecerão. Por exemplo: ninguém mais vai apertar o botão para abrir a cancela do estacionamento do shopping center. Digitar a senha na maquininha de cartão também será arriscado. São pelo menos 4 números e a tecla de confirmação, ou seja, 5 chances de tocar em algo infectado.

Novas tecnologias por aproximação

Em breve, tudo isso será feito por aproximação. Ao parar o carro na cancela, o ticket sairá automaticamente da máquina. E os pagamentos serão feitos sempre pelo telefone celular.

São duas tecnologias que já existem, porém o uso será muito intensificado a partir de agora. Tem havido, inclusive, um aumento significativo na quantidade de downloads de aplicativos que permitem o pagamento de qualquer serviço pelo smartphone.

Circuito interno de segurança

Duas das novas tecnologias previstas aproveitarão uma estrutura antiga. As câmeras de segurança das empresas serão adaptadas para medir a distância entre os funcionários. É bom lembrar que, mesmo com o retorno ao trabalho, ainda teremos que ficar longe uns dos outros.

Os circuitos internos mais modernos podem receber uma melhoria: serão aperfeiçoados para que façam o reconhecimento facial mesmo que as pessoas estejam usando máscaras de proteção contra o novo coronavírus.

Câmeras térmicas

Uma tecnologia mais cara e, portanto, que não deve se popularizar tão cedo é o uso de câmeras térmicas. O recurso já foi comprado e instalado por grandes empresas, como a Petrobrás e a Vale. As câmeras são capazes de identificar as variações de temperatura e se algum funcionário está com febre.

É um outro exemplo de tecnologia sem toque que será muito útil para identificar possíveis casos de coronavírus, oferecer atendimento médico imediato e afastar o risco de proliferação dentro da companhia.

Identificação facial

Há alguns anos os bancos sofisticaram seus sistemas de segurança e passaram a cadastrar as digitais dos clientes. Para sacar dinheiro no caixa eletrônico ou fazer qualquer outra operação, é necessário colocar o dedo no leitor. Com a Covid-19, esta tecnologia passou a ser inútil. Além de estarmos com as mãos mais ressecadas e, em diversos casos, a máquina não aceitar nossa digital, trata-se de um meio de contaminação.

As instituições bancárias estão se organizando rapidamente e planejando um alto investimento para trocar o reconhecimento pela impressão digital por um sistema de identificação facial. Em breve, os correntistas deverão ser convocados para registrarem os seus rostos.

Educação online

O mercado de educação à distância já vinha crescendo no Brasil. Mas as novas tecnologias permitiram que até escolas pequenas e profissionais liberais gravassem e disponibilizassem custos no formato online. A estimativa é de que entre 20% e 30% dos profissionais não voltarão ao escritório, e passarão a trabalhar em home office mesmo depois que a pandemia acabar.

Sem perder tempo no trânsito e tendo condições de organizar melhor a agenda, estes trabalhadores conseguirão investir em novos conhecimentos, fazendo desde MBAs, cursos de violão e de culinária pela internet, até a possibilidade de aumentar a renda nessas duas a quatro horas livres que “ganharão”, pois não precisarão ficar no trânsito!

Novas tecnologias para o gerenciamento de equipe

Com os trabalhadores em home office, as empresas também estão investindo em recursos para gerenciar a equipe remotamente e garantir bons índices de produtividade.

Uma ferramenta que se popularizou durante a pandemia foi o Zoom, que permite videoconferências com centenas de participantes, inclusive de forma gratuita, dependendo da quantidade de tempo que utilizará.

Já o Trello tem sido o aplicativo de gestão de projetos mais utilizado, por sua praticidade e, também, por ser gratuito.

JFA Consultoria em Benefícios

A JFA Consultoria em Benefícios também auxilia as empresas neste momento de transição. Oferecemos tecnologias e estratégias para reduzir o custo do plano de saúde e demais benefícios sem que os colaboradores percam qualidade na cobertura. E o RH ainda ganha em questões operacionais, pois realizamos toda a administração dos benefícios.

A estimativa das autoridades médicas é de que a pandemia provoque um aumento nos problemas de saúde mental, como ansiedade, depressão e síndrome de Burnout. Isso se refletirá em mais consultas e exames, gerando um impacto profundo no caixa da empresa, assim como um aumento na demanda do RH.

Para receber uma consultoria e avaliar seu atual plano de saúde empresarial e demais benefícios, clique aqui e converse com nossos consultores.

 

ESPECIALISTASQuer falar com a JFA?
Nossa equipe de consultores e especialistas está pronta para lhe atender.

Atendimento
Seg – Sex: 9h00 – 18h00

JFA NAS REDESNossos Links Sociais
Acompanhe as redes sociais da JFA e fique por dentro das novidades.
ESPECIALISTASQuer falar com a JFA?
Nossa equipe de consultores e especialistas está pronta para lhe atender.

Atendimento
Seg – Sex: 9h00 – 18h00

JFA NAS REDESNossos Links Sociais
Acompanhe as redes sociais da JFA e fique por dentro das novidades.

2020 JFA Consultoria – Todos os direitos reservados

2020 JFA Consultoria – Todos os direitos reservados