Seguro de vida ou previdência privada: o que é melhor?

25 de junho de 2018

Ter dúvidas é excelente sinal. Na JFA Consultoria em Benefícios, ficamos felizes quando clientes aparecem cheios de perguntas. Pois isso nos dá a oportunidade de explicar cada produto em detalhes e ajudá-los a tomar a melhor decisão. Uma questão comum é: é melhor fazer seguro de vida ou previdência privada? Olha, primeiro, você precisa contar quem é e falar sobre seus planos para que possamos te auxiliar. Cada pessoa tem necessidades e expectativas diferentes. Mas um ponto fundamental, que precisa ficar claro, é que os dois produtos não são similares, e sim complementares. Calma que nós vamos explicar!

SEGURO DE VIDA OU PREVIDÊNCIA PRIVADA

O seguro de vida é uma proteção para seus beneficiários: cônjuge, filhos, pais ou quem você destinar para receber o dinheiro após a sua morte. Claro que existem coberturas adicionais que possibilitam o resgate do valor ainda em vida, em caso de doenças graves (até para custear o tratamento), invalidez, renda por incapacidade, entre outros motivos. Mas o objetivo principal é garantir o conforto financeiro – próprio e de seus dependentes – em caso de eventualidade!

Já a previdência privada é uma proteção para você. É um investimento que será, provavelmente, utilizado em vida. Há algumas formas: em parcelas mensais (renda) a partir de uma data pré-definida, podendo ser temporária ou vitaliciamente, como um complemento da sua aposentadoria; de uma vez só, possibilitando a realização de um sonho; resgatando uma parte e transformando a outra parte em renda, entre outras possibilidades. O importante é que você pode fazer a opção a qualquer momento. Dá para montar uma pequena empresa para não ficar em casa parado. Ir viver sua melhor idade na praia, na serra, no campo ou em outro país. E é claro: se você morrer antes de resgatar o dinheiro, ele será destinado aos seus beneficiários (a quem você quiser definir como tal!), sem a necessidade de passar pelo inventário.

SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS

Deu para entender as principais semelhanças e diferenças entre seguro de vida ou previdência privada? Vamos reforçar!

São diferentes porque as coberturas dos seguros de vida têm o objetivo de amparo em eventualidades e a previdência tem como objetivo garantir estabilidade financeira no futuro.

São semelhantes porque garantem uma proteção financeira. Também são parecidos porque permitem, em situações extremas, que você use o seguro de vida e que seus familiares usem o dinheiro da previdência privada. Todo mundo ganha. Poupar, se prevenir e planejar o futuro são atitudes que só trazem benefícios.

QUESTÕES TRIBUTÁRIAS

Agora, quanto às questões tributárias, há algumas características que podem fazer sua balança pender para seguro de vida ou previdência privada.

As apólices de vida são isentas do Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doações (ITCMD), cuja alíquota varia de 4% a 8%, dependendo do estado. Já a previdência privada, em alguns lugares, pode ser “mordida” pelo ITCMD. É o caso de Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná.

Seguros de vida também não entram no imposto de renda. Porém, os planos de Previdência privada, que são investimentos financeiros, não são isentos do IR. Existem dois tipos de planos, o PGBL e o VGBL, sobre os quais já falamos aqui no blog.

AFINAL, O QUE FAZER?

Seguro de vida ou previdência privada? A resposta, finalmente, é: faça ambos! Como dissemos no começo do artigo, são produtos complementares. Pense no seu futuro e cuide da sua família. Fale conosco para tirar suas dúvidas e escolher possibilidades que caibam no seu bolso e te deixem totalmente protegido!

ESPECIALISTASQuer falar com a JFA?
Nossa equipe de consultores e especialistas está pronta para lhe atender.

Atendimento
Seg – Sex: 9h00 – 18h00

JFA NAS REDESNossos Links Sociais
Acompanhe as redes sociais da JFA e fique por dentro das novidades.
ESPECIALISTASQuer falar com a JFA?
Nossa equipe de consultores e especialistas está pronta para lhe atender.

Atendimento
Seg – Sex: 9h00 – 18h00

JFA NAS REDESNossos Links Sociais
Acompanhe as redes sociais da JFA e fique por dentro das novidades.

2020 JFA Consultoria – Todos os direitos reservados

2020 JFA Consultoria – Todos os direitos reservados