CORONAVÍRUS NOS PLANOS DE SAÚDE: O QUE MUDA?

24 de março de 2020

A pandemia que colocou o mundo de quarentena e matou milhares de pessoas já transformou o Brasil. Comércios e colégios fechados, trabalhadores fazendo home office, ruas vazias. Parece que estamos num filme, mas é realidade… e das mais tristes. Nossos clientes têm enviado mensagens perguntando como serão tratados os casos de coronavírus nos planos de saúde.  Preparamos este artigo para esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto.

Coronavírus nos planos de saúde: exames de detecção

Desde o dia 13 de março, o exame para detecção do coronavírus faz parte do Rol de Procedimentos obrigatórios para beneficiários dos planos, de acordo com determinação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O teste deve ser oferecido para clientes de planos que incluam segmentação ambulatorial, hospitalar ou referência, sempre que haja pedido médico.

A cobertura do exame de coronavírus nos planos de saúde demonstra claramente a importância de possuir esse produto. Quem não tem um plano, nessas horas, conta apenas com o SUS, que possui excelentes profissionais, mas não é suficiente para atender a todos os pacientes.

Coronavírus nos planos de saúde: procedimentos cancelados

A pandemia também obrigou as operadoras de planos de saúde a cancelarem novas autorizações para exames e cirurgias que não são urgentes. A ideia é liberar espaço, médicos e equipamentos para o atendimento a pacientes infectados pelo coronavírus. Alguns exemplos do que não será autorizado por enquanto:

– Exames de mamografia

– Exames de colonoscopia

– Exames de endoscopia

Até mesmo exames e procedimentos que já estavam autorizados estão sendo remarcados. No entanto, algumas cirurgias foram mantidas. Exemplos:

– Câncer de mama

– Câncer de intestino

– Câncer de fígado

– Câncer de estômago

– Rotura de ligamento de joelhos

Resumindo, apenas em casos graves, em que o paciente corre o risco de morrer ou de ter um dano permanente, o procedimento é mantido ou autorizado.

Coronavírus nos planos de saúde: orientações da ANS

A Agência Nacional de Saúde Suplementar está orientando os beneficiários dos planos a ficarem em casa. A recomendação é ir ao hospital apenas em casos de urgência. A sugestão é para que o paciente se aconselhe com um médico ou entre em contato com sua operadora por telefone. Muitos diagnósticos podem ser feitos sem o contato presencial, e os profissionais podem orientar o tratamento à distância.

JFA Consultoria em Benefícios

A JFA Consultoria em Benefícios é uma corretora especializada em planos de saúde empresariais e na prestação de serviços às empresas, bem como aos seus colaboradores. Também ofereceremos seguros de vida, planos de previdência privada, planos odontológicos e benefícios como VT, VR e VA. Para falar com nosso time, basta só clicar aqui e mandar uma mensagem. Responderemos assim que for possível.

E já que está por aqui, que tal ler outros artigos do blog da JFA?

Você sabia que fazer exercícios traz mais felicidade do que ter dinheiro?

Quer aprender a não sofrer com a síndrome de Burnout?

Quer ver como benefícios flexíveis melhoram o engajamento dos colaboradores?

Então clique nos links!

 

 

 

 

 

ESPECIALISTASQuer falar com a JFA?
Nossa equipe de consultores e especialistas está pronta para lhe atender.

Atendimento
Seg – Sex: 9h00 – 18h00

JFA NAS REDESNossos Links Sociais
Acompanhe as redes sociais da JFA e fique por dentro das novidades.
ESPECIALISTASQuer falar com a JFA?
Nossa equipe de consultores e especialistas está pronta para lhe atender.

Atendimento
Seg – Sex: 9h00 – 18h00

JFA NAS REDESNossos Links Sociais
Acompanhe as redes sociais da JFA e fique por dentro das novidades.

2020 JFA Consultoria – Todos os direitos reservados

2020 JFA Consultoria – Todos os direitos reservados