Nova regra para atestados médicos: o que muda para a sua empresa?

2 de dezembro de 20210

A nova regra para atestados médicos entra em vigor ainda neste mês de dezembro. A resolução do Conselho Federal de Medicina busca combater fraudes. Mas o que será que isso muda para a sua empresa?

Os atestados médicos são documentos que o colaborador utiliza para comprovar a necessidade de se afastar do trabalho, sem sofrer qualquer prejuízo em seu salário.

Porém, frequentemente as empresas se deparam com atestados falsificados, fora das regras estipuladas pela empresa/sindicato e/ou demais inconsistências. Essa situação de fraude também é comum no INSS (Instituo Nacional do Seguro Social).

No Brasil, comprar atestados falsificados parece ser uma tarefa bem fácil. Em muitas capitais, quadrilhas agem livremente e vendem o documento por cerca de R$ 50,00. Se você mora em São Paulo e já foi à Praça da Sé, é praticamente impossível não ter visto alguém negociando o documento.

Não é à toa que os atestados médicos representam cerca de 30% dos documentos emitidos no Brasil, segundo dados levantados pela Fecomércio de Goiás.

Se você deseja entender melhor como essa mudança afeta a sua empresa, continue a leitura! Vamos te explicar tudo sobre a nova regra para atestados médicos e como fazer uma boa gestão destes documentos aí na sua empresa.

Caso tenha qualquer dúvida e precise conversar conosco, fique à vontade para entrar em contato. É só mandar uma mensagem clicando aqui.

nova regra para atestados médicos

Nova regra para atestados médicos: qual o objetivo?

No dia 26 de outubro, o Conselho Federal de Medicina divulgou a Resolução Nº 2.299, que deve entrar em vigor ainda neste mês de dezembro. A nova regra para atestados médicos tem como principal objetivo reduzir o número de fraudes, estabelecendo um padrão de assinatura digital seguro para a emissão de atestados, receitas e pedidos de exame.

Todos os documentos eletrônicos que forem emitidos deverão ser feitos com a utilização do modelo de assinatura digital ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas), o que garante muito mais autenticidade para o atestado.

Ou seja, o médico emite o atestado para o funcionário da empresa digitalmente. Esse documento poderá ser validado de duas formas diferentes:

– Através de um validador próprio do CFM;

– Pelo ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação).

Para você entender como casos de fraude são muito comuns, confira estes exemplos:

1) A Unidade de Pronto Atendimento da cidade de Paranavaí, no Paraná, chegou a registrar um Boletim de Ocorrência alegando que atestados médicos falsos estavam sendo emitidos com o nome da unidade.

Uma empresa da cidade desconfiou dos documentos, após receber cerca de 20 atestados da mesma unidade. Quando entrou em contato com a UPA, eles comprovaram que eram falsificados.

2) Em Campo Grande, um homem vendia atestados falsos por R$ 10,00. Ele fazia todas as suas negociações por WhatsApp e recebia pagamento por pix.

plano de saúde empresarial

O que isso muda para a sua empresa na prática?

Antes dessa nova resolução do CFM, os profissionais de saúde podiam escolher livremente o padrão de assinatura digital. Com a mudança, os médicos devem seguir um modelo obrigatório.

Para sua empresa, a maior diferença está no fato de que, agora, as chances de fraude são quase nulas, já que todo o processo de validação do documento ficou mais rigoroso.

Caso exista alguma tentativa de fraude durante a emissão de um atestado médico, o sistema consegue facilmente captar essa inconsistência.

Ou seja, sua empresa não corre o risco de receber um atestado médico falso.

Nova regra para atestados médicos: você já faz a gestão do documento?

A gestão de atestados médicos da empresa costuma ser uma responsabilidade do setor de Recursos Humanos. Porém, ao contrário do que parece, essa tarefa não é fácil.

É por meio da gestão de atestados que você descobre se o documento é verdadeiro ou se falhas no preenchimento.

Para fazer essa gestão, o primeiro passo é criar uma política interna que defina um prazo máximo para a entrega dos atestados e outras regras específicas.

Toda vez que a empresa receber um atestado, precisa registrar as informações em sua base. São elas:

– Tempo de afastamento e motivo;

– Qual a frequência com que o acidente ou doença acontece na empresa;

– Quando o colaborador irá voltar etc.

Também é necessário verificar se todas as informações contidas no documento são verdadeiras. Será que o médico existe e realmente é especializado naquela área? Ele trabalha naquela clínica?

O RH pode acabar ficando sobrecarregado ao fazer a gestão de atestados e ainda cuidar de outras tarefas do dia a dia.

gestão de sinistralidade

Faça a gestão de testados utilizando um software!

A JFA utiliza um software exclusivo para a gestão de atestados médicos nas empresas. Quer entender como funciona?

Dependendo do benefício que a JFA venha a administrar, este software poderá ser isento de custo para sua empresa! Afinal, utilizamos alguns dados, inclusive para fazer a gestão do plano de saúde empresarial, principalmente no que tange a análise e ações ligadas à sinistralidade do plano.

Tudo isso cercado pelo sigilo médico e com gráficos e números para todas as tomadas de decisão. Quando o colaborador pegar um atestado, basta ele mandar uma foto e o sistema vai:

– Verificar se o nome do médico está correto e se ele exerce a especialização que está descrita;

– Analisar a veracidade do CID (Classificação Internacional de Doenças);

– Verificar possíveis rasuras;

– Contabilizar tempo de afastamento;

– Segregar todos os dados e números de acordo com o perfil da empresa – lojas, centro de custo, filial/matriz, departamentos etc. O dashboard é muito completo e amigável!

– Verificar se o atestado foi entregue dentro do prazo;

– Outras features.

Tudo isso em menos de 1 minuto! É o fim da burocracia e dos seus problemas com atestados médicos.

A JFA Consultoria em Benefícios faz a gestão de atestados!

A JFA Consultoria em Benefícios é uma corretora especializada na venda e administração de planos de saúde empresariais, planos odontológicos, seguros de vida corporativos, previdência privada corporativa e vales (VT, VA e VR).

Para conhecer os produtos que oferecemos para empresas de todo o Brasil, clique aqui e mande uma mensagem!

Até a próxima!

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

ESPECIALISTASQuer falar com a JFA?
Nossa equipe de consultores e especialistas está pronta para lhe atender.

Atendimento
Seg – Sex: 9h00 – 18h00

JFA NAS REDESNossos Links Sociais
Acompanhe as redes sociais da JFA e fique por dentro das novidades.
ESPECIALISTASQuer falar com a JFA?
Nossa equipe de consultores e especialistas está pronta para lhe atender.

Atendimento
Seg – Sex: 9h00 – 18h00

JFA NAS REDESNossos Links Sociais
Acompanhe as redes sociais da JFA e fique por dentro das novidades.

2020 JFA Consultoria – Todos os direitos reservados

2020 JFA Consultoria – Todos os direitos reservados