Março azul marinho: mês da prevenção ao câncer colorretal

9 de março de 20220

O março azul marinho é o mês escolhido para alertar a população sobre a prevenção ao câncer colorretal. Assim como todas as doenças, essa também requer muita atenção e sua empresa pode ajudar na conscientização dos colaboradores.

Existem vários tipos de câncer e cada um deles precisa de um tratamento diferente, mas todos têm algo em comum: o diagnóstico precoce ajuda a reduzir os riscos e permite que as chances de cura sejam mais altas.

Em 2020, o INCA (Instituto Nacional do Câncer) fez um levantamento com a intenção de prever qual seria a quantidade de diagnósticos de câncer no triênio 2020-2022. Segundo os dados divulgados, o tipo colorretal deve atingir 20.540 homens e 20.470 mulheres por ano.

Por isso, a campanha do março azul marinho é tão relevante. O câncer colorretal é o segundo mais comum entre mulheres e o terceiro entre os homens.

Sua empresa tem a responsabilidade de incentivar os funcionários a se cuidarem, fazerem check-ups periodicamente e, principalmente, de promover ações de conscientização e de prevenção.

Vamos te mostrar tudo o que você precisa saber sobre o tema e como colocar essas ações em prática. Se tiver qualquer dúvida ou precisar de ajuda, entre em contato com nossos consultores. Basta clicar aqui!

março azul marinho

Março azul marinho: o que é?

Se você fizer uma pesquisa rápida no Google vai encontrar diversas campanhas com o objetivo de alertar a população sobre várias doenças. Por exemplo: em outubro a cor é rosa, voltada para o câncer de mama. Já setembro é o mês de prevenção ao suicídio, onde a cor escolhida foi o amarelo.

Nessa onda de meses coloridos, surgiu o março azul marinho. Foi a OMS (Organização Mundial da Saúde) que definiu o dia 27 de março como uma data voltada para o combate e prevenção ao câncer colorretal.

Desde então, as ações se estenderam para o mês todo, e a campanha passou a ser realizada anualmente. A missão de sua empresa durante esse período é realizar atividades educacionais que informem os trabalhadores sobre a doença, incentivando todos a se cuidarem.

Dá para fazer palestras, rodas de conversa, estimular a realização de exames médicos. Deixe claro que o assunto merece ser tratado com seriedade.

prevenção ao câncer colorretal

 

Tudo o que você precisa saber sobre o câncer colorretal

O câncer colorretal ocorre no intestino grosso do paciente, mais especificamente em duas partes que se chamam cólon e reto, bem como no ânus. Esse tumor costuma surgir no organismo humano a partir de pólipos.

Os pólipos são, na verdade, adenomas, isto é, lesões benignas que se desenvolvem na parede do cólon. Acabam se transformando em câncer quando o paciente não tem uma boa qualidade de vida, ou por causa de uma predisposição genética.

Assim como outros tipos dessa doença tão agressiva, existem alguns fatores que influenciam no aparecimento do câncer. O risco pode aumentar nos seguintes casos:

– Quando a pessoa tem idade superior a 50 anos;

– Se houver histórico familiar da doença;

Maus hábitos, como fumar ou ingerir grandes qualidades de bebida alcóolica;

– Situações de sobrepeso ou obesidade;

– Consumo exagerado de alimentos com alto valor energético ou carnes vermelhas;

Não praticar exercícios físicos no dia a dia;

– Consumir poucos cereais, frutas, legumes e vegetais;

– Preparar carnes em chapas, grelhas ou no óleo.

Além disso, as pessoas que geralmente comem muitos alimentos processados na rotina também acabam aumentando as chances de desenvolver esse tipo de câncer.

 

Março azul marinho: entenda quais são os sintomas e como é feito o diagnóstico

Aproveitando o março azul marinho, comece a incentivar seus funcionários a prestarem atenção nos seguintes sintomas:

Fezes com presença de sangue;

– Hábito intestinal alterado, provocando episódios de constipação ou diarreia;

– Anemia repetitiva e fraquezas constantes;

Emagrecimento repentino, sem motivo;

– Desconforto ou dor na região abdominal;

– Formação de massa no abdômen;

Fezes em formatos diferentes do normal, sejam muito compridas ou muito finas.

Como esses sintomas também aparecem em outras doenças, qualquer sinal observado requer atenção do paciente, realizando exames para saber a origem do problema.

O diagnóstico do câncer colorretal é feito através do exame de colonoscopia, durante o qual uma pequena parte de tecido local é retirada para a realização de uma biópsia.

Quanto mais cedo o paciente descobrir a doença, maiores serão as chances de cura, possibilitando que a pessoa mantenha sua qualidade de vida.

Além disso, esse é o único tipo de câncer que permite o início de um tratamento antes mesmo de ser, tecnicamente, um câncer. Isso é possível porque ele se desenvolve a partir dos pólipos adenomatosos.

Assim que o médico descobre os pólipos, ele já remove as lesões no exame de colonoscopia. Caso o processo dê certo e erradique os adenomas, as chances de o câncer surgir são muito reduzidas.

O câncer colorretal pode ser tratado de diferentes formas. Tudo vai depender de onde o tumor está situado, de qual é o seu nível e se há a presença de sintomas.

Entre os tratamentos oferecidos podemos mencionar a radioterapia, quimioterapia e cirurgia. Claro, o médico especialista sempre irá avaliar qual é o mais indicado.

prevenção ao câncer colorretal

Março azul marinho: como sua empresa pode ajudar?

Sua empresa tem um grande papel nesse mês que é criar campanhas de conscientização sobre essa doença, incentivando os funcionários a se cuidarem.

Que tal enviar comunicados internos explicando quais são os sintomas? Ou então fazer uma palestra para os trabalhadores, explicando de que forma eles podem se prevenir?

Outra dica é encorajar os colaboradores a fazerem exames rotineiros e check-ups periódicos, aproveitando os benefícios do plano de saúde corporativo.

Se precisar de ajuda para colocar tudo em prática, venha conversar conosco. Podemos desenvolver as ações internas, cuidando dessa parte para você!

Clique aqui e venha saber mais.

Até a próxima!

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

ESPECIALISTASQuer falar com a JFA?
Nossa equipe de consultores e especialistas está pronta para lhe atender.

Atendimento
Seg – Sex: 9h00 – 18h00

JFA NAS REDESNossos Links Sociais
Acompanhe as redes sociais da JFA e fique por dentro das novidades.
ESPECIALISTASQuer falar com a JFA?
Nossa equipe de consultores e especialistas está pronta para lhe atender.

Atendimento
Seg – Sex: 9h00 – 18h00

JFA NAS REDESNossos Links Sociais
Acompanhe as redes sociais da JFA e fique por dentro das novidades.

2020 JFA Consultoria – Todos os direitos reservados

2020 JFA Consultoria – Todos os direitos reservados