Afastamento do trabalho: veja como evitar esse problema na sua empresa!

16 de fevereiro de 20220

O afastamento do trabalho é uma grande preocupação para as empresas, derrubando a produtividade e afetando os resultados. Porém, existem algumas medidas que ajudam a evitar esse problema, como investir em campanhas de conscientização. Não se preocupe que traremos dica incríveis sobre o tema no artigo de hoje!

Se a sua empresa ainda não faz uma boa gestão de absenteísmo, então vamos começar apresentando 4 motivos para você mudar isso imediatamente: a falta de funcionários prejudica os rendimentos, gera risco financeiro, pode causar problemas jurídicos e impacta no bem-estar moral.

Dados divulgados pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) mostram que, entre 2012 e 2020, 5,6 milhões de doenças e acidentes de trabalho foram registrados. Só em 2019, foram concedidos 289 mil afastamentos por auxílio-doença em razão de estresse, depressão, ansiedade e outros transtornos mentais.

Agora pare um pouco e imagine o prejuízo gigantesco de ter vários funcionários afastados do trabalho. Será que você não tinha como impedir que isso acontecesse? A resposta é sim!

A empresa pode adotar uma série de medidas para mudar esse cenário, fazendo uma gestão melhor dos afastamentos. Quer entender como isso é possível? Então preste bastante atenção nas dicas que iremos apresentar!

Lembre-se que pode entrar em contato conosco sempre que tiver alguma dúvida. Ficaremos felizes em te ajudar, é só clicar aqui e nos mandar uma mensagem!

afastamento do trabalho

Afastamento do trabalho: saiba quais são os principais motivos

O afastamento do trabalho pode ocorrer por motivos variados, mas geralmente eles sempre têm algo em comum: a saúde do funcionário. Só que não podemos esquecer que a falta de gestão de empresa também influencia.

Existem fatores bem simples que podem afetar o bem-estar de um colaborador e que nem sempre o gestor percebe. Por exemplo, a sobrecarga de responsabilidades e o acúmulo de funções é capaz de afetar a saúde física e mental de uma pessoa.

Claro, um ambiente de trabalho que não possui a ergonomia necessária é outro fator que afeta a qualidade de vida do funcionário na empresa. A falta de estruturas adequadas pode ocasionar desde uma simples dor nas costas até lesões mais graves e fraturas.

Quer saber outro motivo? A falta de exames rotineiros para identificar doenças e tratá-las antes que se tornem sérias e resultem em afastamentos.

Ou seja, as razões citadas acima tiveram origem em uma má gestão. Que tal começar a mudar esse cenário?

absenteísmo

Quais são os tipos de afastamento mais comuns?

De acordo com a legislação trabalhista, existem 3 tipos de afastamento, com suas regras específicas. São eles:

– Licença-maternidade

Esse é um direito para toda mulher contribuinte do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), onde ela pode se ausentar do trabalho por um período mínimo de 120 dias sem sofrer prejuízos no salário.

– Invalidez

Esse benefício previdenciário é concedido a trabalhadores em casos de invalidez total e permanente, quando a pessoa fica incapaz de continuar exercendo suas atividades.

– Doença ou acidente

Ocorre quando o colaborador sofre um acidente ou fica doente e não consegue exercer sua função por um determinado período. Nesse caso, a empresa cobre o afastamento por 15 dias e depois a responsabilidade pelo pagamento é do INSS.

O terceiro tipo de afastamento pode ser facilmente evitado quando a empresa adota as medidas necessárias e realmente se esforça para fazer uma gestão adequada.

Oferecendo um plano de saúde corporativo aos funcionários e incentivando-os a fazerem exames rotineiros, por exemplo, seria possível prevenir o distanciamento de uma grande quantidade de trabalhadores.

plano de saúde empresarial

Afastamento do trabalho: dicas de como combater o absenteísmo

É claro que falar é sempre mais fácil do que realmente colocar em prática, né? Só que você precisa tentar e se esforçar ao máximo para fazer uma gestão de qualidade na sua empresa.

Agora vamos te mostrar algumas dicas que podem ser ajustadas no seu dia a dia, reduzindo o índice de afastamento. Confira!

1- Valorize seus colaboradores!

Sabe qual é o segredo para um bom clima organizacional? Dar valor aos funcionários. Quanto mais os trabalhadores se sentem importantes para o funcionamento da empresa, mais eles ficam satisfeitos e isso influencia no aumento da produtividade.

Já pensou em oferecer prêmios para os colaboradores? Por exemplo: atingiu a meta do período, será bonificado proporcionalmente.

O funcionário está trazendo retornos significativos para a empresa? Tente oferecer um benefício extra como passe livre na academia do prédio ou até mesmo um vale-cultura que ele não tinha antes.

2- Tenha um plano de saúde corporativo

A melhor forma de sua empresa garantir o bem-estar dos colaboradores é oferecendo um plano de saúde corporativo!

Esse tipo de serviço é sempre recebido de braços abertos pelos funcionários. Em um cenário de pandemia onde hospitais públicos estão sempre cheios, é ótimo poder contar com um atendimento privado.

Além disso, é assim que a empresa dá o primeiro passo para incentivar seus colaboradores a se cuidarem e a fazerem exames rotineiros.

3- Promova campanhas de conscientização

Campanhas e palestras de conscientização e prevenção precisam fazer parte da rotina de sua empresa. Isso ajuda seu negócio a não ser prejudicado por afastamentos constantes.

Incentive os trabalhadores a adotarem hábitos mais saudáveis, seja através da prática de exercícios físicos no dia a dia ou de uma alimentação balanceada.

Durante essas campanhas, fale sobre a importância de irem ao médico antes de a doença avançar e se tornar grave. Mostre que se preocupa com eles!

Essas palestras também podem ajudar a empresa em algo que costuma ser bem problemático: a sinistralidade. Quando todos aprendem a utilizar o plano de saúde corporativo de forma consciente, o reajuste anual pode ser menor! Sua empresa economiza.

consultoria em benefícios corporativos

A JFA Consultoria em Benefícios faz a gestão do afastamento para sua empresa!

A JFA pode te ajudar com a gestão do afastamento na sua empresa. Somos uma corretora especializada na venda e administração de planos de saúde empresariais, planos odontológicos, seguros de vida corporativos, previdência privada corporativa e vales (VT, VA e VR).

Para conhecer os produtos que oferecemos para empresas de todo o Brasil, clique aqui e mande uma mensagem!

 

Até a próxima!

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

ESPECIALISTASQuer falar com a JFA?
Nossa equipe de consultores e especialistas está pronta para lhe atender.

Atendimento
Seg – Sex: 9h00 – 18h00

JFA NAS REDESNossos Links Sociais
Acompanhe as redes sociais da JFA e fique por dentro das novidades.
ESPECIALISTASQuer falar com a JFA?
Nossa equipe de consultores e especialistas está pronta para lhe atender.

Atendimento
Seg – Sex: 9h00 – 18h00

JFA NAS REDESNossos Links Sociais
Acompanhe as redes sociais da JFA e fique por dentro das novidades.

2020 JFA Consultoria – Todos os direitos reservados

2020 JFA Consultoria – Todos os direitos reservados