Julho amarelo: mês da luta contra as hepatites virais!

14 de julho de 20220

A campanha julho amarelo foi criada com a intenção de conscientizar a população sobre um grande problema que o país ainda enfrenta: as hepatites virais. E sua empresa pode contribuir reforçando as ações de vigilância e divulgando estratégias de prevenção e controle dos diversos tipos hepatite.

Nos últimos anos, o Brasil já tem apresentado uma queda nos casos da doença. O Boletim Epidemiológico sobre Hepatites divulgado pelo Ministério da Saúde em 2020, referente ao ano de 2019, mostrou que foram registrados 13.971 casos do tipo B, 22.747 casos do tipo C, 891 do tipo A e 164 do tipo D.

Até 2030, a meta do Brasil é reduzir em 90% os casos de hepatites virais e em 65% as mortes resultantes dessa doença, conforme o Plano Estratégico Global das Hepatites Virais.

Mesmo com os números diminuindo a cada ano que passa, continua sendo difícil alertar as pessoas para a questão. Então, hoje, iremos explicar um pouco melhor o que são as hepatites virais e como a sua empresa pode se juntar ao julho amarelo, também entrando na luta.

Estamos à disposição para conversar ou tirar dúvidas. É só clicar aqui e nos mandar uma mensagem!

hepatite viral

Julho amarelo: o que é essa campanha?

O julho amarelo é uma campanha criada pelo governo com o objetivo de ajudar na redução de casos e óbitos por causa das hepatites virais.

A hepatite é uma doença que atinge os fígados, causando inflamações. Vários fatores podem fazer com que uma pessoa desenvolva a hepatite, como, por exemplo, vírus, medicamentos, álcool, drogas, doenças metabólicas, genéticas ou autoimunes.

No mês de julho, as entidades e empresas aproveitam para fazer palestras e postagens alertando sobre os sintomas das hepatites, como se prevenir e evitar que ela leve a consequências mais graves, como o câncer, a cirrose ou até mesmo à morte.

Em relação a muitos outros países, o Brasil está bem avançado. Temos, por exemplo, vacinas contra a Hepatite A e a Hepatite B.

Apesar de não existir vacina para todas as hepatites virais, é fundamental que as pessoas se protejam usando todas as ferramentas disponíveis e se cuidem corretamente para evitar os outros tipos que, infelizmente, não podem ser prevenidos com uma simples “picadinha” da agulha.

julho amarelo

Tudo o que você precisa saber sobre as hepatites virais

Quando falamos sobre hepatite, é importante que você saiba que existe mais de um tipo dessa doença. Os tipos de hepatite são divididos entre A, B, C, D e E. Cada um deles é causado por fator diferente.

A maior semelhança entre os vários tipos de hepatite é o fato de que raramente alguma delas apresenta sintomas quando está em fase inicial. É somente após algum tempo que a pessoa infectada passa a sentir tontura, enjoo, cansaço, mal-estar e febre. Outros sintomas são vômito, fezes claras, urina escura, dor abdominal e pele e olhos amarelados.

Vamos entender melhor como cada tipo contamina o nosso organismo?

A hepatite tipo A contamina o organismo humano através de um vírus transmitido pelas vias fecais e orais, ou seja, por meio de água ou alimentos contaminados e pelo contato sexual sem proteção.

O tipo B pode ser passada de mãe para filho durante a gestação ou parto. Também pode ser transmitida durante relações sexuais sem proteção, ou compartilhamento de seringas, e ainda pelo contato com outros materiais cortantes contaminados. A transfusão de sangue é uma forma rara de transmissão, mas ainda entra na lista.

A hepatite tipo C é transmitida de forma bem parecida com a do tipo B, podendo infectar o organismo durante o parto ou gestação, através de relações sexuais desprotegidas, materiais e sangues contaminados, bem como pela amamentação.

Já o tipo D é um pouco diferente porque o vírus dessa hepatite só consegue ficar no organismo e causar danos se a pessoa já estiver infectada pela hepatite B. A forma de transmissão é semelhante a do tipo B.

O tipo E é o menos comum e geralmente se manifesta apenas em adultos e jovens. Se uma criança é contaminada por essa hepatite fica assintomática, mas gestantes possuem risco de insuficiência hepática aguda, aborto e morte. Esse tipo é transmitido de mãe para filho, materiais contaminados, transfusão de sangue infectado e via fecal-oral.

plano de saúde empresarial barato

Julho amarelo: existe tratamento para as hepatites virais?

Depois de explicar quais são os diferentes tipos de hepatite, acaba surgindo uma grande dúvida: será que existe tratamento para essa doença? A resposta na verdade vai depender de cada tipo.

As únicas hepatites que podem ser prevenidas com vacina são o tipo A e B (sendo que essa segunda também automaticamente protege contra o tipo D).

Porém, uma pessoa infectada com a hepatite B não consegue se curar. Ela apenas recebe tratamento para frear a evolução, ou então é colocada na fila para transplante de fígado. O tipo D é outro que não tem cura e é apenas controlado com medicamentos.

O tipo C apresenta chances de cura se tratado corretamente por meio de medicamentos antivirais, sendo que 20% dos casos possuem o risco de evoluir para um quadro de cirrose.

Por último, a hepatite E não possui vacina e seu tratamento varia bastante. Geralmente, os médicos apenas controlam os sintomas e eventuais complicações, mas deixam que o próprio organismo humano lide com o vírus.

convênio médico corporativo barato

Faça parte da campanha do Julho Amarelo!

Agora que você conhece as informações mais importantes sobre as hepatites virais, chegou a hora de conversarmos sobre como a sua empresa pode fazer parte dessa luta!

Como gestor, sua função deve ser sempre a de conscientizar os colaboradores, encontrando maneiras de incentivar o bem-estar e os cuidados com a saúde. O simples fato de você oferecer uma palestra que aborde o tema da hepatite é o suficiente.

Um funcionário que passa boa parte do tempo na empresa vai chegar em casa e irá falar com a família e conhecidos sobre o que aprendeu no trabalho. Dessa forma, irá transmitir a mensagem que recebeu.

Outro jeito eficiente de alertar sobre a luta do mês de julho é criando campanhas nas redes sociais. Faça posts simples e educativos que discutam o assunto de maneira séria, mas ao mesmo tempo lúdica.

E já que estamos falando sobre saúde e bem-estar, que tal oferecer um plano de saúde empresarial para seus colaboradores? Nada melhor do que dar todas as ferramentas possíveis para que sua equipe se mantenha protegida e prevenida.

A JFA Consultoria pode te ajudar a desenvolver campanhas para o julho amarelo e qualquer outra ação que vise o bem-estar dos seus funcionários.

Nós somos uma corretora especializada na venda e administração de diversos produtos, como plano de saúde empresarial, seguro de vida empresarial, plano odontológico empresarial e cartões com benefícios flexíveis.

Atendemos nossos clientes de maneira personalizada, entendendo a necessidade de cada um e fornecendo soluções estratégicas.

Quer saber mais sobre como podemos te ajudar ou deseja solicitar um orçamento? Clique aqui e nos mande uma mensagem!

Até a próxima.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

ESPECIALISTASQuer falar com a JFA?
Nossa equipe de consultores e especialistas está pronta para lhe atender.

Atendimento
Seg – Sex: 9h00 – 18h00

JFA NAS REDESNossos Links Sociais
Acompanhe as redes sociais da JFA e fique por dentro das novidades.
ESPECIALISTASQuer falar com a JFA?
Nossa equipe de consultores e especialistas está pronta para lhe atender.

Atendimento
Seg – Sex: 9h00 – 18h00

JFA NAS REDESNossos Links Sociais
Acompanhe as redes sociais da JFA e fique por dentro das novidades.

2020 JFA Consultoria – Todos os direitos reservados

2020 JFA Consultoria – Todos os direitos reservados