Efeitos da pandemia: os benefícios flexíveis podem ajudar sua empresa!

22 de junho de 20220

Os efeitos da pandemia foram avassaladores para muitas empresas. De repente, as pessoas tiveram que se acostumar com uma realidade onde o único contato delas com o trabalho era por meio de uma tela de computador. Por isso, não é de se estranhar que o desempenho das equipes tenha, em muitas empresas, despencado.

Quando você é obrigado a ficar quase dois anos inteiros sem poder sair de casa (a não ser para atividades específicas, como ir ao supermercado), sem poder ter contato com a família e colegas, é claro que começa a bater uma sensação de desânimo, de tristeza. O home office traz muitas vantagens, claro. Mas é inegável que nem todos aceitaram bem essa mudança. Até Elon Musk, o homem mais rico do mundo, está chamando todos os seus colaboradores de volta ao trabalho presencial!

As empresas precisaram lidar com muitas dificuldades. De um lado, faltou matéria-prima para a produção. E isso elevou os preços de tudo. Do outro, o desemprego aumentou e o poder de compra caiu. Ou seja, muitos clientes sumiram e o faturamento regrediu. E os empregadores ainda precisaram lidar com as demandas da própria equipe, que se ajustavam aos novos modelos de home office ou trabalho híbrido. Muita mudança em um curto período é certeza de dor de cabeça para qualquer gestor!

Mas a boa notícia é que o descontentamento da equipe pode ser contornado melhorando as condições de trabalho e oferecendo benefícios flexíveis. A empresa de consultoria de Recursos Humanos Robert Half fez uma pesquisa e chegou à conclusão de que 93% dos trabalhadores gostariam de escolher seus benefícios de acordo com suas necessidades. Ou seja, não adianta você impor o benefício: é preciso criar um cardápio e deixar que seu colaborador pegue o que preferir!

Quer entender melhor qual a relação entre os efeitos da pandemia e os benefícios flexíveis? Então continue a leitura! E se precisar tirar alguma dúvida, entre em contato conosco clicando aqui.

efeitos da pandemia

Efeitos da pandemia: ofereça benefícios flexíveis

Se você nunca ouviu falar sobre benefícios flexíveis, fique tranquilo porque iremos te explicar tudo o que precisa saber sobre o assunto!

Hoje, os trabalhadores prezam por empresas que permitem a flexibilidade. O gestor que possibilita mais liberdade e autonomia para sua equipe consegue melhorar o relacionamento e aumentar a produtividade.

Não adianta você oferecer um vale-academia para todos os funcionários se apenas 10% costumam malhar rotineiramente. Assim como não vale a pena pagar um vale-cultura se mais da metade da sua equipe não costuma ir ao cinema frequentemente.

Na estratégia de benefícios flexíveis, enviamos para a empresa uma lista com todos os produtos disponíveis e ela escolhe quais deles serão incluídos no cardápio dos funcionários.

Digamos que o RH tenha deixado pré-definido os seguintes benefícios: vale-refeição, vale-cultura, auxílio-mobilidade, auxílio bem-estar e auxílio home-office.

Cada colaborador terá um valor total para usar em benefícios e, dentro dessas opções, escolherá o que deseja ter. Naturalmente é importante se atentar para as obrigações descritas no Acordo Coletivo da empresa, bem como no benefício fiscal do PAT.

plano de saúde empresarial barato

Vantagens de oferecer os benefícios flexíveis

Ao oferecer benefícios flexíveis para seus funcionários, a empresa está mostrando que se preocupa com eles e valoriza as diferenças entre cada um. Só é possível manter uma equipe engajada quando o gestor reconhece a importância da individualidade fora do ambiente de trabalho.

Pode ser que Mônica e Joel trabalhem no mesmo setor da empresa, mas tenham gostos totalmente diferentes. Enquanto ela adora passar o tempo livre assistindo filmes, ele prefere fazer aulas de Pilates e de Yoga. Com benefícios flexíveis, você consegue manter ambos felizes e acabar de vez com os efeitos da pandemia, deixando para trás todo o período negativo que atravessamos.

Os benefícios flexíveis ainda trazem outras vantagens, como:

1) Atraem talentos. Hoje, não é apenas um bom salário que é levado em consideração quando as pessoas estão em busca de um novo emprego. Os benefícios flexíveis chamam bastante a atenção dos candidatos. Isso fica muito claro na pesquisa feita pela empresa Paychex em parceria com a Future Workplace. 62% das pessoas entrevistadas falaram que benefícios estão entre os fatores-chave para tomada de decisão. Confira a pesquisa clicando aqui.

2) Deixa os colaboradores mais satisfeitos, já que eles conseguem escolher qual auxílio melhor corresponde ao dia a dia deles, o que também promove um aumento na qualidade de vida e proporciona um ambiente de trabalho mais acolhedor;

3) Reduz o índice de turnover, a famosa rotatividade de funcionários. Um profissional que sente que é valorizado não costuma pedir demissão;

4) Demonstra que a empresa tem respeito pelas diferenças, colocando os benefícios flexíveis como parte da cultura organizacional;

5) Economiza recursos e evita desperdícios. Se você fica pagando por um benefício que não está sendo usado, apenas joga dinheiro fora.

benefícios flexíveis

Efeitos da pandemia: se diferencie no mercado com os benefícios flexíveis

Que empresa não quer ter uma equipe composta pelos profissionais mais qualificados que estão no mercado? Só que de nada adianta contratar um funcionário incrível para perdê-lo três meses depois, porque ele não ficou satisfeito com o ambiente de trabalho.

Às vezes, você até já conta com um time excelente. Mas, anda tendo problemas com baixa produtividade…

Os benefícios flexíveis são a solução para todos os tipos de situação. Eles funcionam tanto para atrair talentos para sua empresa, quanto para retê-los.

Quando uma empresa divulga que está com um novo cargo disponível e diz que oferece benefícios flexíveis, a quantidade de candidatos é sempre alta. Já reparou nisso?

Essa característica, que parece tão simples, na verdade funciona como um verdadeiro diferencial competitivo e traz várias vantagens para a sua empresa.

Crie um ambiente de trabalho mais leve. Diminua os efeitos da pandemia fornecendo uma solução que realmente traga resultados para sua equipe.

A JFA Consultoria em Benefícios é uma corretora especializada na venda e administração de diversos produtos. Sua empresa está precisando implementar soluções estratégicas para reduzir o absenteísmo? Ou está tendo dificuldades para cuidar do plano de saúde corporativo?

Aqui você encontra planos odontológicos, seguros de vida corporativos, previdência privada corporativa, planos de saúde empresariais e cartões com benefícios flexíveis.

Quer fazer um orçamento ou deseja conhecer mais sobre os nossos produtos? Clique aqui e nos mande uma mensagem.

Até a próxima!

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

ESPECIALISTASQuer falar com a JFA?
Nossa equipe de consultores e especialistas está pronta para lhe atender.

Atendimento
Seg – Sex: 9h00 – 18h00

JFA NAS REDESNossos Links Sociais
Acompanhe as redes sociais da JFA e fique por dentro das novidades.
ESPECIALISTASQuer falar com a JFA?
Nossa equipe de consultores e especialistas está pronta para lhe atender.

Atendimento
Seg – Sex: 9h00 – 18h00

JFA NAS REDESNossos Links Sociais
Acompanhe as redes sociais da JFA e fique por dentro das novidades.

2020 JFA Consultoria – Todos os direitos reservados

2020 JFA Consultoria – Todos os direitos reservados