O objetivo do Outubro Rosa é esclarecer a população, principalmente a feminina, sobre o câncer de mama, estimulando ações de prevenção, como a realização de exames. Quanto mais pessoas estiverem esclarecidas sobre formas de fazer o diagnóstico precoce e de tratar a doença, melhor!
A ampliação dessas estratégias pode colaborar em uma maior reflexão sobre a saúde feminina e auxiliar até na redução de óbitos.
Embora a conscientização tenha aumentado nos últimos anos, a pandemia da Covid-19 se tornou um desafio para a prevenção. Isso porque as restrições também afetaram os serviços básicos de saúde. Como a prioridade foi tratar de pacientes atingidos pelo novo coronavírus, muitas mulheres deixaram de fazer exames preventivos. Só que no caso do câncer de mama, essa espera pode ser fatal.
Conforme o Instituto Nacional do Câncer (INCA), são estimados mais de 66 mil novos casos para o ano de 2022. A incidência esperada atinge 43,74 doentes a cada 100 mil mulheres.
Toda a informação sobre o câncer de mama é bem-vinda para a sociedade! Vamos saber um pouco mais sobre o Outubro Rosa e como é fundamental a participação da sua empresa nessa jornada de conhecimento e difusão de informações sobre a doença.
Se deseja tirar alguma dúvida, basta clicar aqui e nos enviar uma mensagem!
Outubro Rosa: o que é essa campanha?
No Brasil, o Outubro Rosa ganhou força a partir de 2010, quando o INCA passou a realizar ações para proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, com a meta de reduzir a mortalidade.
Durante todo o mês de outubro, acontece um debate importante sobre a incidência do câncer de mama. Isso envolve todos os poderes públicos. São realizados eventos diversos, que vão de palestras técnicas até a distribuição de materiais informativos sobre a doença e mutirões para realização de exames.
Mas como surgiu a denominação de Outubro Rosa para essa campanha?
A iniciativa ocorreu nos Estados Unidos. Muitos estados organizavam programações para discutir o câncer de mama, mas sem um período definido. Até que, em 1990, a cidade de Nova York sediou um evento denominado “Corrida pela cura”, visando à arrecadação de valores para uma pesquisa da Susan G. Komen Breast Cancer Foundation. Neste evento, cada um dos participantes recebeu um laço rosa como retribuição pela contribuição à causa. Surgia aí esse símbolo que ganhou dimensões internacionais e é uma marca registrada das campanhas.
Outubro Rosa: os principais fatores de risco para o câncer de mama
Quando falamos sobre câncer de mama, é bom deixar claro que não existe uma causa específica para desenvolver a doença. Entretanto, há vários fatores de risco que podem deixar as mulheres mais suscetíveis a desenvolver neoplasias.
Esses motivos ocorrem por situações como idade, história reprodutiva, fatores comportamentais ou hereditários.
Entre as principais causas para o câncer de mama estão:
– Histórico de menarca precoce (quando a primeira menstruação acontece antes dos 12 anos);
– Menopausa tardia (após os 55 anos);
– Primeira gravidez após os 30 anos;
– Hábitos sedentários, sem prática regular de exercícios físicos;
– Consumo excessivo de álcool;
– Obesidade e sobrepeso;
– Exposição a determinadas substâncias e ambientes que envolvem produtos químicos;
– Histórico familiar.
A lista parece longa, mas, por conta disso, é importante a realização de programações que possam esclarecer sobre o câncer de mama. Até porque o abalo é físico e emocional, abrangendo toda a família. Quanto mais cedo ocorrer o diagnóstico, maior é a chance de cura.
Outubro Rosa: sinais e ações de prevenção!
Vamos agora explicar alguns procedimentos que podem ajudar sua empresa na organização de um planejamento para conscientização dentro do Outubro Rosa. O RH pode organizar palestras, distribuir material informativo e incentivar a realização de exames.
A empresa pode usar seus meios de comunicação, como o mural de recados e o e-mail interno, para alertar sobre sinais e sintomas do câncer de mama.
Os mais comuns são a detecção de nódulos após apalpar a mama ou as axilas e a presença de mudanças na pele ao redor do nódulo. Em outros casos, a mama pode apresentar uma secreção ou a pele ao redor do nódulo ficar com uma aparência parecida com a de uma casca de laranja.
Mulheres acima de 50 anos devem realizar a mamografia de rastreamento. O exame detecta a presença de um tumor na fase inicial. E essa atitude, aliada à rapidez no início do tratamento, gera uma possibilidade de 95% de cura, conforme dados da Sociedade Brasileira de Mastologia.
O desenvolvimento de hábitos saudáveis também é essencial. Praticar exercícios físicos, ter uma alimentação equilibrada, não consumir bebidas alcoólicas, amamentar e utilizar hormônios sintéticos apenas com prescrição e acompanhamento médico são fundamentais para diminuir os riscos de desenvolver o câncer de mama.
O tratamento para o câncer de mama
Depois do diagnóstico de câncer de mama, é preciso agir rapidamente! No Sistema Único de Saúde (SUS), é possível obter o tratamento cirúrgico, como a mastectomia e a reconstrução mamária. Também é oferecido um tratamento à base de radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e anticorpos.
A lei nº 12.732/2012 estabelece que o paciente com neoplasia maligna tem o direito de se submeter ao primeiro tratamento no SUS no prazo de até 60 dias a partir do dia em que for firmado o diagnóstico. O médico vai escolher o tratamento mais adequado de acordo com a localização, o tipo do câncer e a extensão da doença.
Faça sua parte na campanha contra o câncer de mama!
Existem várias formas de sua empresa aderir ao Outubro Rosa e realizar atividades que se engajem na luta contra o câncer de mama.
Uma ideia mais simples é convidar um profissional de medicina para um bate-papo com toda a equipe. Alertar sobre sintomas, fatores de risco e de prevenção vai proporcionar não apenas o aumento de informações sobre o tema; os funcionários vão se sentir como parte integrante de uma grande família, onde existe preocupação com a qualidade de vida, saúde e bem-estar.
Outra iniciativa interessante é elaborar postagens e cards para as redes sociais, destacando ações preventivas e disponibilizando contatos dos serviços de saúde especializados em câncer de mama. Um material educativo tem o poder de se propagar rapidamente e se transforma em uma ferramenta de mobilização comunitária.
Você precisa de ajuda para realizar iniciativas para o bem-estar da sua equipe? A JFA Consultoria ajuda seus clientes a planejarem e implantarem iniciativas de conscientização para o Outubro Rosa.
Se você quer mais informações ou busca um orçamento de plano de saúde empresarial para a sua equipe, não perca mais tempo! Clique aqui e nos mande uma mensagem!
Até mais!