Gestão de VR e VA: como um sistema próprio pode ajudar a sua empresa

22 de setembro de 20220

Na hora de fazer a gestão de VR e VA, que tipo de sistema a sua empresa utiliza? Precisamos alertar que gerenciar os benefícios dos colaboradores vai além de apenas verificar se eles estão recebendo o pagamento correto todo mês. Ainda é necessário contar com uma boa tecnologia para acompanhar todo o processo e garantir que a legislação seja seguida.

Conceder benefícios como o vale-refeição é fundamental para os trabalhadores. Uma pessoa que ganha R$ 2.015,00 por mês e gasta R$ 30,00 por dia para almoçar em um restaurante, compromete cerce de 30% da remuneração apenas com sua alimentação. Isso é o que mostra uma pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Existem ainda outras razões que influenciam as empresas a oferecerem VA e VR aos funcionários. Um exemplo é o aumento no número de pessoas em situação de insegurança alimentar, que é quando um indivíduo vive um quadro de fome por não ter acesso a alimentos.

A pandemia da Covid-19 fez com que cada vez mais pessoas entrassem para as estatísticas da insuficiência alimentar, situação que hoje abrange mais de 123 milhões de brasileiros. Os dados estão no 2º Inquérito Nacional sobre a Insegurança Alimentar, divulgado pela Rede Penssan (Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional).

Fazer uma boa gestão dos seus benefícios é importante. Nós estamos aqui para te ajudar! Iremos explicar como um sistema adequado facilita a tarefa e ajuda a garantir a saúde e o bem-estar de seus colaboradores!

Clique aqui para entrar em contato conosco caso fique com alguma dúvida.

gestão de VR e VA

Gestão de VR e VA: qual é a diferença entre os dois benefícios?

Muitas empresas costumam escolher entre o vale-refeição e o vale-alimentação na hora de oferecer o benefício para os funcionários, achando que os dois são a mesma coisa. Mas isso não é verdade.

O vale-refeição é um benefício que os colaboradores utilizam durante o horário de trabalho, para que possam almoçar. Então ele pode ser usado em lanchonetes, padarias e restaurantes. Em outras palavras, é para uma alimentação imediata e diária.

Já o vale-alimentação tem como objetivo ser usado para a compra de alimentos em supermercados. Essa opção acaba sendo mais completa e flexível, permitindo que o trabalhador consiga fazer suas compras mensais e evitando que falte comida em casa. Considerando o cenário de insegurança alimentar da população brasileira, é uma opção vantajosa para os colaboradores.

A maior diferença entre os dois benefícios está na finalidade de cada um. A função do VR é fornecer dinheiro para refeições quando a pessoa ainda está em horário de trabalho, enquanto o VA serve para garantir a alimentação da família inteira.

Por isso, ambos acabam se tornando fundamentais na rotina de seus funcionários. Eles podem ser aproveitados de várias formas.

cartão do PAT

Vamos conversar sobre o PAT?

As empresas conseguem oferecer os benefícios de alimentação de um cartão único: o PAT. Já ouviu falar sobre ele?

PAT é o Programa de Alimentação do Trabalhador que foi criado no país há mais de 45 anos. Segundo a Lei nº6321/76, toda organização corporativa pode se juntar ao programa, independentemente do setor em que atua e de quantos funcionários possui.

O PAT é uma política governamental que tem como objetivo incentivar o cuidado com a alimentação, saúde e bem-estar dos trabalhadores. Ao oferecer o cartão único para os funcionários, a empresa também tem acesso a vantagens fiscais.

Além de esse programa proporcionar agilidade, flexibilidade e economia, ele ainda oferece uma redução de 4% no Imposto de Renda!

O PAT reúne diversos benefícios além do vale-alimentação e vale-refeição, como o vale-combustível. Temos um artigo específico sobre ele que você pode conferir clicando aqui.

GESTÃO DE BENEFÍCIOS

Gestão de VR e VA: quais são os benefícios da gestão do vale-refeição e vale-alimentação?

Não basta oferecer benefícios como o vale-refeição aos seus funcionários. É fundamental que a empresa também saiba fazer uma boa gestão. Afinal, é o setor de Recursos Humanos que fica com essa tarefa burocrática.

Fazer a gestão do VR e VA é vantajoso tanto para a empresa quanto para os colaboradores e vamos explicar o motivo.

Para o RH, ter uma plataforma que facilite a compra mensal e garanta que os valores sejam creditados na data correta é uma forma de reduzir custos e economizar tempo e dinheiro.

Já para os colaboradores, os benefícios contribuem para melhorar o nível nutricional, aumentar a produtividade e melhorar o clima organizacional no ambiente de trabalho.

Um sistema de gestão próprio pode ajudar a sua empresa!

Quando a sua empresa decide oferecer benefícios aos funcionários, acaba tendo que fazer uma gestão bem complicada. É necessário entrar na plataforma do provedor e, mensalmente, atualizar os funcionários ativos manualmente, fazendo separadamente os pedidos de Alimentação, Refeição, Combustível etc. Isso dá um trabalho danado!

Ao contar com um sistema de gestão próprio, toda a burocracia diminui.

O sistema permite que você faça integrações com os provedores, garantindo agilidade e segurança no processo.

Sabe o que também é legal? É possível evitar problemas na hora de fazer a gestão do fluxo de caixa, já que o VR e o VA também entram no cálculo.

E ainda melhor do que contar com seu próprio sistema de gestão é contar com uma consultoria que cuide de tudo isso para a sua empresa!

Ao contratar nossos serviços, fazemos a gestão dos benefícios e tiramos esse peso dos seus ombros. Quer saber mais sobre nossa proposta? Clique aqui e nos mande uma mensagem.

GESTÃO DE BENEFÍCIOS

Gestão de vale-alimentação e vale-refeição: conte com a ajuda da JFA!

Facilite a gestão de benefícios da sua empresa contratando a JFA Consultoria em Benefícios. Nós cuidamos de toda a gestão de vale-alimentação e vale-refeição, garantindo que o seu negócio não vai cometer nenhum erro.

As vantagens de uma gestão de VR e VA com um sistema próprio são inúmeras. Desde economia de tempo e recursos, até aumento na produtividade. Clique aqui para conversar conosco e entenda mais sobre as vantagens do nosso serviço.

Nós ainda oferecemos auxílio na gestão de diversos outros benefícios. Aproveite para saber mais!

Nós somos uma corretora especializada na venda e administração de diversos produtos, como plano de saúde empresarial, seguro de vida empresarial, plano odontológico empresarial e cartões com benefícios flexíveis.

Atendemos nossos clientes de maneira personalizada, entendendo a necessidade de cada um e fornecendo soluções estratégicas.

Quer saber mais sobre como podemos te ajudar ou deseja solicitar um orçamento? Clique aqui e nos mande uma mensagem!

Até a próxima!

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

ESPECIALISTASQuer falar com a JFA?
Nossa equipe de consultores e especialistas está pronta para lhe atender.

Atendimento
Seg – Sex: 9h00 – 18h00

JFA NAS REDESNossos Links Sociais
Acompanhe as redes sociais da JFA e fique por dentro das novidades.
ESPECIALISTASQuer falar com a JFA?
Nossa equipe de consultores e especialistas está pronta para lhe atender.

Atendimento
Seg – Sex: 9h00 – 18h00

JFA NAS REDESNossos Links Sociais
Acompanhe as redes sociais da JFA e fique por dentro das novidades.

2020 JFA Consultoria – Todos os direitos reservados

2020 JFA Consultoria – Todos os direitos reservados