O Novembro Azul é uma das campanhas mais importantes dedicadas à saúde masculina. Isso porque faz um alerta para a necessidade de realizar a prevenção contra um inimigo invisível: o câncer de próstata. Ele é o segundo tipo de tumor que mais mata o homem brasileiro (ficando apenas atrás do câncer de pulmão) e é o tipo com maior incidência nos homens (29,7% dos casos de câncer no país são na próstata).
As estatísticas impressionam – e assustam! De acordo com dados do Sistema de Informação sobre Mortandade do Ministério da Saúde, em 2021 houve a morte de 16.055 homens em consequência da doença. Basta pegar o número e dividir pelos dias do ano para chegar à média de 44 óbitos a cada 24 horas.
Por conta disso é que existe uma grande parceria entre sistemas de saúde público e privado, profissionais de saúde e empresas para tentar reduzir esses índices. A campanha tem por objetivo prestar esclarecimentos e disponibilizar informações sobre como é possível realizar exames e, no caso de diagnóstico do tumor, como a população masculina deve procurar o tratamento.
A situação do câncer de próstata no Brasil exige atenção. Conforme dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), relativos a 2020, o país registrou 65.840 novos casos. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), de 01 de janeiro até agosto de 2022 já haviam sido solicitadas mais de 27 mil biópsias. O procedimento é requisitado quando o médico percebe algo diferente no exame de toque retal ou na dosagem de PSA.
A divulgação de informações para o diagnóstico precoce, as formas de tratamento e os fatores de risco são fundamentais para o sucesso da campanha. E esse engajamento social tem a participação fundamental das empresas. Esse trabalho realizado internamente vai refletir no sucesso de estratégias de prevenção e contribuir decisivamente para a redução da mortalidade pelo câncer de próstata.
Neste artigo, além de explicar a origem da campanha, nós vamos mostrar mais detalhes sobre o que envolve o Novembro Azul. E revelar como a sua empresa poderá realizar ações que auxiliem a combater a doença.
Continue a leitura conosco! Se tiver alguma dúvida ou precisar de mais esclarecimentos, clique aqui e nos mande uma mensagem!
Novembro Azul: como a campanha surgiu?
O Novembro Azul surgiu em 2003, na Austrália, com a intenção de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina.
No Brasil, o Novembro Azul é ainda mais recente. A iniciativa surgiu em 2011, quando o Instituto Lado a Lado pela Vida iniciou as ações para alertar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Com o sucesso da iniciativa, o Ministério da Saúde e o INCA começaram a divulgar ações de conscientização durante todo o mês. O movimento ganhou força e hoje é considerado por profissionais de saúde como uma das maiores atividades em prol da saúde masculina.
Atualmente, a campanha é muito forte. A programação envolve órgãos de saúde, médicos e empresas. São palestras, mesas redondas, lives e divulgação de materiais sobre a importância da realização de exames e os tratamentos disponíveis para combater a doença.
Novembro Azul: os principais fatores de risco para o câncer de próstata
Não há um fator principal para que um homem passe a desenvolver o câncer de próstata. No entanto, existem alguns pontos importantes que devem ser levados em conta. E o primeiro deles é a idade. Tanto a incidência quanto a mortalidade aumentam significativamente após os 50 anos.
Outras causas que podem contribuir para o surgimento do câncer de próstata são:
– Histórico familiar (pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos);
– Hábitos alimentares inadequados
– Sedentarismo e falta de atividades físicas;
– Excesso de gordura corporal.
– Exposições a substâncias químicas relacionadas à doença, como aminas aromáticas, arsênio, produtos à base de petróleo, motor de escape de veículo, hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA), fuligem e dioxinas.
Novembro Azul: sintomas e como prevenir o câncer de próstata
A insistência dos profissionais de saúde em adotar atitudes preventivas tem motivo. A chance de cura de neoplasia de próstata em estágio inicial pode chegar a 90%. O problema é que, nessa condição, o tumor não apresenta sintoma.
Quando os sinais aparecem, a doença está em fase mais avançada. O homem pode apresentar dificuldade para urinar, ter disfunção erétil, apresentar sangue ao urinar ou mesmo no sêmen, além de ter dores, tanto na região pélvica quanto nos ossos.
A recomendação da SBU é que homens a partir de 50 anos devem procurar um urologista para realizar um check-up. Entretanto, aqueles que estão sujeitos a fatores de risco devem realizar os exames a partir dos 45 anos.
Tratamento e ações preventivas para o câncer de próstata
Depois do diagnóstico, a neoplasia de próstata pode ser combatida de diferentes formas. Entre elas, estão a cirurgia (conforme a situação do paciente e o estágio do tumor), uso de medicamentos (em especial os anti-androgênicos ou bloqueadores hormonais) ou sessões de radioterapia.
Nos casos mais leves, em algumas situações é indicada a vigilância ativa. Trata-se de um conjunto de ações que envolvem o acompanhamento do paciente com consultas periódicas, realização dos exames (PSA e toque retal), ressonância magnética da próstata e biópsia.
Vale ressaltar também que o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento gratuito e integral, após a realização de consulta em uma Unidade Básica de Saúde e encaminhamento a ambulatório especializado ou hospital.
Sua empresa pode ajudar na conscientização!
A campanha Novembro Azul deve contar com a participação de toda a sociedade. E sua empresa também pode integrar essa corrente de solidariedade para levar esclarecimentos à população.
Promova palestras com médicos que abordem o tema de forma clara. Além disso, você pode distribuir folders com explicações básicas sobre o câncer de próstata. Incentive seus colaboradores a realizar os exames. Isso vai ser um benefício para a empresa, que demonstrará sua responsabilidade social. E o funcionário vai se sentir valorizado pela preocupação demonstrada com a saúde dele.
Você pode incentivar hábitos saudáveis e também distribuir laços ou bigodes, que são os símbolos do Novembro Azul.
Se você precisa de ajuda para programar e realizar essas iniciativas, nós podemos ajudar!
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Até a próxima!