Qualidade de vida no trabalho: como a minha empresa pode contribuir?

23 de novembro de 20220

A qualidade de vida no trabalho é um tema que deveria merecer a atenção de todos os empresários. Afinal, funcionário infeliz rende menos. Quando o clima é ruim, os principais talentos vão embora. Com um pouquinho de investimento, é possível ter um ambiente de trabalho agradável, feliz e produtivo. Bom para a equipe, melhor ainda para o negócio.

Quer ver um exemplo? O instituto de pesquisa de opinião americano Gallup fez uma pesquisa e chegou à conclusão de que funcionários felizes têm 50% menos chances de sofrerem acidentes de trabalho.

Outro estudo, desta vez realizado pela Harvard Business Review, mostra que colaboradores satisfeitos são 85% mais eficientes e 31% mais produtivos.

Entender se há qualidade de vida no trabalho é fundamental para que os gestores da empresa possam identificar quais condições estão influenciando na produtividade. É importante saber como você pode contribuir para que sua equipe fique mais satisfeita.

Separamos algumas dicas para te ajudar! Caso tenha alguma dúvida, basta clicar aqui e nos mandar uma mensagem.

qualidade de vida no trabalho

Qualidade de vida no trabalho: entenda o que é esse conceito

Há funcionários que odeiam quando chega a segunda-feira e ficam contando os minutos até a hora de bater o ponto no final do expediente. São os mesmos que sonham com os finais de semana e as férias. Tudo porque o ambiente de trabalho é um pesadelo infinito.

Você não pode deixar os colaboradores se sentirem dessa forma! A insatisfação e a falta de vontade costumam surgir a partir de algum problema na empresa ou simplesmente porque a equipe não está sendo motivada como deveria.

Um ambiente ruim prejudica o bem-estar físico e emocional do funcionário, bem como sua saúde psicológica e financeira. A função da empresa é identificar quais fatores estão influenciando nessa experiência negativa e pensar em uma solução eficiente.

Por isso, é importante implementar ações para contribuir com o nível de satisfação e desempenho do grupo de trabalho, pensando em como o bem-estar impacta na produtividade da empresa.

Ao contrário do que parece, não é necessário investir rios de dinheiro para cuidar de seus colaboradores. Um bom planejamento estratégico e a execução de objetivos bem definidos já são suficientes para garantir melhorias.

gestão de benefícios em são paulo

Quais são os riscos da ausência do bem-estar no ambiente de trabalho?

Empresas que ignoram a importância de manter os colaboradores satisfeitos acabam sofrendo diversas consequências, já que a qualidade de vida no trabalho diminui.

Uma negociação com um potencial cliente só terá sucesso quando o funcionário estiver motivado e com confiança para fazer aquilo dar certo.

Quando o ambiente de atuação profissional é tóxico e o clima organizacional valoriza apenas o serviço sob pressão, rapidamente as coisas começam a desandar. Empreendimentos com esse perfil têm dificuldade para reter talentos. Por isso o índice de Turnover é alto.

Toda empresa possui metas a serem alcançadas. A diferença está na forma com que o líder motiva sua equipe. É fundamental pensar em ações inteligentes que incentivem os resultados, mantendo os empregados felizes e satisfeitos. Esse é o maior desafio do RH atualmente.

gestão de benefícios em são paulo

Qualidade de vida no trabalho: benefícios das ações estratégicas

A disposição é um ingrediente essencial em um ambiente de trabalho. Você percebe que as coisas não estão andando bem e quer adotar ações estratégicas para melhorar o bem-estar dos funcionários? Então vamos conhecer as vantagens de tomar essa atitude!

Primeiramente, a empresa terá a promoção do bem-estar físico e mental dos funcionários, incentivando hábitos mais saudáveis e a prática de exercícios físicos no dia a dia.

Claro, o clima organizacional também é aperfeiçoado, o que proporciona uma condição de trabalho mais agradável para todos, respeitando as necessidades e vontades de cada um.

E um benefício direto é o maior engajamento da equipe, que se sente estimulada a colaborar e interagir.

Por último, você reduz o índice de turnover. Funcionários que recebem incentivo ficam mais animados porque sentem prazer nas tarefas que executam e dificilmente deixarão o cargo que ocupam na empresa.

Saiba como sua empresa pode contribuir!

Agora que você já entendeu como é importante a qualidade de vida no trabalho, chegou a hora de explicarmos como a sua empresa pode contribuir no dia a dia. Separamos algumas dicas excelentes!

1) Plano de saúde corporativo

Cuidar do bem-estar do colaborador significa oferecer ferramentas para que isso seja possível, como, por exemplo, o plano de saúde corporativo. É uma forma de demonstrar que a empresa se preocupa com a saúde do funcionário e que está ali para fornecer o suporte que for necessário.

2)Seguro de vida e previdência privada

Finanças são sempre um grande motivo de preocupação e estresse para as pessoas. Nos dois últimos anos, com a pandemia da Covid-19, muita gente ficou com o orçamento apertado. O seguro de vida e a previdência privada são produtos que auxiliam o trabalhador, proporcionando proteção financeira em momentos de dificuldade.

3) Benefícios flexíveis

A grande maioria dos empregadores foca apenas no vale-alimentação e no vale-transporte quando vai oferecer benefícios aos empregados. Você pode ir além, concedendo um cartão com benefícios flexíveis, onde cada um escolhe de que forma vai usar o dinheiro.

O cartão funciona assim: a empresa decide quais benefícios estarão disponíveis para o colaborador utilizar. A lista pode incluir vale-refeição, vale-combustível, vale-lazer, auxílio-creche, vale-cultura etc.

E não se preocupe em colocar em prática essas soluções e depois gerenciá-las. A JFA faz esse serviço para os clientes, cuidando de tudo do início ao fim!

Garantir a satisfação da sua equipe não é um gasto, mas sim um investimento. Com o tempo, você vai perceber os impactos positivos do bem-estar de todas as pessoas que estão envolvidas com as atividades da empresa.

Clique aqui e venha conversar conosco para saber mais!

gestão de benefícios em são paulo

A JFA te ajuda a melhorar a qualidade de vida no trabalho!

A melhor maneira de garantir a qualidade de vida no trabalho é oferecendo condições que realmente contribuam de alguma forma no dia a dia dos funcionários.

A boa notícia é que a JFA Consultoria em Benefícios tem tudo o que você precisa em um só lugar.

Se quiser saber mais sobre como as ações estratégicas contribuem com a produtividade da empresa, nós podemos te ajudar nessa tarefa. É só clicar aqui e nos enviar uma mensagem.

Até a próxima!

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

ESPECIALISTASQuer falar com a JFA?
Nossa equipe de consultores e especialistas está pronta para lhe atender.

Atendimento
Seg – Sex: 9h00 – 18h00

JFA NAS REDESNossos Links Sociais
Acompanhe as redes sociais da JFA e fique por dentro das novidades.
ESPECIALISTASQuer falar com a JFA?
Nossa equipe de consultores e especialistas está pronta para lhe atender.

Atendimento
Seg – Sex: 9h00 – 18h00

JFA NAS REDESNossos Links Sociais
Acompanhe as redes sociais da JFA e fique por dentro das novidades.

2020 JFA Consultoria – Todos os direitos reservados

2020 JFA Consultoria – Todos os direitos reservados