Câncer colorretal: sua empresa pode ajudar a combater a doença!

8 de março de 20230

O câncer colorretal, ou câncer de intestino, é o segundo tipo mais incidente no Brasil. Entre os homens, só fica atrás do de próstata. E em mulheres, atrás do câncer de mama. Os dados são do Instituto Nacional de Câncer (Inca).

O Inca estima o surgimento de 46 mil novos casos por ano de câncer colorretal no Brasil. O número corresponde a cerca de 10% do total de tumores diagnosticados no país (excluindo-se o câncer de pele não melanoma).

Para conscientizar a população sobre a importância da prevenção do câncer colorretal, a Organização Mundial da Saúde (OMS), criou a campanha Março Azul Marinho.

A sua empresa tem um papel importante nessas ações de conscientização. Veja, neste artigo, como aderir ao Março Azul Marinho. Vamos apontar dicas para a realização de atividades que aumentem a informação de toda a sua equipe. Continue a leitura! Se tiver alguma dúvida, clique aqui e converse conosco!

câncer colorretal

Câncer colorretal: fatores relacionados a incidência da doença

O câncer colorretal origina-se no intestino grosso, também chamado de colón, e no reto, região final do trato digestivo e anterior ao ânus.

A alimentação está diretamente relacionada a incidência do câncer de intestino. Uma dieta pobre em fibras, rica em carnes processadas e com alto consumo de carne vermelha aumenta o risco de incidência do câncer. Assim como o tabagismo, etilismo e sedentarismo.

A fibra – encontrada em legumes, verduras e frutas -funciona como uma vassoura que limpa o cólon e o intestino grosso.

Quanto à ingestão da carne vermelha, deve-se reduzir principalmente a consumida em churrascos, cortes muito queimados ou com excesso de gordura. Para manter a saúde em dia, a carne cozida é a melhor opção.

Estima-se que a ingestão de 100 gramas de carne vermelha por dia aumenta o risco de ter câncer colorretal em 12%, enquanto o consumo diário de 50 gramas de carne vermelha processada eleva esse mesmo risco em 16%.

Novamente de acordo com o Inca, evitar carnes processadas, limitar a ingestão de carnes vermelhas para até 500 gramas por semana, ter uma alimentação rica em vegetais, manter o peso corporal saudável, evitar bebidas alcoólicas e manter uma vida ativa, com a prática regular de atividades físicas, podem evitar 30% dos casos de câncer de intestino.

Outro cuidado que se deve ter é com a saúde bucal. Estudo recente de pesquisadores da Escola de Odontologia de Columbia, em Nova York, mostrou como o Fusobacterium nucleatum, uma das bactérias da boca, pode acelerar o crescimento do câncer colorretal.

câncer de intestino

Veja como prevenir e detectar o Câncer Colorretal!

A colonoscopia, exame utilizado para analisar a saúde do interior do cólon e do reto usando um colonoscópio, um tubo fino e flexível com uma luz e uma câmera na ponta, é apontada como o método mais eficiente para a prevenção do câncer colorretal. E, em alguns casos, já é parte do tratamento. Pois, durante a realização do exame, é possível remover pequenos pólipos.

O Ministério da Saúde recomenda o rastreamento do câncer de intestino em adultos de 50 a 75 anos de idade. Além da colonoscopia, a busca pode ser feita por pesquisa de sangue oculto nas fezes, ou sigmoidoscopia, exame usado para avaliar a parte inferior do intestino grosso (cólon).

doença no intestino

Conheça os sintomas mais comuns da doença!

O câncer colorretal pode causar um ou mais dos seguintes sintomas:

1 – Alteração no comportamento intestinal, como diarreia ou constipação;

2 – Ter a sensação do intestino não ser completamente esvaziado;

3 – Presença de sangue nas fezes;

4 – Cólica abdominal;

5 – Sensação de inchaço abdominal;

6 – Cansaço e fadiga;

7 – Perda de peso sem um motivo específico.

Estes sintomas também estão relacionados a outras doenças, não sendo necessariamente sinais e sintomas exclusivos do câncer colorretal.

De qualquer maneira, percebendo qualquer dessas manifestações, um médico deverá ser consultado para o diagnóstico preciso e o início do tratamento, caso seja necessário.

Casos recentes de câncer de intestino entre famosos, como das cantoras Preta Gil e Simony, do cartunista Paulo Caruso, além dos do Rei Pelé e do ídolo do Vasco da Gama Roberto Dinamite aumentaram as buscas sobre a doença na internet.

doença no intestino

Sua empresa pode ajudar a conscientizar os funcionários

Sua empresa pode adotar diversas ações na campanha Março Azul Marinho para ajudar a prevenir os sintomas e estimular o tratamento em casos de câncer colorretal.

Por exemplo: fazer uma decoração nesta cor é uma forma de lembrar diariamente os colaboradores sobre a doença.

Outra ideia bem interessante é distribuir kits informativos. Isso ajuda bastante na conscientização.

E para estimular a mudança de hábitos dos colaboradores, a empresa pode promover palestras com especialistas e criar ações para incentivar práticas esportivas. Que tal instituir o dia da nutri ou organizar uma caminhada?

Estimular seus colaboradores a fazerem exames e visitas periódicas ao médico também é fundamental. Quanto mais cedo for descoberto, maiores as chances de cura. Aliás, o plano de saúde empresarial também tem a finalidade de possibilitar que seus colaboradores – e os familiares deles – façam exames periódicos.

A JFA Consultoria em Benefícios te ajuda a implementar cada uma dessas estratégias. É um serviço que oferecemos para as empresas em que administramos diversos tipos de benefícios.

Para saber mais, basta entrar em contato conosco. Fique à vontade para mandar suas dúvidas ou agendar uma reunião. É só clicar aqui!

Trabalhamos com a venda e administração de diversos produtos, como o plano de saúde empresarial, cartão com benefícios flexíveis, seguro de vida empresarial e plano odontológico empresarial.

Estamos esperando o seu contato!

Até a próxima!

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

ESPECIALISTASQuer falar com a JFA?
Nossa equipe de consultores e especialistas está pronta para lhe atender.

Atendimento
Seg – Sex: 9h00 – 18h00

JFA NAS REDESNossos Links Sociais
Acompanhe as redes sociais da JFA e fique por dentro das novidades.
ESPECIALISTASQuer falar com a JFA?
Nossa equipe de consultores e especialistas está pronta para lhe atender.

Atendimento
Seg – Sex: 9h00 – 18h00

JFA NAS REDESNossos Links Sociais
Acompanhe as redes sociais da JFA e fique por dentro das novidades.

2020 JFA Consultoria – Todos os direitos reservados

2020 JFA Consultoria – Todos os direitos reservados