Limpeza do ambiente de trabalho ajuda a afastar coronavírus

13 de julho de 2020

A limpeza do ambiente de trabalho deve ser mais rigorosa para afastar os riscos de contágio do novo coronavírus. Com a redução do isolamento social e o retorno ao escritório, todos precisam tomar muito cuidado. Temos dicas úteis tanto para a equipe de limpeza quanto para os funcionários em geral e os gestores. Investir tempo em higiene é uma estratégia eficiente para preservar a saúde.

Lendo este artigo até o fim, você saberá:

– Com qual frequência a faxina precisa ser feita para reduzir os riscos de contágio

– Em que ordem deve ser feita a limpeza do ambiente de trabalho

– Quais produtos são mais recomendados para a limpeza do ambiente de trabalho

– Como higienizar objetos que são levados para o escritório

– O tempo de sobrevivência do coronavírus em diversas superfícies

Pronto para aprender? Então vamos lá! E se a sua empresa ainda não conta com um plano de saúde empresarial, algo que é FUNDAMENTAL durante e nos meses após a pandemia, clique aqui e fale com nossos consultores. Garantimos oferecer o melhor custo-benefício para a necessidade do seu negócio.

Limpeza do ambiente de trabalho: quando fazer?

Em períodos normais, ou seja, sem uma pandemia mundial, é suficiente fazer uma limpeza pesada por semana. Desde que, nos outros dias, os faxineiros cuidem da manutenção passando aspirador, pano úmido e higienizando móveis e objetos com álcool.

Mas agora, por precaução, os especialistas recomendam intensificar os cuidados. O melhor é fazer uma limpeza pesada duas vezes por semana.

Num escritório que não funciona no fim de semana, os dias ideais para o trabalho seriam segunda e quarta-feira. Se a empresa abre todos os dias, segunda e quinta-feira.

Onde começar a limpeza do ambiente de trabalho?

O ideal é que a equipe de limpeza comece pelos banheiros, que são locais com enorme concentração de bactérias e outros microrganismos. Dentro de um vaso sanitário há 480 mil bactérias por centímetro quadrado. Do tipo dérmico (que não transmitem doenças) e patogênicas (que afetam a saúde). Além disso, banheiros são locais fechados e úmidos, características que ajudam a propagar a quantidade de microrganismos e bactérias.

Os próximos locais são a cozinha e o refeitório da empresa, pelos mesmos motivos. Como há muito lixo orgânico (restos de comida), também existe maior concentração de microrganismos e bactérias. Além disso, são espaços em que as pessoas vão tirar a máscara para conseguir comer, e espirros e tossidas podem levar o vírus para mesas, bancadas, cadeiras, paredes e utensílios em geral.

Depois, a equipe deve estender a faxina aos ambientes comuns (estações coletivas de trabalho, salas de reuniões, recepção), deixando por último os espaços privativos, como os escritórios dos gestores.

Existe uma sequência certa do que deve ser limpo em cada local?

Sim, existe. A limpeza do ambiente de trabalho começa sempre de cima e vai indo para baixo. Primeiro, a equipe deve limpar aparelhos de ar condicionado, ventiladores de teto e lustres. Depois, estantes, prateleiras, arquivos.

Em seguida, mesas e cadeiras. Por último, o piso. Assim, quando o serviço terminar, a poeira e a sujeira estarão no chão. Se a equipe fizer o contrário, limpar de baixo para cima, sempre haverá sujeira.

Quais são os produtos indicados para a limpeza?

Em primeiro lugar, é bom esquecer a vassoura, que acaba espalhando o pó. Determine, na sua empresa, que a limpeza seja feita com aspirador de pó e, na sequência, pano úmido com desinfetante.

Abasteça a despensa com sabão, limpador multiuso, água sanitária, álcool 70% e desinfetante. E não se esqueça de fornecer aos colaboradores da limpeza equipamentos de segurança, como luvas e máscaras.

E como os funcionários em geral podem contribuir para manter tudo limpo?

Agora vamos falar da rotina diária da limpeza do ambiente de trabalho. Daquilo que todos podem fazer, do estagiário ao presidente.

Primeiro, sempre tenham álcool em gel, álcool 70% e lenço umedecido por perto. Higienizem telefones, teclados, mouses, monitores dos computadores e utensílios de escritório, como canetas, lápis e grampeadores. Façam isso todos os dias e, se possível, mais de uma vez por dia.

Outra dica importante: não compartilhem nada. Cada um cuida da sua estação de trabalho e de tudo que ela contém.

Quando a limpeza do ambiente de trabalho começa?

A limpeza do ambiente de trabalho começa antes da chegada na empresa. Todos os funcionários precisam higienizar os calçados na entrada. Existem duas soluções mais práticas:

– Passar um pano umedecido com álcool (inclusive na sola dos calçados)

– Ou a empresa pode comprar um tapete higiênico. Ele é dividido ao meio: metade é uma bacia com uma solução química para higienizar os calçados e a outra metade é um tapete normal, para limpar as solas e eliminar o excesso de líquido. Agora, com a pandemia, ficou bem fácil de encontrar esse produto. É vendido em qualquer mercado ou loja especializada em móveis para escritórios.

Bolsas e mochilas trazidas da rua também devem ser higienizadas na entrada da empresa. Isso vale para guarda-chuvas, bengalas, bolsas de compras, encomendas. Tudo que vier da rua!

Tudo isso é mesmo necessário? Não é exagero?

A limpeza do ambiente de trabalho precisa mesmo ser rigorosa, ou dificilmente o mundo voltará ao normal. A revista científica The New England Journal of Medicine fez um estudo e mostrou quanto tempo o coronavírus permanece vivo nas superfícies, com potencial de contaminação:

– Plástico: 3 dias

– Aço inoxidável: 3 dias

– Papelão: 1 dia

– Cobre: 4 horas

O mais importante dado do estudo é a capacidade do vírus permanecer vivo em partículas suspensas no ar, ou seja, na poeira: de 40 minutos a 3 horas.

Portanto, em relação ao novo coronavírus, nenhum cuidado parece ser exagerado.

Sua empresa quer um plano de saúde mais barato e com mais cobertura?

Acredite, isso é totalmente possível e não é difícil de conseguir. O plano de saúde empresarial começa a ficar caro depois de anos sem revisão e sofrendo os reajustes automáticos da operadora. O valor também aumenta muito se o plano for usado de maneira inadequada.

Contamos tudo isso em detalhes neste artigo que você pode ler clicando aqui.

E como a JFA Consultoria em Benefícios faz a redução do plano de saúde empresarial? Primeiro, nossos especialistas avaliam o seu plano e o histórico de sinistralidade. Analisam se há erros na cobertura, como a oferta de um hospital de alto padrão localizado do outro lado da cidade e que nenhum funcionário utiliza, mas que joga o valor do plano para cima. Tudo isso interfere.

Conseguimos, em mais de 90% dos casos, oferecer um plano empresarial mais barato e sem eliminar os serviços que são oferecidos aos colaboradores. E depois que entramos na empresa, mantemos a sinistralidade baixa, criando campanhas de conscientização e prevenção e implantando tecnologias e estratégias que reduzem custos.

Seu RH ainda ganha em questões operacionais, pois realizamos toda a administração dos benefícios.

Para receber uma consultoria e avaliar seu atual plano de saúde empresarial e demais benefícios, clique aqui e converse com nossos consultores.

 

ESPECIALISTASQuer falar com a JFA?
Nossa equipe de consultores e especialistas está pronta para lhe atender.

Atendimento
Seg – Sex: 9h00 – 18h00

JFA NAS REDESNossos Links Sociais
Acompanhe as redes sociais da JFA e fique por dentro das novidades.
ESPECIALISTASQuer falar com a JFA?
Nossa equipe de consultores e especialistas está pronta para lhe atender.

Atendimento
Seg – Sex: 9h00 – 18h00

JFA NAS REDESNossos Links Sociais
Acompanhe as redes sociais da JFA e fique por dentro das novidades.

2020 JFA Consultoria – Todos os direitos reservados

2020 JFA Consultoria – Todos os direitos reservados