Fevereiro laranja: combate à leucemia e doação de medula óssea!

2 de fevereiro de 20220

Fevereiro laranja é o mês voltado para o combate e conscientização sobre a leucemia, uma doença muito grave que atinge os glóbulos brancos. Sabia que sua empresa tem um papel importante na prevenção desse câncer?

Segundo dados divulgados pelo INCA (Instituto Nacional de Câncer), cada ano do triênio 2020-2022 deve registrar cerca de 10 mil novos casos diagnosticados.

Hoje, essa é a 9ª doença mais comum em homens e a 11ª em mulheres. Por isso, a campanha do fevereiro laranja é fundamental: é necessário alertar a população para os sintomas, como se prevenir e sobre a doação de medula óssea.

Assim como outros tipos de câncer, a leucemia também é tratada através de quimioterapia. Porém, o transplante de medula pode apresentar resultados significativos, em especial quando o paciente ainda é jovem.

Em um mundo altamente tecnológico e digital, não é difícil fazer uma campanha de conscientização para seus colaboradores. Na verdade, essa é uma tarefa muito fácil! Então por que sua empresa ainda não adotou o papel que deveria?

Nesse artigo, iremos mostrar o que você precisa saber sobre a doença e a importância do fevereiro laranja. Antes que comece a ficar preocupado, já vamos explicar que o último tópico vai falar sobre como colocar em prática tudo o que trouxemos.

Se tiver qualquer dúvida sobre o assunto, venha conversar conosco clicando aqui!

Fevereiro laranja

Fevereiro laranja: o que é?

O fevereiro laranja surgiu na onda de outras campanhas de sucesso, como o outubro rosa que é o mês de combate ao câncer de mama, e o novembro azul, que visa conscientizar a população masculina quanto ao câncer de próstata.

A campanha de combate à leucemia foi criada em 2019, com o objetivo de realizar atividades educacionais durante o mês que informem a sociedade sobre a doença e incentive as pessoas a doarem medula óssea.

É um período em que sua empresa pode aproveitar para fazer palestras e colocar o assunto em destaque, apontando para a importância dos exames como forma de prevenção.

leucemia

Tudo o que você precisa saber sobre a leucemia

A leucemia é uma doença maligna que ataca os glóbulos brancos e sua origem costuma ser desconhecida. Podemos apontar como característica principal desse tipo de câncer o acúmulo de células doentes na medulo óssea.

A medula óssea é responsável por fabricar as nossas células sanguíneas e ela pode ser encontrada no interior dos ossos.

A partir dela é que se originam os glóbulos brancos, vermelhos e os leucócitos. Quando as células doentes se espalham pela medula, substituem as saudáveis.

Segundo especialistas, a leucemia geralmente se manifesta através de três sintomas:

Queda de imunidade: quando infecções comuns acabam evoluindo sem motivo, provocando febres e calafrios;

Anemia: cansaço, indisposição para realizar atividades rotineiras, palidez;

Sangramentos: hematomas que surgiram ou não de traumas insignificantes, gengivas e nariz sangrando, sangue presente na urina ou fezes.

Esse é o tipo de câncer mais diagnosticado em crianças e adolescentes. A doença ainda pode ser dividida em 12 tipos, sendo os principais:

– Leucemia mieloide aguda (LMA);

– Leucemia mieloide crônica (LMC);

– Leucemia linfocítica aguda (LLA).

O diagnóstico da leucemia é realizado através de amostras de sangue, onde um simples hemograma é capaz de apontar a presença de anemia, queda de plaquetas e aumento ou redução na quantidade de glóbulos brancos. Também existe a alternativa de fazer o exame com medula óssea.

Para o tratamento da doença, o paciente faz quimioterapia e, hoje, há direcionamentos específicos de acordo com cada tipo de leucemia.

Além disso, existem outras opções de tratamento como:

– Radioterapia;

– Quimioterapia intratecal;

– Transplante de medula óssea.

Durante todo o procedimento, o paciente ainda faz transfusões de sangue e precisa tomar alguns antibióticos.

medula óssea

Fevereiro laranja: realize campanhas de conscientização na sua empresa!

Para falar a verdade, não existem ações que realmente funcionem para prevenir esse câncer. O que a pessoa pode fazer é ficar de olho em fatores de risco que auxiliam no surgimento da doença, como histórico familiar, tratamentos quimioterápicos, radiação ionizante, doenças genéticas ou hematológicas.

Contudo, o fato de não existir um hábito específico que tenha função preventiva não exclui outras possibilidades! E sua empresa tem um papel importante durante a campanha do fevereiro laranja: alertar os colaboradores sobre como é fundamental realizar exames precoces e importância de todos se cadastrarem como doadores de medula óssea.

Assim que os primeiros sintomas surgem, é essencial procurar um especialista e realizar todos os exames. Quanto mais cedo a pessoa recebe um diagnóstico, maior será a chance de cura. Do contrário, a leucemia do tipo aguda pode evoluir em poucos dias, ficando ainda mais grave.

Quando falamos sobre prevenção à leucemia, estamos falando de ações que conscientizem a população. Por exemplo, não basta oferecer um plano de saúde corporativo para os funcionários.

Você precisa criar campanhas internas que os incentive a se consultarem e fazerem checkups periodicamente. Faça palestras sobre o tema, convidando especialistas que possam tirar eventuais dúvidas. Estimule e alerte todos os seus colaboradores durante o mês de fevereiro.

Coloque a saúde dos trabalhadores em primeiro lugar. Não sabe como criar essas campanhas? Pode deixar que a JFA cuida de tudo para a sua empresa.

Nós criamos medidas estratégicas que visem o bem-estar de todos os funcionários.

A JFA Consultoria em Benefícios é uma corretora especializada na venda e administração de planos de saúde empresariais, planos odontológicos, seguros de vida corporativos, previdência privada corporativa e vales (VT, VA e VR).

Para conhecer os produtos que oferecemos para empresas de todo o Brasil, clique aqui e mande uma mensagem!

Até a próxima!

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

ESPECIALISTASQuer falar com a JFA?
Nossa equipe de consultores e especialistas está pronta para lhe atender.

Atendimento
Seg – Sex: 9h00 – 18h00

JFA NAS REDESNossos Links Sociais
Acompanhe as redes sociais da JFA e fique por dentro das novidades.
ESPECIALISTASQuer falar com a JFA?
Nossa equipe de consultores e especialistas está pronta para lhe atender.

Atendimento
Seg – Sex: 9h00 – 18h00

JFA NAS REDESNossos Links Sociais
Acompanhe as redes sociais da JFA e fique por dentro das novidades.

2020 JFA Consultoria – Todos os direitos reservados

2020 JFA Consultoria – Todos os direitos reservados