Abril azul: mês da conscientização sobre o autismo!

6 de abril de 20220

Abril Azul é a campanha de conscientização sobre o autismo, um transtorno no desenvolvimento que pode alterar o comportamento da criança e causar dificuldades na comunicação.

Assim como nas campanhas dos outros meses “coloridos” do ano, que tratam de assuntos como câncer de mama e de próstata, em abril o objetivo é alertar as pessoas sobre a importância de se discutir o autismo, mostrando como incluir e ajudar quem faz parte do espectro.

Um relatório do CDC (Centro de Controle de Doenças e Prevenção) americano mostrou que, nos Estados Unidos, uma em cada 44 crianças de até 8 anos é diagnosticada com autismo. Os dados são referentes a 2018, e quando comparados a 2017 revelam um aumento de 22%.

O Brasil, no entanto, não possui um número correto da prevalência dessa condição entre as crianças. Caso os dados americanos fossem referentes ao nosso país, a quantidade de autistas seria de aproximadamente 4,84 milhões.

Imagine quantas crianças sofrem com o transtorno, mas não são diagnosticadas? Ou descobrem apenas quando já estão adultas e já sofreram bastante, sem nenhum apoio?

Então precisamos aproveitar esse mês para falarmos um pouco mais sobre o que é o autismo e como você, empresário, pode ajudar por meio de campanhas de conscientização.

Se, após a leitura, quiser conversar conosco, é só clicar aqui e enviar uma mensagem.

Abril Azul

Abril azul: o que é essa campanha?

2 de abril foi escolhido pela ONU (Organização das Nações Unidas) como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Uma data que tenta colocar em evidência um transtorno que ainda é pouco discutido pela população. Como um único dia era insuficiente para um tema tão importante, agora aproveitamos o mês inteiro para fazer campanhas e criar ações.

E o dever da sua empresa é promover atividades educacionais para seus funcionários durante esse período. Pode ficar tranquilo que, no decorrer do texto, iremos explicar em detalhes o que é o autismo e como você pode informar melhor a sua equipe.

autismo

Tudo o que você precisa saber sobre o autismo

O autismo tem um nome técnico oficial e que é usado com maior frequência: Transtorno do Espectro Autista (TEA). Em resumo, é uma condição que afeta o desenvolvimento neurológico de uma criança.

São várias as consequências do autismo, sendo as principais:

– Mudanças na comunicação;

– Falta de interação social ou dificuldades para integrar algum grupo;

– Alterações no comportamento.

Vale mencionar que o transtorno não se manifesta da mesma maneira em todos as pessoas. Existem vários subtipos do autismo. Por isso, é preferível se referir ao autismo como espectro, palavra que já engloba os diferentes níveis.

Os sinais podem ser identificados nos três primeiros anos de vida. É importante reafirmar que o TEA não é considerado uma doença e também não se agrava com o passar dos anos.

Geralmente, você consegue perceber que uma pessoa tem autismo por apresentar suas próprias características, como a dificuldade em se expressar, fazer movimentos repetitivos (balanças o corpo, mexer mão) etc.

plano de saúde empresarial

Abril azul: causas, sintomas e tratamento

Apesar de o autismo ser classificado em diversos níveis, ainda há situações em que podemos perceber os sinais por serem mais evidentes. Por exemplo:

– Episódios de nervosismo, agitação constante, dificuldade para dormir;

Impedimentos na comunicação, seja para entender o que outra pessoa está dizendo ou deixar de responder ao ser chamado;

– Não ter facilidade em fazer amizades, expressar as emoções e manter pouco contato visual;

Comportamentos repetitivos, como ficar falando a mesma frase ou palavra;

– Alterações no comportamento, como o interesse excessivo por um assunto ou não conseguir lidar com mudanças na rotina.

É necessário ficar atento porque algumas vezes os sinais são bem leves e podem acabar passando despercebidos, o que causa um atraso no diagnóstico do transtorno.

Ainda hoje não se tem conhecimento sobre as verdadeiras causas do TEA, porém estudos mais atuais sugerem fatores genéticos, elementos hereditários e condições ambientais.

Desde já deixamos claro que o autismo não tem cura. O objetivo do tratamento oferecido é ajudar a pessoa a melhorar sua qualidade de vida, bem como suas técnicas de comunicação e criar autonomia.

É o médico quem vai dizer qual o melhor tratamento e fará todo o acompanhamento que for necessário, mas o processo pode incluir o uso de suplementos e medicamentos, fonoaudiologia, terapia em grupo e comportamental.

Saiba como a sua empresa pode ajudar no Abril Azul!

Depois de explicar tudo sobre o Transtorno do Espectro Autista, chegou a hora da JFA Consultoria em Benefícios te mostrar como criar campanhas de conscientização na sua empresa!

O primeiro passo é planejar as suas ações educativas. Por exemplo, uma palestra alertando sobre os sinais deve ser feita com a ajuda de um especialista.

Uma ótima opção é preparar uma roda de conversa com os funcionários, permitindo que eles tirem suas dúvidas.

Qualquer ação interna precisa incentivar a equipe a prestar mais atenção nas pessoas ao redor delas, mostrando como reconhecer os sintomas e como oferecer ajuda.

É claro, não se esqueça de que o plano de saúde corporativo também pode ser utilizado nessas ocasiões. Estimule os colaboradores a cuidarem de si mesmos e da família.

Quanto mais cedo a pessoa receber o diagnóstico, mais cedo poderá iniciar o seu tratamento e melhorar a qualidade de vida. Muitas crianças crescem sem saberem que são autistas.

Evite que isso aconteça adotando o Abril Azul em sua empresa.

dicas para lidar com autistas

A JFA Consultoria em Benefícios te ajuda a criar campanhas de conscientização!

A JFA Consultoria em Benefícios é uma corretora especializada na venda e administração de planos de saúde empresariais, planos odontológicos, seguros de vida corporativos, previdência privada corporativa e vales (VT, VA e VR).

Para conhecer os produtos que oferecemos para empresas de todo o Brasil, clique aqui e mande uma mensagem!

Até a próxima!

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

ESPECIALISTASQuer falar com a JFA?
Nossa equipe de consultores e especialistas está pronta para lhe atender.

Atendimento
Seg – Sex: 9h00 – 18h00

JFA NAS REDESNossos Links Sociais
Acompanhe as redes sociais da JFA e fique por dentro das novidades.
ESPECIALISTASQuer falar com a JFA?
Nossa equipe de consultores e especialistas está pronta para lhe atender.

Atendimento
Seg – Sex: 9h00 – 18h00

JFA NAS REDESNossos Links Sociais
Acompanhe as redes sociais da JFA e fique por dentro das novidades.

2020 JFA Consultoria – Todos os direitos reservados

2020 JFA Consultoria – Todos os direitos reservados