Vale refeição no home office: quais são as regras?

20 de abril de 20220

O vale refeição no home office é um assunto que sempre gera dúvidas em nossos clientes. Afinal, se o colaborador está em casa todos os dias, será que o empregador realmente precisa arcar com essa despesa?

Milhões de trabalhadores brasileiros migraram para o regime do teletrabalho a partir de março de 2020, por causa da pandemia do novo coronavírus. No começo, até por ser uma mudança feita às pressas, sem planejamento, houve bastante dificuldade para que empresas e funcionários ajustassem os ponteiros. Mas, aos poucos, os benefícios do home office foram se revelando, e hoje, mesmo com a pandemia sendo vista do retrovisor, há muitas empresas que ainda mantêm os colaboradores trabalhando em suas casas.

Aliás, pesquisas mostram que os funcionários estão mais satisfeitos e produtivos com o teletrabalho. A FEA-USP (Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo), em parceria com a FIA (Fundação Instituto de Administração), fez um levantamento e comprovou que 73% das pessoas entrevistadas se encontram mais felizes por estarem trabalhando em casa.

Entender as regras dos benefícios em tempos de home office é importante já que, como mostrou outro estudo produzido pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), estima-se um aumento de 30% no home office no mundo pós-pandemia, em relação ao que era o mercado de trabalho antes do vírus chegar por aqui.

No artigo de hoje, vamos explicar as regras do vale refeição no home office. Confira nosso artigo e, se tiver dúvidas, envia uma mensagem clicando aqui.

vale refeição no home office

Vale refeição no home office: como fica esse benefício?

Entre os diversos benefícios que sua empresa pode oferecer ao colaborador está o vale refeição. Apesar de ser bem comum, suas regras mudam de acordo com o sindicato em que seu negócio está inserido, já que cada categoria tem sua própria convenção trabalhista.

Além disso, são os sindicatos que negociam o valor mínimo dos benefícios que as empresas devem fornecer aos trabalhadores.

E não podemos deixar de mencionar o PAT (Plano de Alimentação do Trabalhador), que determina que o empregador disponibilize algum meio para que o funcionário consiga se alimentar durante o expediente, mas sem se limitar ao vale-refeição (por exemplo, mantendo um refeitório com alimentação subsidiada para os colaboradores).

Sobre o home office, a Associação Brasileira de Recursos Humanos orientou as empresas a observarem as convenções trabalhistas de cada categoria. De acordo com a entidade, o empregador não é obrigado a pagar o VR no trabalho remoto se a convenção do sindicato não estiver prevendo tal benefício.

benefícios corporativos

Vale refeição no home office: qual a diferença entre vale refeição e vale alimentação?

O vale refeição é um meio de disponibilizar ajuda alimentícia aos colaboradores. O vale alimentação tem a mesma função, sendo que a maior diferença está em como cada um pode ser utilizado.

Enquanto o cartão do VR costuma funcionar apenas em locais para compra de refeição pronta, como restaurantes e lanchonetes, o VA é aceito na aquisição de ingredientes para o preparo do alimento, como açougues e supermercados.

Por isso, sua empresa tem que pensar muito antes de decidir cortar esse benefício dos funcionários. O fato de eles estarem trabalhando em casa não significa que terão menos gastos com a alimentação.

Como ficam os outros benefícios no home office?

E já que estamos falando sobre o vale refeição no home office, vamos aproveitar para conversar um pouco sobre os outros benefícios que podem ou não ser oferecidos no teletrabalho. Confira algumas opções:

Planos de internet: o benefício que não é obrigatório, mas ajuda o colaborador a arcar com os custos da internet. E é vantajoso para a empresa, porque, com uma internet de qualidade, a produtividade aumenta;

– Vale-transporte: o VT é um direito de todo trabalhador, exceto em casos de home office, já que ele não precisa se deslocar de sua casa.

Vale bem-estar: é optativo, ou seja, o empregador não é obrigado pela lei a conceder esse benefício. Porém, ele aumenta o sentimento de satisfação e de pertencimento do colaborador. É um custo pequeno que ajuda a manter a equipe feliz e retém os talentos na sua empresa.  

benefícios flexíveis

Existe alguma alternativa ao vale refeição?

Cada colaborador tem preferências distintas quanto aos benefícios que irá receber. Enquanto uns preferem descontos em academias e atividades culturais, outros desejam opções mais tradicionais, como o vale-alimentação e o plano de saúde corporativo.

Por isso, algumas empresas têm procurado flexibilizar a entrega dos benefícios, implantando um cartão unificado que reúne dezenas de possibilidades.

A JFA oferece aos clientes um cartão de benefícios flexíveis, uma solução que é muito vantajosa tanto para os colaboradores quanto para as companhias.

Vale refeição no home office: invista no cartão de benefícios flexíveis!

Quantas vezes o setor de Recursos Humanos da sua empresa recebeu reclamações dos colaboradores porque alguns não estavam satisfeitos com os benefícios que recebiam?

Digamos que você ofereça apenas o vale refeição e o plano de saúde. Isso gera insatisfação entre os funcionários porque eles querem incentivos para ir à academia, assistir um filme no fim de semana, pagar a mensalidade da faculdade…

Só que se o RH for contratar cada um desses benefícios separadamente, irá gastar um dinheirão.

A JFA é parceira da SWILE Benefícios, o que nos permite disponibilizar uma solução incrível para a sua empresa: os cartões flexíveis!

Basta entrar em contato conosco e escolher quais benefícios da lista serão incluídos nos cartões flexíveis e daí cuidaremos de toda a operacionalização.

Com esse cartão, a empresa disponibiliza uma verba para cada colaborador, e ele, dentro deste orçamento, escolhe quais benefícios vai aproveitar.  Todo mundo fica feliz!

Que tal conversar conosco para tirar as suas dúvidas e saber um pouco mais sobre o produto? Clique aqui e mande uma mensagem.

plano de saúde empresarial em São Paulo

A JFA Consultoria em Benefícios faz a gestão dos seus benefícios!

A JFA Consultoria em Benefícios é uma corretora especializada na venda e administração de planos de saúde empresariais, planos odontológicos, seguros de vida corporativos, previdência privada corporativa e vales (VT, VA e VR).

Para conhecer os produtos que oferecemos para empresas de todo o Brasil, clique aqui e mande uma mensagem!

Até a próxima!

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

ESPECIALISTASQuer falar com a JFA?
Nossa equipe de consultores e especialistas está pronta para lhe atender.

Atendimento
Seg – Sex: 9h00 – 18h00

JFA NAS REDESNossos Links Sociais
Acompanhe as redes sociais da JFA e fique por dentro das novidades.
ESPECIALISTASQuer falar com a JFA?
Nossa equipe de consultores e especialistas está pronta para lhe atender.

Atendimento
Seg – Sex: 9h00 – 18h00

JFA NAS REDESNossos Links Sociais
Acompanhe as redes sociais da JFA e fique por dentro das novidades.

2020 JFA Consultoria – Todos os direitos reservados

2020 JFA Consultoria – Todos os direitos reservados