Maio amarelo é uma campanha que foi pensada como uma forma de contribuir com a redução dos acidentes de trânsito. Quantas vezes, ao sair para viajar de carro com a sua família, você não se deparou com carros capotados na rodovia? Motos esmagadas por caminhões? Batidas entre dois automóveis? Cenas como essa são impactantes e, infelizmente, muito comuns.
Para você ter uma ideia, 632.764 acidentes de trânsito foram registrados em 2021. Isso seria o equivalente a 72 ocorrências por hora. E não para por aí: o total de mortes chegou a 11.647, ou seja, 32 óbitos por dia. Todos os dados foram levantados pela Secretaria Nacional de Trânsito, que faz parte do Ministério da Infraestrutura.
E como o objetivo desse mês é conscientizar as pessoas sobre o tema, vamos te fazer uma pergunta:
Quantas vezes você saiu de carro com pressa porque estava atrasado para um compromisso e precisou dirigir em uma velocidade acima do que era permitido naquela área?
Felizmente, nenhuma dessas situações resultou em um acidente. Mas… e se tivesse? E se ao fazer isso você acabasse batendo em um outro carro, ou em um poste, em uma árvore? E se tivesse atropelado um pedestre? Tire dois segundos para refletir.
Dois segundos também são o suficiente para que uma tragédia aconteça e uma vida seja perdida. Por isso, a direção preventiva é fundamental para todo motorista. Neste artigo, iremos te mostrar mais destalhes sobre o que é o maio amarelo e como contribuir com a conscientização na sua empresa.
Se, ao terminar a leitura, você tiver alguma dúvida, entre em contato conosco clicando aqui.
Maio amarelo: o que é essa campanha?
O Movimento Maio Amarelo é uma campanha de conscientização internacional que surgiu com a proposta de chamar a atenção das pessoas para os números gigantescos e assustadores de acidentes de trânsito pelo mundo.
O objetivo principal do movimento é reduzir os registros de acidentes de trânsito, por meio de ações que reúnem desde a sociedade civil até órgãos públicos, empresa, entidades de classe, associações e federações.
E a campanha não visa apenas divulgar dados ou estimular conversas sobre o tema. A intenção é fazer com que as pessoas realmente se engajem nas ações.
Esse movimento surgiu em março de 2010, quando a Assembleia-Geral das Nações Unidas decretou a Década de Ações para a Segurança no Trânsito, que aconteceria no período entre 2011 e 2020. A decisão foi tomada tendo como base dados que a OMS (Organização Mundial da Saúde) tinha recentemente divulgado sobre acidentes de trânsito pelo mundo.
Desde então, os movimentos adotaram o maio como mês oficial para a realização das campanhas.
Já a cor amarela foi escolhida porque seu tom significa atenção e, no trânsito, é utilizada em sinalizações de advertência.
Dicas de direção preventiva e defensiva
Antes de falarmos sobre como a sua empresa pode participar do Movimento Maio Amarelo, que tal algumas dicas sobre direção preventiva e defensiva que você já pode começar a compartilhar com a sua equipe ou familiares?
1- Ao sair de casa percebeu que estava chovendo? Redobre a atenção, reduza a velocidade e ligue o ar-condicionado para evitar que os vidros fiquem embaçados e que a sua visibilidade diminua ainda mais;
2- Fique atento ao tipo de automóvel que está dirigindo. Se pegar um carro emprestado, primeiro entenda como ele se comporta. Alguns costumam ter um bom desempenho de aceleração e frenagem, enquanto outros não;
3- Procure manter distância do carro à sua frente. Assim dá tempo de frear caso o automóvel da frente pare repentinamente;
4- Sempre respeite as sinalizações, como a de velocidade máxima permitida, faixa contínua, retorno e conversões;
5- Vai ultrapassar? Lembre-se de ligar a seta e olhar no retrovisor para ver se a pista está livre;
6- Tenha um comportamento educado e respeitoso no trânsito.
Ações simples, como sair de casa um pouquinho mais cedo para não ter que acelerar demais, são o suficiente para evitar acidentes de trânsito horrorosos.
Maio amarelo: entenda o que sua empresa pode fazer
Dirigir com calma é sempre a melhor escolha. E você pode incentivar seus funcionários a serem mais conscientes no trânsito. Quer entender como?
1- FAÇA DA CAMPANHA ALGO DIVERTIDO
Ao invés de focar apenas em palestras, crie uma atividade em que os funcionários consigam participar. Por exemplo: que tal colocar um quadro temporário bem na entrada do prédio com a pergunta “Como você contribui para deixar o trânsito mais seguro?”.
No fim do mês, recolha as respostas e reúna os colaboradores para que todos discutam em grupo e reflitam sobre o tema.
2- CRIE O DIA DE VESTIR AMARELO
Escolha um dia da semana, como, por exemplo, sexta-feira, e peça para todos os funcionários irem ao trabalho vestidos com alguma peça na cor amarela.
Depois, tire fotos e poste nas redes sociais da empresa, com mensagens que conscientizem a população sobre a importância do tema.
Pode parecer uma ação simples, mas tem um grande efeito sobre as pessoas. O objetivo do Maio Amarelo é chamar a atenção e isso pode ser feito sem muitos gastos ou estratégias mirabolantes.
Claro, a empresa pode fazer muito mais por esse movimento. Fica a seu critério decidir o que entende que irá funcionar melhor para seus funcionários.
A JFA Consultoria em Benefícios te ajuda a criar campanhas de conscientização!
A JFA está aqui para te ajudar nessa missão. Nós desenvolvemos campanhas de conscientização para nossos clientes. Se quiser entender melhor como isso funciona, clique aqui e mande uma mensagem.
A JFA Consultoria em Benefícios é uma corretora especializada na venda e administração de diversos produtos. Sua empresa está precisando implementar soluções estratégicas para reduzir o absenteísmo? Ou está tendo dificuldades para cuidar do plano de saúde corporativo?
Antedemos cada cliente de forma personalizada para entender suas necessidades e conseguir oferecer a melhor solução.
Quer fazer um orçamento ou deseja conhecer mais sobre os nossos produtos? Clique aqui e fale conosco.
Até a próxima!