Checkup feminino: 5 exames importantes para a saúde da mulher!

18 de maio de 20220

O checkup feminino é muito importante e você, como empregador, tem o dever de sempre encontrar ações estratégicas para incentivar as funcionárias a cuidarem da saúde. E incentivar é mais do que oferecer plano de saúde empresarial ou colocar um cartaz no mural. É se empenhar e demonstrar claramente que a empresa estimula o autocuidado das colaboradoras, principalmente por meio da realização de exames preventivos.

A famosa expressão “Prevenir é melhor do que remediar” pode até estar desgastada, mas continua transmitindo o recado com a mesma força e veracidade. Quem não se previne, acaba correndo atrás do prejuízo. A conta sai mais cara – e não estamos falando de dinheiro, e sim de vidas!

A pandemia do novo coronavírus ainda não acabou, mas já está bem mais fraca. Dá para dizer que a vida voltou ano normal. Então é hora de retornar ao consultório médico e fazer exames para outras doenças. Esquecer da Covid-19 e pensar em diabetes, colesterol, hipertensão, câncer e diversos outros problemas que acometem frequentemente a população feminina.

Campanhas de conscientização e plano de saúde empresarial são dois métodos eficientes que ajudam na prevenção. Além de apresentarmos os 5 exames principais para a saúde da mulher neste artigo, também aproveitamos para deixar algumas dicas sobre medidas que podem ser implementadas na sua empresa, visando incentivar o autocuidado.

Fique à vontade para entrar em contato conosco se ficar com qualquer dúvida. É só clicar aqui e nos mandar uma mensagem.

checkup feminino

Checkup feminino: o que é o Papanicolau?

O Papanicolau é um exame de rotina feito por mulheres de diversas faixas etárias. Seu objetivo é diagnosticar doenças como o câncer de colo de útero, geralmente causado pelo HPV (Papiloma Vírus Humano), e infecções vaginais.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de colo de útero é o terceiro tipo mais recorrente em mulheres. Em 2020, foram descobertos 16.710 novos casos, sendo que 6.627 levaram ao óbito.

Mulheres entre 25 e 65 devem fazer o preventivo anualmente. A única orientação para o exame é de não ir menstruada, já que o médico faz uma raspagem no colo uterino e na mucosa vaginal para recolher o material que será enviado para o laboratório.

saúde da mulher

Checar o colesterol é fundamental

Com um simples exame de sangue, o médico é capaz de descobrir várias doenças, sejam elas simples ou graves. Sabia que é assim que conseguimos verificar nossos níveis de colesterol, glicose e hormônio da tireoide no organismo?

Temos dois tipos de colesterol no corpo: o LDL (ruim) e o HDL (bom). Manter ambos sobre controle é fundamental para não deixar a taxa de gordura no sangue aumentar ou diminuir demais.

Uma doença que também é facilmente diagnostica através do exame sangue é a diabetes.

A Federação Internacional de Diabetes, organização que reúne mais de 230 associações voltadas para o tema, divulgou em sua mais recente edição do Atlas do Diabetes que, nos últimos 10 anos, o número de pacientes no Brasil cresceu cerca de 26,61%.

Colesterol alto e diabetes são dois problemas muito preocupantes e que devem ser acompanhados periodicamente pelo médico.

Esse exame pode fazer parte do checkup feminino desde a primeira menstruação da mulher.

saúde da mulher

Checkup feminino: ultrassom transvaginal

Assim como o Papanicolau, o ultrassom transvaginal é um exame que captura imagens dos ovários, trompas, colo do útero e vagina, para verificar se existe algo fora do normal.

Apesar de ser um procedimento simples, é através dele que o médico descobre casos de câncer, cistos nos ovários e pólipos no endométrio.

Quem é mulher sabe como um simples problema na região do útero pode incomodar bastante. Tanto que até mesmo levantar da cama se torna um sacrifício…

E para receber o tratamento adequado, primeiro é necessário ir ao médico e fazer o checkup indicado pelo profissional da saúde.

A mamografia faz parte da rotina de checkup feminino

Quando a mulher chega aos 40 anos ou tem histórico de câncer de mama na família, ela precisa fazer a mamografia.

Apesar de o SUS (Sistema Único de Saúde) oferecer o exame gratuitamente, a fila de espera é gigantesca. E às vezes até a sua funcionária conseguir uma vaga, já é tarde demais.

Com exceção da região Norte, o câncer de mama é a maior causa de morte entre a população feminina no Brasil. Foram registrados mais de 66 mil casos em 2020, além de quase 18 mil óbitos, conforme dados levantados pelo INCA.

Para evitar que suas colaboradoras se ausentem do trabalho e dar a elas chances de receber um bom tratamento, que tal oferecer um plano de saúde corporativo?

diabetes

Checkup feminino: densitometria óssea

A densitometria óssea é o exame que fica responsável por diagnosticar a osteoporose, uma doença que está geralmente conectada à menopausa e aos desequilíbrios hormonais.

Por atingir grande parte das mulheres, principalmente após os 50 anos, o exame deve entrar como obrigatório no checkup feminino.

Um dos maiores problemas enfrentados pelas empresas é o absenteísmo. Quando os funcionários começam a faltar demais, isso significa que alguma coisa está acontecendo. Dificilmente uma pessoa falta ao trabalho sem motivo…

E quanto a ausência é causada por uma doença, tudo o que conseguimos pensar é sobre como a situação poderia ter sido facilmente evitada se aquela trabalhadora tivesse ido ao médico regularmente.

Pagar sozinha por um vai pesar no bolso da sua funcionária. Mas se ela tiver um plano de saúde empresarial, não terá que se preocupar com o preço dos exames.

Você pode estimular o cuidado com a saúde das colaboradoras de duas formas: oferecendo um bom convênio médico e realizando campanhas de conscientização.

Apresente os dados para as funcionárias da empresa, mostre a importância de se prevenir e como descobrir uma doença no início aumenta as chances de cura.

Quando você demonstra preocupação, sua equipe se sente valorizada e estimulada a fazer o mesmo.

plano de saúde empresarial

A JFA Consultoria em Benefícios te ajuda a criar campanhas de conscientização

A JFA Consultoria em Benefícios tem as melhores soluções do mercado, oferecendo produtos como planos de saúde empresariais, planos odontológicos, cartões de benefícios flexíveis, previdência privada corporativa e seguros de vida corporativos.

Atendemos clientes por todo o Brasil, de forma 100% personalizada. Buscamos entender as necessidades específicas de cada empresa para, somente então, oferecer os produtos mais adequados.

Para saber mais sobre as soluções disponíveis em nossa corretora, clique aqui e mande uma mensagem!

Até a próxima!

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

ESPECIALISTASQuer falar com a JFA?
Nossa equipe de consultores e especialistas está pronta para lhe atender.

Atendimento
Seg – Sex: 9h00 – 18h00

JFA NAS REDESNossos Links Sociais
Acompanhe as redes sociais da JFA e fique por dentro das novidades.
ESPECIALISTASQuer falar com a JFA?
Nossa equipe de consultores e especialistas está pronta para lhe atender.

Atendimento
Seg – Sex: 9h00 – 18h00

JFA NAS REDESNossos Links Sociais
Acompanhe as redes sociais da JFA e fique por dentro das novidades.

2020 JFA Consultoria – Todos os direitos reservados

2020 JFA Consultoria – Todos os direitos reservados