Setembro amarelo e verde: como sua empresa pode participar?

8 de setembro de 20220

O setembro amarelo e verde é a época perfeita para as empresas repensarem suas ações de bem-estar e conscientização entre os colaboradores. No mês em que as campanhas estão todas voltadas para a prevenção ao suicídio e ao incentivo à doação de órgãos, é essencial avaliar como anda a saúde das pessoas ao seu redor.

Nosso país é tido como referência mundial em transplante de órgãos, mas ainda enfrenta um grande problema que é a quantidade de doadores. Segundo a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (Abto), 2021 registrou uma redução de 4,5% de doações em comparação ao ano anterior.

Ainda de acordo com os dados divulgados pela Associação, um dos grandes motivos para essa diferença está na pandemia. No Brasil, há cerca de 15,1 doadores para cada 1 milhão de pessoas.

Já em relação ao suicídio, o DataSus observou um aumento de 35% nos casos de mortes autoprovocadas entre 2011 e 2020, sendo que só em 2020 foram quase 13 mil. O país tem enfrentado dificuldade para reduzir os números.

Sua empresa pode participar de campanhas que visem conscientizar os funcionários acerca das duas temáticas, contribuindo para um clima organizacional mais tranquilo e saudável. Se quer saber mais sobre o setembro amarelo e verde e como se envolver nas mobilizações, continue a leitura.

Ficou com alguma dúvida ou deseja fazer uma pergunta? Clique aqui para conversar conosco!

setembro amarelo e verde

Setembro amarelo e verde: como prevenir o suicídio?

Você já deve ter percebido que toda vez que chega o nono mês do ano as redes sociais se enchem de publicações com a cor amarela. Nas ruas, é possível ver cartazes falando sobre o ato de tirar a própria vida.

Isso acontece porque setembro foi o mês escolhido para falar sobre um problema que tem chamado muito a atenção dos brasileiros: o suicídio. Conforme dados levantados pela OMS (Organização Mundial da Saúde), 90% dos casos têm relação com doenças mentais, como a depressão, por exemplo.

O transtorno acomete cerca de 322 milhões de pessoas no mundo, segundo a OMS, e só no Brasil são 11 milhões. Das vítimas de suicídio, pelo menos 36% delas sofriam com o problema.

O objetivo da campanha é alertar sobre a doença e como um tratamento adequado é capaz de prevenir mortes. Vamos entender mais sobre o assunto?

combate à depressão nas empresas

Saiba o que é a depressão e quais os tratamentos que existem

A depressão é um transtorno mental frequentemente visto como uma simples tristeza. Mas não é bem assim.

O DSM (Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, ou, em português, Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais), define a depressão como uma doença que provoca dificuldades de concentração, perda de interesse, distúrbios do sono, fadiga e humor depressivo.

O transtorno ainda pode ser dividido em várias subcategorias, como o transtorno depressivo persistente. Esta classificação se baseia em sintomas que persistem por mais de dois anos sem pausas, se tornando crônicos.

Os psicólogos utilizam o DSM para fazer o diagnóstico do paciente e entender como tratá-lo corretamente, já que o humor depressivo pode ser seguido de pensamentos suicidas.

Hoje, existem alguns tratamentos disponíveis para os pacientes. Entre eles, o suporte psicológico, psicoterapia e medicamentos controlados.

campanha de doação de órgãos

Setembro amarelo e verde: conscientize seus funcionários

Apesar de o Brasil ser considerado referência quando o assunto é doação de órgãos por causa do Sistema Único de Saúde (SUS), a falta de doadores acaba mostrando um lado bastante complicado e que ainda é pouco compartilhado.

Uma pessoa que deseja doar seus órgãos ao falecer precisa avisar apenas os parentes. Então, quando algo acontece, são os familiares que ficam responsáveis por autorizar ou não o processo.

Infelizmente, muitas famílias recusam a doação dos órgãos da pessoa falecida. E como o Brasil não possui um documento ou protocolo para o registro do desejo ainda em vida, a quantidade de doadores continua baixa.

A empresa, então, fica com o papel de conscientizar os colaboradores sobre a importância de conversarem com os familiares sobre o tema e de deixarem a vontade explícita para que seja respeitada quando o dia chegar.

Entenda como a sua empresa pode participar do setembro amarelo e verde

A saúde mental é uma questão que está cada vez mais em alta entre a população. Porém, continua sendo fundamental que as empresas participem de campanhas que reforcem a importância do assunto.

Você pode ajudar na prevenção ao suicídio de várias maneiras. Uma delas é oferecendo palestras com profissionais da saúde e compartilhando materiais (como folhetos) que contenham informações sobre a depressão.

Outro tipo de ação fundamental é o de oferecer feedbacks e benefícios. Quanto mais o funcionário se sente valorizado, maior é o bem-estar dele no ambiente de trabalho.

Em relação ao setembro verde, a empresa pode apoiar instituições que estão relacionadas ao tema da doação de órgãos, compartilhar histórias de inspiração e fazer publicações nas redes sociais.

E já que falamos sobre benefícios, seus colaboradores possuem um cartão com benefícios flexíveis?

Ou então um plano de saúde empresarial?

O primeiro passo para cuidar das pessoas ao seu redor é proporcionando o que elas precisam: auxílio médico e momentos de lazer.

campanha de doação de órgãos

Conte com a ajuda da JFA!

Se ainda não começou a planejar suas ações para o setembro amarelo e verde, conte com a ajuda da JFA Consultoria em Benefícios. Nós cuidamos de todas as campanhas de conscientização para nossos clientes e garantimos a saúde e o bem-estar de seus funcionários.

Conscientizar os trabalhadores sobre temas importantes é a melhor forma de contribuir para um mundo melhor. Caso esteja precisando de ajuda, clique aqui e nos mande uma mensagem.

Atendemos nossos clientes de maneira personalizada, entendendo a necessidade de cada um e fornecendo soluções estratégicas.

Até breve!

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

ESPECIALISTASQuer falar com a JFA?
Nossa equipe de consultores e especialistas está pronta para lhe atender.

Atendimento
Seg – Sex: 9h00 – 18h00

JFA NAS REDESNossos Links Sociais
Acompanhe as redes sociais da JFA e fique por dentro das novidades.
ESPECIALISTASQuer falar com a JFA?
Nossa equipe de consultores e especialistas está pronta para lhe atender.

Atendimento
Seg – Sex: 9h00 – 18h00

JFA NAS REDESNossos Links Sociais
Acompanhe as redes sociais da JFA e fique por dentro das novidades.

2020 JFA Consultoria – Todos os direitos reservados

2020 JFA Consultoria – Todos os direitos reservados