Janeiro Branco: mês de alerta sobre a saúde mental!

4 de janeiro de 20230

O Janeiro Branco é uma grande campanha realizada por profissionais de saúde para alertar a população sobre os cuidados com a saúde mental. Hospitais, clínicas e serviços especializados na área destacam a importância da prevenção e de que todos os setores da sociedade discutam o tema.

Neste período, existem muitas ações de conscientização e debates. Mesmo que janeiro seja tradicionalmente um mês de férias e praia, muitas pessoas seguem seu ritmo de trabalho e precisam cuidar de seu bem-estar e ter assistência para não desenvolver doenças como a depressão.

Todo esse trabalho é realizado em nível mundial. Em julho de 2022, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou um estudo sobre a saúde mental desde o início do século XXI. Os dados impressionam: até 2019, mais de um bilhão de pessoas (sendo que 14% eram adolescentes) tinham algum tipo de transtorno mental. A população com esse problema vive, em média, entre 10 a 20 anos a menos do que pessoas com mente sã. E quase 60% do número de suicídios no planeta ocorreram antes dos 50 anos.

O relatório também destaca a influência da pandemia de Covid-19 para o aumento dos casos de problemas com a saúde mental.

E um estudo da Universidade de São Paulo (USP) aponta que o Brasil está entre os países que mais apresentam pessoas com depressão (59%) e ansiedade (63%). Conseguir detectar a situação a tempo e receber o tratamento adequado é fundamental.

Um trabalhador com a saúde mental em dia irá produzir melhor e terá uma interação maior com seus colegas. Quanto mais as pessoas souberem do assunto e buscarem entender, mais vão reforçar seus cuidados consigo mesmos e ainda terão condições de auxiliar a familiares, amigos e colegas.

A sua empresa tem um papel importante nessas ações de conscientização. Neste artigo, você terá informações sobre como é possível integrar-se ao Janeiro Branco e aos caminhos para a realização de atividades que aumentem a informação de toda a sua equipe. Continue a leitura! Se tiver alguma dúvida, basta voltar e clicar aqui para conversar conosco!

Janeiro Branco

Janeiro Branco: como surgiu?

Você já sabe agora que o Janeiro Branco tem como principal meta chamar a atenção da sociedade para as questões relacionadas à saúde mental e emocional da população. Mas por que a campanha ocorre justamente no primeiro mês do ano e leva essa cor?

A iniciativa surgiu em 2014, criada por um grupo de psicólogos na cidade de Uberlândia, Minas Gerais. Os profissionais abordavam pessoas na rua, trazendo orientações e realizando pequenas palestras sobre saúde mental para criar uma cultura sobre o tema.

O motivo para estabelecer o período é porque é em janeiro que as pessoas buscam repensar suas atitudes ou mudar condições em sua vida. De forma simbólica, o início de ano é um recomeço.

A população leva em consideração suas relações pessoais e profissionais, suas atitudes e suas emoções. A intenção é cuidar não só da nossa parte física, mas de outros fatores que envolvem nosso bem-estar e equilíbrio.

saúde mental no trabalho

Janeiro Branco: os desafios da saúde mental

Um dos grandes desafios da campanha é conseguir despertar na população o interesse por atitudes que chamem a atenção para o tema. E reforçar que os transtornos podem atingir qualquer pessoa.

Durante os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021, a ginasta multicampeã Simone Biles chamou atenção do mundo. E não foi pelo desempenho nas provas de ginástica artística, mas sim por ter desistido de algumas provas da competição, na qual era favorita. O motivo, segundo a atleta, é que ela estava abalada emocionalmente e precisava dedicar mais atenção à sua saúde mental.

A falta de cuidado com a mente resulta no pensamento de que nada é satisfatório. Essa condição é uma via de mão dupla, já que a nossa rotina tem influência na sociedade e vice-versa. Boa parte das pessoas sofre com a pressão para ter felicidade constante, o que aparece de forma sutil em publicações nas redes sociais ou mesmo no sucesso profissional de colegas. Só que nem sempre isso é a realidade.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) elaborou cartilhas com recomendações para o enfrentamento dos desafios da saúde mental. Entre as principais recomendações estão o reconhecimento dos medos (e a necessidade de procurar pessoas para conversar), investir em exercícios e ações que reduzam o estresse agudo, manter ativa a rede socioafetiva com familiares, amigos e colegas (mesmo que de forma virtual) e buscar um profissional de saúde quando as estratégias não forem suficientes para trazer a estabilização emocional.

saúde mental no trabalho

Janeiro Branco: quais ações a sua empresa pode fazer?

A integração das empresas nas atividades do Janeiro Branco é fundamental para o sucesso da campanha. Somente um conjunto de esforços, que envolve governos, serviços de saúde e iniciativa privada, pode alcançar bons resultados e aumentar o cuidado.

O primeiro passo é realizar uma análise geral dentro do ambiente de trabalho. Os gestores podem ficar atentos a sinais de transtornos psicológicos que os colaboradores podem apresentar. Entre eles, estão alterações de humor repentino e de comportamento. É necessário perceber se um trabalhador está mais quieto e evitando contatos sociais. Ou se, de uma hora para outra, fica menos tolerante e começa a ter um comportamento mais agressivo. Quando algum desses fatores é notado, é hora de agir.

Entre as ações que podem ser feitas no Janeiro Branco estão palestras com profissionais de saúde mental, realização de cursos e oficinas sobre atitudes e cuidados no trabalho e rodas de conversa. São ações simples, mas de grande eficácia porque promovem discussões internas sobre o assunto.

Outra proposta é a realização de eventos na rua. Após uma capacitação dentro da empresa, o engajamento da população pode ser feito em locais como ruas, praças, academias ou shopping centers. A imagem da empresa junto à comunidade será fortalecida pelo cuidado com seus colaboradores e com a população onde ela está inserida.

Vale reforçar que a empresa também podem oferecer aos trabalhadores alguns benefícios para a melhoria das condições de saúde e bem-estar deles e de suas famílias, como é o caso do plano de saúde corporativo.

Se você precisa de apoio e quer desenvolver ações para o Janeiro Branco, entre em contato agora mesmo com a JFA. Basta clicar aqui e nos mandar uma mensagem.

saúde mental no trabalho

Conte com a JFA para o planejamento de atividades sobre saúde mental!

A JFA Consultoria em Benefícios está preparada para ajudar você a montar estratégias que mobilizem sua equipe na campanha do Janeiro Branco. A sua empresa terá o suporte necessário para o planejamento e execução que destaquem a importância dos cuidados com a saúde mental.

Oferecemos informações úteis e mostrando como implementar as soluções. Trabalhamos com a venda e administração de diversos produtos, como o plano de saúde empresarial, cartão com benefícios flexíveis, seguro de vida empresarial e plano odontológico empresarial.

Quer mais detalhes sobre nossos produtos? Então Venha conversar conosco, clicando aqui!

Até a próxima!

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

ESPECIALISTASQuer falar com a JFA?
Nossa equipe de consultores e especialistas está pronta para lhe atender.

Atendimento
Seg – Sex: 9h00 – 18h00

JFA NAS REDESNossos Links Sociais
Acompanhe as redes sociais da JFA e fique por dentro das novidades.
ESPECIALISTASQuer falar com a JFA?
Nossa equipe de consultores e especialistas está pronta para lhe atender.

Atendimento
Seg – Sex: 9h00 – 18h00

JFA NAS REDESNossos Links Sociais
Acompanhe as redes sociais da JFA e fique por dentro das novidades.

2020 JFA Consultoria – Todos os direitos reservados

2020 JFA Consultoria – Todos os direitos reservados