Bem-estar dos colaboradores: conheça os 4 pilares!

17 de janeiro de 20230

O sucesso de uma empresa tem relação direta com o bem-estar dos colaboradores. Você já percebeu os motivos que levam um funcionário a sentir-se realizado no ambiente de trabalho? Pois esse é um fator importante para o aumento da produtividade. E já existem estudos científicos que comprovam isso.

Uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia indicou que as pessoas que se consideram realizadas no trabalho podem ser até 31% mais produtivas. O mesmo estudo aponta que 37% dos profissionais felizes vendem mais, além de triplicarem sua criatividade.

Manter um padrão de qualidade de vida dentro e fora do ambiente profissional torna essa pessoa mais comprometida e satisfeita com sua atuação.

Há um conjunto de fatores que contribui para uma boa qualidade de vida do trabalhador. E eles são divididos em quatro pilares: físico, mental, social e financeiro. O setor de Recursos Humanos considera essa base como forma de implementar uma gestão mais humanizada. Isso envolve fatores para aproximar a relação entre a companhia e o colaborador, visando ao bem-estar integral.

A sua empresa só tem a ganhar com a adoção dessa estratégia. Neste artigo, você vai descobrir qual o impacto de cada um dos pilares de bem-estar dos colaboradores e de que forma isso aumenta o engajamento da equipe.

Continue a leitura para entender melhor a função dos quatro pilares. Em caso de dúvidas, clique aqui e venha conversar conosco!

bem-estar dos colaboradores

Bem-estar dos colaboradores: o pilar físico

Uma rotina de vida saudável envolve não apenas uma boa alimentação e a prática de exercícios físicos. Muitas vezes, é preciso adicionar alguns benefícios que possam fortalecer o comprometimento do colaborador.

Uma das principais formas de garantir qualidade de vida no trabalho é proporcionar segurança, conforto e boas condições de materiais e equipamentos.

Muitas empresas oferecem o cartão de benefícios flexíveis para ser utilizado não apenas na alimentação, mas em ações culturais, educacionais e esportivas que fortaleçam o bem-estar do trabalhador e de sua família. Essa é uma forma de incentivar os colaboradores a adotarem rotinas mais saudáveis.

benefícios funcionários são paulo

A importância do bem-estar mental!

Fatores como depressão, insônia ou ansiedade são sinais evidentes de que alguma coisa não está bem. Se não tratados a tempo, podem evoluir para quadros piores e afetar muito a vida dessas pessoas.

Grande parte da população passa mais tempo no ambiente laboral do que em casa. Para ter satisfação, o funcionário pode ser estimulado para evitar o desenvolvimento de doenças como a Síndrome de Burnout, onde o estresse leva ao esgotamento profissional.

Existem alternativas que podem ser executadas para garantir o bem-estar da equipe. Convênios ou parcerias com profissionais de saúde – como terapeutas, psicólogos e psiquiatras – permitem o acesso ao tratamento especializado.

No entanto, os cuidados devem também ser tomados dentro da empresa. A alta demanda para cumprimento de prazos e realização de tarefas, além da pressão por resultados, podem causar problemas.

Alguns sinais são perceptíveis, como mudanças repentinas de humor, dificuldade de interação social ou temperamento agressivo. Cabe ao gestor ficar atento aos limites de cada membro da equipe. É recomendável realizar campanhas de conscientização e de suporte emocional dentro da organização.

benefícios funcionários são paulo

Bem-estar dos colaboradores: o pilar social

As relações sociais são fundamentais para todos os indivíduos. E não há como não ter convivência com outras pessoas, mesmo em um ambiente virtual. Esse contexto é bastante complexo, pois envolve o contato com familiares, amigos e colegas de trabalho.

E como a empresa pode ajudar o funcionário?

Essa é uma etapa bastante difícil porque envolve também as relações fora do ambiente de trabalho. O gestor não pode interferir nesse ponto. Mas no espaço de atuação profissional é possível incentivar a criação de vínculos com os colegas e uma interação maior, visando à melhora do desempenho profissional.

Por essa razão, torna-se essencial que as empresas promovam atitudes para reforçar essa interação entre os funcionários. Não apenas para que eles se conheçam melhor, mas para que possam encontrar afinidades e trocar experiências.

A boa comunicação com os líderes é essencial para um bom resultado social. A convivência entre colegas e seus superiores é diária. Ter uma capacidade de falar e ouvir dentro do ambiente laboral e saber estimular iniciativas acaba gerando receptividade e empatia, o que motiva todo o grupo.

benefícios funcionários são paulo

Bem-estar dos colaboradores: o fator financeiro

Esse é o principal dos fatores para o bem-estar dos colaboradores. O bem-estar financeiro interage e interfere em todos os demais. Uma rotina para melhor qualidade de vida exige investimentos. E sem recursos, fica difícil conseguir avanços, embora não falte vontade.

Ninguém gosta de passar todo o tempo calculando as contas a pagar. A saúde financeira engloba a organização dos recursos. E a empresa pode ter um papel fundamental para que isso ocorra.

Implantar um programa de educação financeira é uma boa opção. A oferta de cursos, treinamentos e oficinas pode ser a luz que faltava para estimular o trabalhador a mudar o comportamento com suas finanças.

Outra boa opção é oferecer aos funcionários a possibilidade de realizar empréstimos e adiantamentos salariais. Essas são algumas vantagens que trazem suporte para a equipe e que podem ser úteis em situações emergenciais, como uma internação hospitalar, a compra de um medicamento não fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ou mesmo para quitar a parcela do carro ou imóvel.

benefícios funcionários são paulo

Conte com a assessoria especializada da JFA!

Existem muitas formas de a empresa colaborar para o bem-estar dos trabalhadores. Mas é necessário realizar um diagnóstico primeiro. Levantar dados sobre as necessidades dos colaboradores e identificar os motivos de turnover são ferramentas que auxiliam a compreender as dificuldades dos funcionários. Conte com a JFA para realizar esse detalhamento e ajudar a implantar e gerir benefícios de maneira estratégica.

A JFA Consultoria em Benefícios realiza a implantação e a administração de vários produtos, como cartão com benefícios flexíveis, plano de saúde empresarial e plano odontológico empresarial.

Você quer mudar itens na gestão e humanizar essa relação com a equipe de colaboradores? Nós podemos auxiliar. Temos uma equipe especializadas e altamente capacitada para atender as necessidades da sua empresa.

Não perca tempo! Faça ou orçamento ou entre em contato conosco para tirar suas dúvidas. Basta clicar aqui.

Até a próxima!

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

ESPECIALISTASQuer falar com a JFA?
Nossa equipe de consultores e especialistas está pronta para lhe atender.

Atendimento
Seg – Sex: 9h00 – 18h00

JFA NAS REDESNossos Links Sociais
Acompanhe as redes sociais da JFA e fique por dentro das novidades.
ESPECIALISTASQuer falar com a JFA?
Nossa equipe de consultores e especialistas está pronta para lhe atender.

Atendimento
Seg – Sex: 9h00 – 18h00

JFA NAS REDESNossos Links Sociais
Acompanhe as redes sociais da JFA e fique por dentro das novidades.

2020 JFA Consultoria – Todos os direitos reservados

2020 JFA Consultoria – Todos os direitos reservados