Sim, existe seguro de vida empresarial para pequenas empresas. Engana-se quem pensa que as apólices destinadas ao mundo corporativo sejam destinadas apenas a grandes companhias, com centenas de funcionários. As seguradoras já criaram produtos voltados para negócios de menor porte. E eles são um grande sucesso, já que oferecem benefícios aos funcionários que não pesam no caixa da empresa.
A JFA Consultoria em Benefícios oferece apólices de seguro de vida empresarial para pequenas empresas e, também, para médias e grandes. Trabalhamos com as melhores seguradoras em operação no mercado brasileiro. Para saber detalhes e obter um orçamento, clique aqui e fale com nossos consultores.
Lendo este artigo, você vai descobrir:
– O que é um seguro de vida empresarial para pequenas empresas?
– Qual é a cobertura do seguro de vida empresarial?
– Quem negocia as condições do seguro de vida empresarial?
– Quem é o responsável pelo pagamento do seguro de vida empresarial?
– Quais são as condições para contratar o seguro de vida empresarial para pequenas empresas?
– Existem benefícios fiscais para seguro de vida empresarial?
Boa leitura!
Seguro de vida empresarial para pequenas empresas: o que é?
O seguro de vida empresarial para pequenas empresas funciona da mesma forma que as apólices das grandes companhias, mas com valores e condições adequados à realidade do negócio.
Este tipo de seguro não pode ser contratado por uma pessoa. Não é uma apólice individual, e sim coletiva. A aquisição é feita sempre por uma empresa. E protege a vida dos colaboradores, no caso de invalidez, doença grave, entre outros, bem como de seus entes queridos.
Qual é a cobertura do seguro de vida empresarial?
A cobertura básica do seguro de vida empresarial abrange:
– Morte (natural ou acidental)
– Invalidez (acidental ou causada por doença)
Porém, as seguradoras oferecem coberturas opcionais para o seguro de vida empresarial. A apólice pode incluir:
– Auxílio funeral
– Despesas médicas, hospitalares e odontológicas
– Diária por incapacidade temporária acidental
– Doenças graves
– Verba rescisória por morte
– Doença congênita de filhos
Quem paga o seguro de vida empresarial para pequenas empresas?
Em quase 100% das empresas, é a empresa quem negocia com a corretora de seguros todas as condições da apólice. O funcionário não participa dessa conversa, já que as condições estabelecidas valem para todos. Não há como atender as exigências de cada um, ou o seguro seria individual, e não coletivo. Caso o colaborador acredite que precisa de outras coberturas e/ou capital segurado maior, ele pode complementar contratando um seguro individual. Para verificar a real necessidade individual, basta clicar em www.meufuturo.com.vc para simular e contratar!
Porém, o empregado pode ser chamado a pagar pela apólice, embora isso seja muito raro. Existem três tipos de situação quanto ao pagamento do produto:
1 – Plano Não Contributário
A empresa estabelece que o seguro de visa faz parte do seu pacote de benefícios e assume o pagamento sozinha.
2 – Plano Contributário
A conta é dividida, e nem sempre em percentuais iguais. O funcionário assume a responsabilidade por uma parte do seguro de vida empresarial, que é descontada na folha de pagamento.
3 – Plano Totalmente Contributário
O funcionário assume 100% do pagamento. Porém, o valor da parcela é reduzido, já que a apólice é coletiva.
Toda empresa pode adquirir este seguro de vida?
O seguro de vida empresarial para pequenas empresas exige, pelo menos, três vidas seguradas. E três vidas não significam três funcionários.
A configuração pode envolver o proprietário, sua esposa e um funcionário. Ou o dono do negócio, uma colaboradora e seu marido.
As condições mudam de acordo com a seguradora, porém, em geral, os segurados do plano de vida empresarial precisam ter entre 14 e 65 anos de idade. Dependendo da configuração da empresa e das seguradoras, há aceitação de pessoas com mais de 65 anos.
Como em todo seguro de vida, são aceitas pessoas em boas condições de saúde. E toda lesão ou doença preexistente precisa ser informada na hora da adesão.
Vantagens de contratar um seguro de vida empresarial!
Em 2019, o Ibope fez uma pesquisa sobre o mercado de seguros no Brasil. Duas mil pessoas foram entrevistadas e apenas 15% delas tinham uma apólice individual ou empresarial. Outras 20% disseram que contratariam um seguro nos 12 meses seguintes. Os resultados demonstram que ainda há muita gente desprotegida no país.
É uma realidade que as empresas podem ajudar a mudar. O seguro de vida coletivo é mais barato que o individual e possibilita oferecer ao funcionário um benefício que, muitas vezes, ele não teria condições de adquirir sozinho.
O seguro de vida é determinante para estimular a produtividade e manter na empresa os melhores colaboradores. Afinal de contas, é reconfortante trabalhar num lugar que se preocupa com o bem-estar do colaborador e que garante proteção financeira para seus familiares no caso de uma tragédia.
Por fim, as empresas que oferecem esse benefício e declaram pelo lucro real podem deduzir os pagamentos efetuados como “despesas operacionais”. Com o aumento de gastos, o lucro declarado diminui e o imposto a ser pago também. É uma excelente oportunidade fiscal.
Peça agora um orçamento do seguro de vida empresarial!
A JFA Consultoria em Benefícios pode te ajudar a contratar o melhor seguro de vida empresarial, escolhido de acordo com as suas necessidades e características. Somos uma corretora especializada em seguro de vida, plano de saúde, previdência privada e benefícios. E atendemos clientes de todo o Brasil.
Para falar conosco, clique aqui e envie a sua mensagem.