Doença do trabalho ou doença profissional: qual é a diferença?

19 de agosto de 20200

Hérnia de disco é doença do trabalho ou doença profissional? E LER, a Lesão por Esforço Repetitivo, se enquadra em qual situação? A dúvida é muito comum porque as nomenclaturas são bem parecidas.

Um leigo pode achar que tanto faz saber se é doença do trabalho ou doença profissional, mas entender o assunto é importante sim. Faz diferença nas penalizações que serão impostas à empresa e nos benefícios que o funcionário vai receber.

Doença do trabalho ou doença profissional: no que elas são diferentes?

A doença do trabalho é motivada pelo ambiente ou condições em que a atividade laboral é realizada. Mas não está relacionada ao cargo específico do funcionário. Uma doença do trabalho pode acometer tanto a recepcionista quanto o operador de empilhadeira, que executam tarefas completamente diferentes.

É o caso, por exemplo, de problemas como hérnia de disco e artrose, que surgem porque o trabalhador carregou peso em excesso sem se proteger com exercícios laborais. Ou de um empregado que fica surdo em virtude do barulho da fábrica. Para deixar bem claro: ele pode ser o faxineiro e perder a audição. Só por estar trabalhando no ambiente, mesmo que numa ocupação totalmente apartada do equipamento que gera o barulho.

Já a doença profissional está diretamente relacionada com a função exercida pelo colaborador. É o caso de um soldador que desenvolve catarata. Um jogador de vôlei que sofre uma lesão no ombro. Ou uma secretária que adquire LER em virtude do trabalho de digitação. A doença profissional é causada pela exposição contínua aos agentes de risco, que podem ser químicos ou físicos.

Quais são os direitos do trabalhador nos dois casos?

Doença do trabalho ou doença profissional? É a partir do diagnóstico que o colaborador saberá quais são os seus direitos.

O primeiro ponto é que, nos dois casos, ele receberá o Seguro de Acidentes do Trabalho.

As doenças profissionais são incuráveis e, por isso, garantem aposentadoria especial por invalidez. Já as doenças do trabalho podem ser tratadas, permitindo que o colaborador retorne às atividades profissionais assim que estiver curado. Porém, dependendo da gravidade, se não conseguir se curar, o colaborador também poderá se aposentar por invalidez.

E nos dois casos, doença do trabalho ou doença profissional, existe a possibilidade de que a empresa seja condenada a pagar indenizações, caso o colaborador perca a capacidade de exercer uma atividade laboral, gerar renda e sustentar sua família.

JFA Consultoria em Benefícios

Sua empresa deve tomar todos os cuidados para preservar a saúde, o bem-estar e a integridade física dos funcionários. Investimentos em prevenção, campanhas de conscientização e benefícios geram retorno para a companhia. Evitam acidentes de trabalho e problemas médicos, mantêm os colaboradores satisfeitos e produtivos.

A JFA pode contribuir com a gestão dos benefícios da sua companhia, oferecendo o melhor custo-benefício em planos de saúde empresariais, seguro de vida empresarial, planos odontológicos empresariais, previdência privada empresarial e vales. Fazemos a gestão de benefícios de empresas de pequeno, médio e grande porte, em todo o território brasileiro.

Clique aqui para falar conosco e receber uma análise gratuita do seu pacote de benefícios atual!

 

 

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

ESPECIALISTASQuer falar com a JFA?
Nossa equipe de consultores e especialistas está pronta para lhe atender.

Atendimento
Seg – Sex: 9h00 – 18h00

JFA NAS REDESNossos Links Sociais
Acompanhe as redes sociais da JFA e fique por dentro das novidades.
ESPECIALISTASQuer falar com a JFA?
Nossa equipe de consultores e especialistas está pronta para lhe atender.

Atendimento
Seg – Sex: 9h00 – 18h00

JFA NAS REDESNossos Links Sociais
Acompanhe as redes sociais da JFA e fique por dentro das novidades.

2020 JFA Consultoria – Todos os direitos reservados

2020 JFA Consultoria – Todos os direitos reservados