O auxílio home office se tornou um benefício bastante utilizado durante a pandemia depois que milhões de empresas deslocaram seus funcionários para o trabalho remoto. Porém, mesmo com o avanço na vacinação e o fim das restrições, esse cenário deve se manter, já que o trabalho remoto acaba gerando economia para as empresas.
Aliás, o teletrabalho também é uma preferência entre os funcionários. Uma pesquisa da consultoria de RH Robert Half mostrou que instituições que não oferecem a opção de trabalho remoto estão perdendo seus colaboradores.
Dentre as mulheres entrevistadas, 44% afirmaram que trocariam de emprego caso a empresa decidisse acabar com o home office. Entre os homens, 31% têm a mesma opinião.
É por isso que o auxílio home office ganha cada vez mais espaço entre os benefícios. Os trabalhadores não querem mais passar 5 dias da semana dentro de um escritório. A mesma pesquisa mostrou que 63,8% dos entrevistados preferem fazer todo trabalho sem sair de casa.
Para entender quais são as características do auxílio home office e como ele funciona, continue a leitura! Se ficar com alguma dúvida, entre em contato conosco clicando aqui.
Auxílio home office: o que é esse benefício?
O modelo home office sempre esteve presente em nossa sociedade, só que era pouco utilizado. Ao contrário do trabalho presencial, esse regime é bem mais flexível e foi a solução encontrada pelas empresas durante a pandemia.
Já que as pessoas precisavam se manter distantes umas das outras para evitar o risco de contágio, o trabalho remoto era a única opção disponível.
Contudo, com o passar do tempo, as pessoas começaram a perceber que estavam usando suas estruturas a serviço do empregador: energia elétrica, internet, material de escritório. Enquanto as empresas economizavam muito em despesas como aluguel e vale-transporte, os trabalhadores aumentavam os gastos de seus orçamentos domésticos.
Para equilibrar essa balança, surgiu o auxílio home office. O objetivo desse benefício é cobrir proporcionalmente os custos do funcionário, permitindo que ele exerça suas atividades de casa sem sofrer prejuízos no desempenho.
Apesar de resolver a situação, o auxílio não é obrigatório. É uma estratégia que o gestor escolhe oferecer ou não aos trabalhadores. Entretanto, está cada vez mais presente na cesta de benefícios ofertada pelas empresas.
Como funciona o auxílio home office?
Como já foi dito, o objetivo do auxílio home office é reembolsar o colaborador pelas despesas extras. O benefício é concedido em forma de recurso financeiro para que a pessoa consiga comprar os equipamentos necessários para o trabalho e pagar as contas.
Assim como todo benefício, ele é pago mensalmente ao funcionário e o valor é decidido pela empresa.
O valor definido é creditado como auxílio e o colaborador pode fazer compras ou solicitar a manutenção de algum serviço essencial para suas atividades. Geralmente, o benefício arca com despesas relacionadas a:
– Contas de luz e internet;
– Materiais de escritório e para impressão;
– Licenças de softwares;
– Compra de móveis ergonômicos.
Conheça as principais vantagens desse benefício!
Ainda que esse benefício não seja obrigatório como no caso do vale-transporte, ele chama cada vez mais a atenção de candidatos e pode se tornar fundamental para empresas que desejam atrair ou reter talentos.
O auxílio home office oferece vantagens tanto para a empresa quanto ao colaborador.
Com esse benefício, o colaborador é capaz de montar um espaço de trabalho mais adequado em sua residência, conseguindo conforto e mantendo a qualidade de vida.
Assim, a empresa evita que seus empregados tenham problemas de saúde. Uma grande vantagem, já que a sinistralidade do convênio médico não vai aumentar e não provocará um reajuste elevado. A empresa dá um incentivo de valor menor – auxílio home office – e reduz significativamente os gastos com um benefício mais caro e complexo – o plano de saúde.
Para terminar, o auxílio ainda é uma forma de fazer com que os funcionários continuem motivados e engajados. Dessa forma, a equipe se sente incentivada a vencer os desafios diários.
Como implementar o auxílio home office?
O primeiro passo para implantar o auxílio home office é definir o valor que será concedido mensalmente.
Para decidir essa quantia, será necessário calcular qual a despesa do colaborador e comparar com o que está sendo oferecido no mercado. Depois, basta fazer uma média.
O pagamento nunca deve ser feito junto com o salário. Ele tem que ser realizado separadamente, em um cartão de benefícios. Isso facilita a distribuição aos funcionários e também permite um controle maior.
Mas preste atenção nesta informação muito importante: o auxílio home office não pode resultar na redução do salário do trabalhador.
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Até a próxima!