Auxílio home office: como funciona esse benefício?

5 de janeiro de 20220

O auxílio home office se tornou um benefício bastante utilizado durante a pandemia depois que milhões de empresas deslocaram seus funcionários para o trabalho remoto. Porém, mesmo com o avanço na vacinação e o fim das restrições, esse cenário deve se manter, já que o trabalho remoto acaba gerando economia para as empresas.

Aliás, o teletrabalho também é uma preferência entre os funcionários. Uma pesquisa da consultoria de RH Robert Half mostrou que instituições que não oferecem a opção de trabalho remoto estão perdendo seus colaboradores.

Dentre as mulheres entrevistadas, 44% afirmaram que trocariam de emprego caso a empresa decidisse acabar com o home office. Entre os homens, 31% têm a mesma opinião.

É por isso que o auxílio home office ganha cada vez mais espaço entre os benefícios. Os trabalhadores não querem mais passar 5 dias da semana dentro de um escritório. A mesma pesquisa mostrou que 63,8% dos entrevistados preferem fazer todo trabalho sem sair de casa.

Para entender quais são as características do auxílio home office e como ele funciona, continue a leitura! Se ficar com alguma dúvida, entre em contato conosco clicando aqui.

auxílio home office

Auxílio home office: o que é esse benefício?

O modelo home office sempre esteve presente em nossa sociedade, só que era pouco utilizado. Ao contrário do trabalho presencial, esse regime é bem mais flexível e foi a solução encontrada pelas empresas durante a pandemia.

Já que as pessoas precisavam se manter distantes umas das outras para evitar o risco de contágio, o trabalho remoto era a única opção disponível.

Contudo, com o passar do tempo, as pessoas começaram a perceber que estavam usando suas estruturas a serviço do empregador: energia elétrica, internet, material de escritório. Enquanto as empresas economizavam muito em despesas como aluguel e vale-transporte, os trabalhadores aumentavam os gastos de seus orçamentos domésticos.

Para equilibrar essa balança, surgiu o auxílio home office. O objetivo desse benefício é cobrir proporcionalmente os custos do funcionário, permitindo que ele exerça suas atividades de casa sem sofrer prejuízos no desempenho.

Apesar de resolver a situação, o auxílio não é obrigatório. É uma estratégia que o gestor escolhe oferecer ou não aos trabalhadores. Entretanto, está cada vez mais presente na cesta de benefícios ofertada pelas empresas.

benefício para quem trabalha em casa

Como funciona o auxílio home office?

Como já foi dito, o objetivo do auxílio home office é reembolsar o colaborador pelas despesas extras. O benefício é concedido em forma de recurso financeiro para que a pessoa consiga comprar os equipamentos necessários para o trabalho e pagar as contas.

Assim como todo benefício, ele é pago mensalmente ao funcionário e o valor é decidido pela empresa.

O valor definido é creditado como auxílio e o colaborador pode fazer compras ou solicitar a manutenção de algum serviço essencial para suas atividades. Geralmente, o benefício arca com despesas relacionadas a:

– Contas de luz e internet;

– Materiais de escritório e para impressão;

– Licenças de softwares;

– Compra de móveis ergonômicos.

consultoria em benefícios em São Paulo

Conheça as principais vantagens desse benefício!

Ainda que esse benefício não seja obrigatório como no caso do vale-transporte, ele chama cada vez mais a atenção de candidatos e pode se tornar fundamental para empresas que desejam atrair ou reter talentos.

O auxílio home office oferece vantagens tanto para a empresa quanto ao colaborador.

Com esse benefício, o colaborador é capaz de montar um espaço de trabalho mais adequado em sua residência, conseguindo conforto e mantendo a qualidade de vida.

Assim, a empresa evita que seus empregados tenham problemas de saúde. Uma grande vantagem, já que a sinistralidade do convênio médico não vai aumentar e não provocará um reajuste elevado. A empresa dá um incentivo de valor menor – auxílio home office – e reduz significativamente os gastos com um benefício mais caro e complexo – o plano de saúde.

Para terminar, o auxílio ainda é uma forma de fazer com que os funcionários continuem motivados e engajados. Dessa forma, a equipe se sente incentivada a vencer os desafios diários.

benefícios flexíveis

Como implementar o auxílio home office?

O primeiro passo para implantar o auxílio home office é definir o valor que será concedido mensalmente.

Para decidir essa quantia, será necessário calcular qual a despesa do colaborador e comparar com o que está sendo oferecido no mercado. Depois, basta fazer uma média.

O pagamento nunca deve ser feito junto com o salário. Ele tem que ser realizado separadamente, em um cartão de benefícios. Isso facilita a distribuição aos funcionários e também permite um controle maior.

Mas preste atenção nesta informação muito importante: o auxílio home office não pode resultar na redução do salário do trabalhador.

A JFA implanta e administra esse benefício para a sua empresa. Cuidamos de toda a parte burocrática, você só precisa contratar nossos serviços. Venha conversar conosco clicando aqui!

Somos uma corretora especializada na venda e administração de planos de saúde empresariais, planos odontológicos, seguros de vida corporativos, previdência privada corporativa e vales (VT, VA e VR).

Para conhecer os produtos que oferecemos para empresas de todo o Brasil, clique aqui e mande uma mensagem!

Até a próxima!

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

ESPECIALISTASQuer falar com a JFA?
Nossa equipe de consultores e especialistas está pronta para lhe atender.

Atendimento
Seg – Sex: 9h00 – 18h00

JFA NAS REDESNossos Links Sociais
Acompanhe as redes sociais da JFA e fique por dentro das novidades.
ESPECIALISTASQuer falar com a JFA?
Nossa equipe de consultores e especialistas está pronta para lhe atender.

Atendimento
Seg – Sex: 9h00 – 18h00

JFA NAS REDESNossos Links Sociais
Acompanhe as redes sociais da JFA e fique por dentro das novidades.

2020 JFA Consultoria – Todos os direitos reservados

2020 JFA Consultoria – Todos os direitos reservados