Conscientização dos funcionários: anemia, leucemia e doação de sangue!

8 de junho de 20220

A conscientização dos funcionários sobre questões importantes como a anemia, a leucemia e a doação de sangue deve ser feita frequentemente dentro de toda empresa. Se você ainda não tem esse costume, aproveite o mês de junho para criar campanhas e oferecer palestras que abordem esses temas.

Cada mês do nosso calendário possui uma campanha de conscientização identificada por uma cor, como o Outubro Rosa (câncer de mama) e o Novembro Azul (câncer de próstata). Mas junho tem duas cores e duas campanhas: o vermelho para conscientizar sobre a doação de sangue e o laranja que serve tanto para a anemia quanto para a leucemia.

Colorir o calendário é uma estratégia para chamar a atenção para temas que antes eram deixados de lado, que eram pouco discutidos. Por exemplo: uma coisa é saber que os bancos de sangue estão precisando de doações, outra é ser fortemente incentivado a se tornar um doador.

E é fundamental falar sobre como abordar o tema também acaba ajudando a sua empresa. Um funcionário desinformado e desmotivado fica doente e acaba procurando ajuda apenas quando sua doença está avançada demais. Sabe no que isso resulta? Altos índices de absenteísmo e rotatividade, já que aquele profissional não terá condições de voltar às atividades rapidamente.

Nos últimos 3 anos, a rotatividade de funcionários nas empresas cresceu 38% no mundo todo. No Brasil, o aumento foi de 82%, segundo mostra a pesquisa da Robert Half, empresa global de consultoria de consultoria de Recursos Humanos.

Quer entender como conscientizar seus funcionários sobre temas importantes? Então confira nosso artigo e clique aqui para conversar conosco se tiver alguma dúvida.

conscientização dos funcionários

Conscientização dos funcionários: ajude a salvar vidas!

O junho vermelho é uma forma de incentivar a solidariedade das pessoas. Quando chega a época do frio, tem gente que não quer sair de casa para nada e, com a pandemia ainda em curso, o medo de ir até um hospital doar sangue é grande.

Acontece que doar sangue é um ato de amor. É lindo e essencial. Sabia que uma simples doação pode salvar a vida de até quatro pessoas?

Em um país com mais de 210 milhões de habitantes, é triste observar que apenas 19% desse total doa sangue com regularidade, isto é, uma vez ao ano, conforme um levantamento realizado pela empresa farmacêutica Abott.

Sua participação como gestor é inserir essa questão na rotina dos funcionários. Seja através de campanhas, palestras ou publicações nas redes sociais.

Mesmo ações pequenas são capazes de gerar resultados surpreendentes. Há profissionais que passam muito tempo no local de trabalho e acabam compartilhando o aprendizado adquirido nesse ambiente com amigos e familiares. Eles acabam agindo como transmissores da informação. Ou melhor, como multiplicadores da campanha. Influenciam outras pessoas a também doarem sangue!

Os bancos de sangue estão passando por dificuldades, já que a pandemia reduziu o número de doações realizadas e aumentou o uso do estoque.

Mostre como doar é um ato de amor cada vez mais necessário em nosso país.

anemia

Junho laranja: vamos falar sobre a anemia e a leucemia?

O mês de junho ainda aborda outros dois problemas de saúde que exigem muito cuidado: a anemia e a leucemia. Pouco se fala sobre a anemia, fazendo com que as pessoas acreditem que ela seja uma doença, o que não é bem verdade.

A anemia é, na verdade, um problema relacionado à alimentação. Quando uma pessoa está anêmica, isso geralmente é um sinal de que seu organismo está lutando contra uma doença.

Por mais que o quadro de anemia seja visto apenas como a falta de ferro no sangue, outros fatores podem fazer com que uma pessoa apresente esta condição.

Para resumir, a anemia acontece quando o nível de glóbulos vermelhos no sangue diminui. Entre as principais causas estão os problemas genéticos, as deficiências de vitaminas e as doenças renais.

Os sintomas variam conforme o agente causador da anemia, podendo ir desde a fadiga e falta de ar ao fazer esforço, até sonolência, confusão mental e palpitações.

Quando uma pessoa é diagnosticada com anemia, é fundamental que a origem seja investigada.

Agora, entrando no assunto da leucemia, essa é uma doença gravíssima e que também merece bastante atenção. De acordo com as expectativas levantadas pelo INCA (Instituto Nacional do Câncer), espera-se que para cada ano do triênio 2020/2022, 4.890 casos de leucemia sejam diagnosticados em mulheres e 5.920 em homens.

Assim como qualquer outro tipo de câncer, quanto mais cedo a pessoa descobre a leucemia, maiores são as chances de cura. No junho laranja, as ações da sua empresa devem ser voltadas para conscientizar os funcionários sobre como é importante receber um diagnóstico precoce.

Uma boa ação de conscientização para seus funcionários é preparar palestras e montar campanhas que expliquem mais sobre esse câncer e seus sintomas. Às vezes é difícil perceber o que está acontecendo no nosso próprio corpo e, ao falar sobre isso, acabamos percebendo os sinais.

Os sintomas da leucemia são bem parecidos com aqueles do quadro anêmico, contudo é uma doença que compromete os glóbulos brancos, o que deixa a pessoa mais suscetível a infecções, febres, perda de peso sem motivo, ínguas etc.

leucemia

Conscientização dos funcionários: nós podemos te ajudar!

Nós podemos ajudar na criação de campanhas de conscientização e de outras ações que ajudem a preservar o bem-estar e a saúde dos seus colaboradores, como a contratação de um convênio médico empresarial.

A JFA Consultoria em Benefícios é uma corretora especializada na venda e administração de diversos produtos. Sua empresa está precisando implementar soluções estratégicas para reduzir o absenteísmo? Ou está tendo dificuldades para cuidar do plano de saúde corporativo?

Antedemos cada cliente de forma personalizada para entender suas necessidades e conseguir oferecer a melhor solução. Aqui você encontra planos odontológicos, seguros de vida corporativos, previdência privada corporativa, planos de saúde empresariais e cartões com benefícios flexíveis.

Quer fazer um orçamento ou deseja conhecer mais sobre os nossos produtos? Clique aqui e nos mande uma mensagem.

Até a próxima!

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

ESPECIALISTASQuer falar com a JFA?
Nossa equipe de consultores e especialistas está pronta para lhe atender.

Atendimento
Seg – Sex: 9h00 – 18h00

JFA NAS REDESNossos Links Sociais
Acompanhe as redes sociais da JFA e fique por dentro das novidades.
ESPECIALISTASQuer falar com a JFA?
Nossa equipe de consultores e especialistas está pronta para lhe atender.

Atendimento
Seg – Sex: 9h00 – 18h00

JFA NAS REDESNossos Links Sociais
Acompanhe as redes sociais da JFA e fique por dentro das novidades.

2020 JFA Consultoria – Todos os direitos reservados

2020 JFA Consultoria – Todos os direitos reservados