Gestão de vale-transporte: assumimos a burocracia e geramos economia!

24 de agosto de 20220

Toda empresa precisa fazer uma gestão de vale-transporte e nós sabemos que essa não é uma tarefa fácil. Porém, é algo extremamente necessário dentro de qualquer ramo de atividade, já que se trata de um benefício que está previsto na legislação trabalhista brasileira e é essencial para o dia a dia de qualquer funcionário.

O poder de compra do trabalhador diminui cada vez mais, já que a inflação sobe em disparada e o reajuste do salário não acompanha esse aumento. Um levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) aponta que cerca de 90% das profissões brasileiras registraram queda no poder de compra. O período analisado foi entre os meses de março de 2021 e 2022. Ter que dar conta das diversas despesas de uma casa e ainda pagar sozinho o transporte até o trabalho é muito complicado.

No segundo semestre de 2020 a Numbeo, um banco de dados global sobre custo vida, divulgou uma pesquisa mostrando que o trabalhador brasileiro gastava, em média, R$ 200,00 por mês com transporte público. Na época, isso equivalia a cerca de 19% do salário-mínimo.

É para aliviar essa despesa que as empresas oferecem o benefício do vale-transporte. Só que para tudo funcionar corretamente, é fundamental que a gestão seja feita de maneira cuidadosa e organizada.

Quer evitar gastos além do necessário e garantir que cada funcionário esteja recebendo o que realmente precisa? Então continue a leitura porque vamos te explicar quais são as vantagens de ter uma consultoria como a nossa te auxiliando!

Se tiver qualquer dúvida, basta voltar e clicar aqui para nos mandar uma mensagem.

Gestão de vale-transporte

Gestão de vale-transporte: entenda como funciona nosso serviço

Dizemos que a gestão de vale-transporte é complexa porque requer bastante atenção e conhecimento sobre os vários tipos de cartão de transporte que existem hoje em dia. E uma má gestão pode aumentar os seus custos com esse benefício!

Para explicar como funciona essa tarefa, primeiro vamos imaginar que sua empresa está localizada em uma cidade como São Paulo. Com certeza, grande parte dos funcionários mora em bairros diferentes. Alguns até estão em municípios vizinhos.

Agora, tire um momento para refletir: como seria a logística de transporte para cada um deles?

As cidades costumam ter seu próprio tipo de bilhete e dependendo de onde o colaborador mora, você vai precisar oferecer mais de um cartão para ele.

Por exemplo, o município de São Paulo tem o chamado bilhete único DA SPTRANS. Ele é válido tanto para o ônibus, quanto o trem e metrô. Mas ainda existe um segundo cartão: o TOP (antigo BOM), que é aceito apenas em ônibus de linha intermunicipal, trem e metrô.

Então se a rota feita pelo funcionário depender de diferentes tipos de linha de ônibus, pode ser que ele precise de dois cartões diferentes.

Entendeu como a gestão do VT acaba ficando confusa? São muitas operadoras para lidar no dia a dia e isso gera uma grande dor de cabeça.

Ao contratar nosso serviço, cuidamos de toda essa parte para a sua empresa. Basta você baixar os arquivos da folha de pagamento e nos enviar. Realizamos todos os pedidos por meio de uma plataforma própria da JFA.

Vantagens de uma boa gestão de benefícios

Vantagens da nossa gestão de benefícios

A explicação acima já conseguiu mostrar como a gestão do VT é complexa, né? Deixar essa tarefa a cargo do setor de Recursos Humanos não é uma escolha muito boa, já que é algo que vai pesar no ombro da equipe.

Nós temos uma ampla experiência com esse tipo de gestão, contando com um sistema próprio para fazer todos os pedidos de vale-transporte dos seus funcionários. É tendo um software de gestão eficiente que conseguimos controlar as verbas e vales, acompanhando constantemente a situação dos benefícios.

Sabia que para que a empresa carregue o bilhete de cada colaborador, terá que entrar no site de cada operadora separadamente para fazer o pedido? É tanto trabalho que cansa só de imaginar! O que não é necessário no nosso caso porque conseguimos simplificar o processo.

Ainda existem outros desafios que te ajudamos a vencer. Além de calcular o valor de VT corretamente, também fazemos a roteirização E A GESTÃO DOS SALDOS/RECARGAS ACUMULADAS de cada trabalhador. Esses dois pontos estão conectados, já que um influencia no outro e vamos esclarecer o motivo.

A roteirização é fundamental para ter certeza de que a rota feita pelo funcionário é a que realmente faz sentido. Às vezes, ele pega dois ônibus e um metrô para ir até o trabalho, quando na verdade poderia pegar somente um metrô.

Para descobrir a rota ideal, analisamos o CEP da residência do colaborador e o CEP do local de trabalho, traçando diferentes caminhos até o seu destino.

Se o colaborador puder diminuir a quantidade de transporte utilizado e não ser impactado, isso automaticamente muda o valor do vale-transporte pago mensalmente. Entendeu como tudo está relacionado?

O valor só deve ser calculado depois que a rota for traçada, evitando que sua empresa gaste mais do que deveria com esse benefício e garantindo que o funcionário receba um valor justo.

Mensalmente fazemos a gestão dos saldos/recargas acumuladas nos cartões dos colaboradores e, desta forma, a empresa fará apenas os créditos necessários para complementar o valor total de direito.

Outro grande benefício é que você não corre risco de descumprir a legislação. O VT é um direito de qualquer pessoa que utilize o transporte público para ir trabalhar e erros no pagamento da verba podem provocar problemas judiciais para a sua empresa. Nós garantimos que isso não irá acontecer!

Entenda como funciona a gestão de vale-transporte

Gestão de vale-transporte: conte com a ajuda da JFA!

Por que deixar esse peso enorme nos ombros do RH se você pode contar com a nossa ajuda? A JFA Consultoria em Benefícios cuida de toda a gestão de vale-transporte e garante que sua empresa não está cometendo nenhum erro.

As vantagens de uma gestão de VT são infinitas. Entre as principais, estão economia, praticidade, legalidade e segurança. Clique aqui para conversar conosco e entenda mais sobre as vantagens do nosso serviço.

Nós ainda oferecemos auxílio na gestão de diversos outros benefícios. Aproveite para saber mais!

Nós somos uma corretora especializada na venda e administração de diversos produtos, como plano de saúde empresarial, seguro de vida empresarial, plano odontológico empresarial e cartões com benefícios flexíveis.

Atendemos nossos clientes de maneira personalizada, conforme a necessidade de cada um e fornecendo soluções estratégicas.

Quer saber mais sobre como podemos te ajudar ou deseja solicitar um orçamento? Clique aqui e nos mande uma mensagem!

Até a próxima.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

ESPECIALISTASQuer falar com a JFA?
Nossa equipe de consultores e especialistas está pronta para lhe atender.

Atendimento
Seg – Sex: 9h00 – 18h00

JFA NAS REDESNossos Links Sociais
Acompanhe as redes sociais da JFA e fique por dentro das novidades.
ESPECIALISTASQuer falar com a JFA?
Nossa equipe de consultores e especialistas está pronta para lhe atender.

Atendimento
Seg – Sex: 9h00 – 18h00

JFA NAS REDESNossos Links Sociais
Acompanhe as redes sociais da JFA e fique por dentro das novidades.

2020 JFA Consultoria – Todos os direitos reservados

2020 JFA Consultoria – Todos os direitos reservados