Você sabia que a gestão do vale-transporte e PAT na sua empresa só será eficiente quando você contar com o auxílio de uma consultoria eficiente? Cuidar de benefícios oferecidos aos funcionários não é uma tarefa fácil e, para garantir que tudo está sendo feito corretamente, é fundamental contar com o auxílio de especialistas.
O mercado valoriza empresas que pensam no bem-estar dos funcionários e oferecem soluções atrativas, como um cartão de benefícios flexíveis. Afinal, eles passam boa parte do dia concentrados no trabalho e, quando chegam em casa, querem aproveitar para descansar ou curtir a família.
Uma pesquisa de 2020 feita pela Numbeo, um banco de dados global de contribuição colaborativa sobre custo de vida, revelou que o trabalhador brasileiro gasta, em média, 20% do salário-mínimo todo mês apenas com o transporte público. É muito dinheiro para um assalariado.
Continue a leitura para entender melhor como otimizar a gestão de benefícios. E clique aqui para conversar conosco, tirar suas dúvidas e descobrir como podemos ajudar a sua empresa!
Vale-transporte e PAT: entenda o que são esses benefícios
O vale-transporte é o valor que a empresa oferece para os funcionários para arcar com a despesa de deslocamento de casa até o trabalho e de volta para casa. O dinheiro é depositado em um cartão, com o valor exato para ser usado diariamente no trajeto.
Cada cidade tem sua própria operadora de transporte – são mais de 800 no Brasil! Então é fundamental saber qual deles deve ser concedido ao colaborador. Em São Paulo, por exemplo, existe o bilhete único, que é vinculado à SPTrans e que pode ser usado para transportes públicos como metrô, trem e ônibus.
Antes de decidir quanto irá colocar no cartão dos trabalhadores, você precisa calcular o trajeto que será percorrida e avaliar qual é a melhor rota. A JFA faz esse cálculo para cada um dos seus funcionários, através do CEP de moradia e do local de trabalho em um sistema inovador.
Já o PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador) é uma política do Governo Federal. Seu principal objetivo é conceder incentivos para empresas que se preocupam com o bem-estar e com a nutrição dos trabalhadores.
O PAT foi criado em 1976, pela Lei nº 6.321/76, com o intuito de estimular os empregadores a cuidarem da alimentação dos funcionários, encontrando uma forma de contribuir para que eles se mantenham saudáveis e nutridos.
Quando você cadastra sua empresa no PAT, passa a receber isenção em encargos como o INSS e FGTS. Dependendo do seu enquadramento tributário, também consegue uma dedução de até 4% sobre o Imposto de Renda.
Quais os riscos de não contar com o auxílio de uma consultoria na gestão de benefícios?
Se existe algo que exige muito trabalho operacional do setor de Recursos Humanos e causa grandes dores de cabeça é fazer a gestão de benefícios da empresa. Cuidar de vale-transporte e PAT de cada trabalhador separadamente não é fácil.
Além de ser uma tarefa burocrática, ocupa bastante o tempo dos profissionais responsáveis por esse serviço, que poderiam estar realizando outras atividades. E ainda traz alguns riscos para o empregador, principalmente quando o benefício não é concedido da forma como deveria.
Oferecer o vale-transporte é obrigatório dentro de toda empresa, conforme estabelece a legislação. Então, ao deixar de pagar o VT, você fica sujeito a processos trabalhistas.
Um erro bem comum entre os empregadores é conceder o valor em dinheiro. A falta de conhecimento sobre as leis trabalhistas gera equívocos, como por exemplo trocar o vale-transporte por um vale-combustível. Ou pagar apenas parte do trajeto do trabalhador. Erros que podem gerar prejuízos no futuro.
O mesmo pode acontecer em relação ao PAT. Para participar do programa, é necessário conhecer os detalhes e saber como ele funciona. Do contrário, sua empresa não poderá receber os incentivos fiscais.
Vale-transporte e PAT: entenda quais são as vantagens de terceirizar com a JFA
Depois de saber dos riscos que você está correndo ao tentar fazer a gestão de vale-transporte e PAT, sem uma consultoria de benefícios ao seu lado, chegou a hora de listarmos as vantagens de contar com ajuda de profissionais especializados no tema!
Na gestão do vale-transporte, podemos falar sobre como te ajudamos a calcular o valor excedente de VT e roteirizar o deslocamento de cada trabalhador.
Para descobrir o trajeto ideal, avaliamos o CEP da residência do colaborador e relacionamos com o CEP da empresa.
E caso o funcionário troque de endereço e precise diminuir a quantidade de VT, nós atualizamos o valor do vale mensal, adequando o recurso à nova realidade.
Já em relação ao PAT, nós auxiliamos na escolha de qual benefício de alimentação será oferecido. Existe a opção de manter todos os benefícios oferecidos em apenas um cartão, lembrando que sempre é necessário atentar ao que está descrito na Convenção Coletiva de cada Categoria.
A JFA contribui positivamente porque reduz a burocracia que envolve a concessão de benefícios e te ajuda a economizar. Precisa de apoio para a gestão de benefícios? Entre em contato conosco clicando aqui.
A JFA faz a gestão de vale-transporte e PAT para sua empresa!
A JFA Consultoria em Benefícios é uma empresa que trabalha com a administração de vários benefícios, como cartão com benefícios flexíveis, plano de saúde empresarial e plano odontológico empresarial.
Está com dificuldade para fazer a gestão de benefícios no dia a dia e precisa de auxílio para calcular a carga do vale-transporte dos funcionários? Ou decidir como contribuir com a alimentação deles? Nós estamos à sua disposição, com uma equipe capacitada para atender as necessidades da sua empresa.
Se quiser tirar alguma dúvida ou fazer um orçamento, é só entrar em contato conosco clicando aqui.
Até a próxima!